Alguns dados sobre a pesquisa “Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues da Silva, Marianela Costa Figueiredo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva Ferreira, Nali Rosa, Moreira de Campos, Solange Maria, Souza, Ester Alves, Souza, Juscirlane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/401
Resumo:  eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i2.401RESUMO: Os dados da pesquisa Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente na educação básica, do grupo de pesquisa GEIFoP (Uni-BH), são apresentados neste artigo, tendo em vista fundamentar a formação docente nos cursos de licenciatura do Uni-BH e a forma como os saberes profissionais são elaborados no processo ensino/aprendizagem de cursos de formação de professores. Pretende-se identificar os dilemas epistemológicos que se colocam na articulação entre o conhecimento adquirido na formação inicial nos cursos de História, Letras, Matemática e Pedagogia e a prática docente nas unidades escolares da rede de ensino da Educação Básica de Belo Horizonte, a partir de quesitos estruturadores de uma prática educacional adequada. Conclui-se pela necessidade se estabelecer critérios mais exigentes para o processo seletivo dos cursos de formação de professores; estimular o comprometimento dos alunos para compreensão do sentido dos dilemas na formação profissional; buscar a articulação dos conteúdos formativos da graduação com simulações de situações dilemáticas já evidenciadas no cotidiano da prática pedagógica; enfatizar mais a visão de escola real em detrimento da visão de escola ideal; trabalhar efetivamente os conteúdos de formação específica com a articulação de forma dialética, conjugando os saberes pedagógicos e a transposição didática.PALAVRAS-CHAVE: dilemas, teoria-prática, formação inicial de professores. ABSTRACT: The data of the research Epistemological dilemmas on teachers education: from articulation of the theory developed to the accomplishment of teaching practice in basic education, from the research group GEIFoP (Uni-BH) are presented in this paper, aiming at supporting teachers education on degree courses of Uni-BH and the way how technical knowledge is worked out in the teaching/learning process of these courses. The authors intend to identify the epistemological dilemmas found on the articulation between the knowledge acquired on the starting training at the degrees in History, Letters, Math and Pedagogy and the teaching practice at schools from the network of Basic Education of Belo Horizonte, departing from structuring points for an adequate educational practice. It is concluded that there is a need to set up more demanding criteria for the selection process to teachers’ education courses; a need to stimulate students’ commitment for understanding the meaning of the dilemmas on professional education; the need to search the link between the educational contents of graduation courses and simulations of dilemmatic situations already presented on everyday teaching practice; the need to emphasize a vision of a real school instead that of the ideal school; the need to effectively work the contents for specific education out with the articulation on a dialectic way, putting together the pedagogical knowledge and the teaching practice.”KEYWORDS: dilemmas, theory - teaching practice, inicial technical knowledgeRecebido: 08/10/2009    Aceito: 17/12/2009
id UNIBH-1_c93dfa66cd0e4f5f9637f88a5e9d8949
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/401
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling Alguns dados sobre a pesquisa “Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente”Educação; Ensino; Humanidadesdilemas; teoria-prática; formação inicial de professores;Pedagogia eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i2.401RESUMO: Os dados da pesquisa Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente na educação básica, do grupo de pesquisa GEIFoP (Uni-BH), são apresentados neste artigo, tendo em vista fundamentar a formação docente nos cursos de licenciatura do Uni-BH e a forma como os saberes profissionais são elaborados no processo ensino/aprendizagem de cursos de formação de professores. Pretende-se identificar os dilemas epistemológicos que se colocam na articulação entre o conhecimento adquirido na formação inicial nos cursos de História, Letras, Matemática e Pedagogia e a prática docente nas unidades escolares da rede de ensino da Educação Básica de Belo Horizonte, a partir de quesitos estruturadores de uma prática educacional adequada. Conclui-se pela necessidade se estabelecer critérios mais exigentes para o processo seletivo dos cursos de formação de professores; estimular o comprometimento dos alunos para compreensão do sentido dos dilemas na formação profissional; buscar a articulação dos conteúdos formativos da graduação com simulações de situações dilemáticas já evidenciadas no cotidiano da prática pedagógica; enfatizar mais a visão de escola real em detrimento da visão de escola ideal; trabalhar efetivamente os conteúdos de formação específica com a articulação de forma dialética, conjugando os saberes pedagógicos e a transposição didática.PALAVRAS-CHAVE: dilemas, teoria-prática, formação inicial de professores. ABSTRACT: The data of the research Epistemological dilemmas on teachers education: from articulation of the theory developed to the accomplishment of teaching practice in basic education, from the research group GEIFoP (Uni-BH) are presented in this paper, aiming at supporting teachers education on degree courses of Uni-BH and the way how technical knowledge is worked out in the teaching/learning process of these courses. The authors intend to identify the epistemological dilemmas found on the articulation between the knowledge acquired on the starting training at the degrees in History, Letters, Math and Pedagogy and the teaching practice at schools from the network of Basic Education of Belo Horizonte, departing from structuring points for an adequate educational practice. It is concluded that there is a need to set up more demanding criteria for the selection process to teachers’ education courses; a need to stimulate students’ commitment for understanding the meaning of the dilemmas on professional education; the need to search the link between the educational contents of graduation courses and simulations of dilemmatic situations already presented on everyday teaching practice; the need to emphasize a vision of a real school instead that of the ideal school; the need to effectively work the contents for specific education out with the articulation on a dialectic way, putting together the pedagogical knowledge and the teaching practice.”KEYWORDS: dilemmas, theory - teaching practice, inicial technical knowledgeRecebido: 08/10/2009    Aceito: 17/12/2009Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHRodrigues da Silva, Marianela Costa FigueiredoSilva Ferreira, Nali RosaMoreira de Campos, Solange MariaSouza, Ester AlvesSouza, Juscirlane2009-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/401e-hum; v. 2, n. 2 (2009): E-HUM; 1-211984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/401/209BrasilDireitos autorais 2009 Marianela Costa Figueiredo Rodrigues da Silva, Nali Rosa Silva Ferreira, Solange Maria Moreira de Campos, Ester Alves Souza, Juscirlane Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-05T06:00:36Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/401Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-05T06:00:36EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv Alguns dados sobre a pesquisa “Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente”
title Alguns dados sobre a pesquisa “Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente”
spellingShingle Alguns dados sobre a pesquisa “Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente”
Rodrigues da Silva, Marianela Costa Figueiredo
Educação; Ensino; Humanidades
dilemas; teoria-prática; formação inicial de professores;
Pedagogia
title_short Alguns dados sobre a pesquisa “Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente”
title_full Alguns dados sobre a pesquisa “Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente”
title_fullStr Alguns dados sobre a pesquisa “Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente”
title_full_unstemmed Alguns dados sobre a pesquisa “Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente”
title_sort Alguns dados sobre a pesquisa “Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente”
author Rodrigues da Silva, Marianela Costa Figueiredo
author_facet Rodrigues da Silva, Marianela Costa Figueiredo
Silva Ferreira, Nali Rosa
Moreira de Campos, Solange Maria
Souza, Ester Alves
Souza, Juscirlane
author_role author
author2 Silva Ferreira, Nali Rosa
Moreira de Campos, Solange Maria
Souza, Ester Alves
Souza, Juscirlane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues da Silva, Marianela Costa Figueiredo
Silva Ferreira, Nali Rosa
Moreira de Campos, Solange Maria
Souza, Ester Alves
Souza, Juscirlane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino; Humanidades
dilemas; teoria-prática; formação inicial de professores;
Pedagogia
topic Educação; Ensino; Humanidades
dilemas; teoria-prática; formação inicial de professores;
Pedagogia
description  eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i2.401RESUMO: Os dados da pesquisa Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente na educação básica, do grupo de pesquisa GEIFoP (Uni-BH), são apresentados neste artigo, tendo em vista fundamentar a formação docente nos cursos de licenciatura do Uni-BH e a forma como os saberes profissionais são elaborados no processo ensino/aprendizagem de cursos de formação de professores. Pretende-se identificar os dilemas epistemológicos que se colocam na articulação entre o conhecimento adquirido na formação inicial nos cursos de História, Letras, Matemática e Pedagogia e a prática docente nas unidades escolares da rede de ensino da Educação Básica de Belo Horizonte, a partir de quesitos estruturadores de uma prática educacional adequada. Conclui-se pela necessidade se estabelecer critérios mais exigentes para o processo seletivo dos cursos de formação de professores; estimular o comprometimento dos alunos para compreensão do sentido dos dilemas na formação profissional; buscar a articulação dos conteúdos formativos da graduação com simulações de situações dilemáticas já evidenciadas no cotidiano da prática pedagógica; enfatizar mais a visão de escola real em detrimento da visão de escola ideal; trabalhar efetivamente os conteúdos de formação específica com a articulação de forma dialética, conjugando os saberes pedagógicos e a transposição didática.PALAVRAS-CHAVE: dilemas, teoria-prática, formação inicial de professores. ABSTRACT: The data of the research Epistemological dilemmas on teachers education: from articulation of the theory developed to the accomplishment of teaching practice in basic education, from the research group GEIFoP (Uni-BH) are presented in this paper, aiming at supporting teachers education on degree courses of Uni-BH and the way how technical knowledge is worked out in the teaching/learning process of these courses. The authors intend to identify the epistemological dilemmas found on the articulation between the knowledge acquired on the starting training at the degrees in History, Letters, Math and Pedagogy and the teaching practice at schools from the network of Basic Education of Belo Horizonte, departing from structuring points for an adequate educational practice. It is concluded that there is a need to set up more demanding criteria for the selection process to teachers’ education courses; a need to stimulate students’ commitment for understanding the meaning of the dilemmas on professional education; the need to search the link between the educational contents of graduation courses and simulations of dilemmatic situations already presented on everyday teaching practice; the need to emphasize a vision of a real school instead that of the ideal school; the need to effectively work the contents for specific education out with the articulation on a dialectic way, putting together the pedagogical knowledge and the teaching practice.”KEYWORDS: dilemmas, theory - teaching practice, inicial technical knowledgeRecebido: 08/10/2009    Aceito: 17/12/2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-17
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/401
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/401/209
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 2, n. 2 (2009): E-HUM; 1-21
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995654795264