O ENGENHEIRO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO DESEMPENHO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IES PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Walnice Brandão
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Luz, Talita Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1028
Resumo: O objetivo norteador do presente estudo compreende descrever e analisar as contribuições que o curso de graduação em engenharia proporciona aos alunos para que eles possam desenvolver suas competências profissionais. Ao resgatar alguns aspectos históricos e do desenvolvimento da profissão no Brasil, o trabalho apresenta e analisa resultados de uma pesquisa realizada com discentes de uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte. A pesquisa se caracteriza quanto aos fins como descritiva e quanto aos meios como um estudo de caso. Para a coleta dos dados utilizou-se questionários estruturados de acordo com o modelo de competências de Fleury & Fleury e itens ligados às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Engenharia. A partir dos resultados fez-se possível inferir as percepções dos discentes em relação à contribuição que o curso proporciona em sua formação profissional e o que eles consideram que seja uma instituição de ensino ideal. Tal análise também visa contribuir para uma melhoria no desenvolvimento de competências referentes ao curso para a inserção de profissionais engenheiros no mercado de trabalho.AbstractThe objective of the present study understands in describing and analyzing the contributions that the course of graduation in engineering provides to the pupils so that they can develop its professional competencies. When rescuing some historical aspects of the development of the profession in Brazil, present and analyze results of a research carried through with students of an institution of superior education of Belo Horizonte. The research characterizes as descriptive and as a case study. For the collection of the data one used structuralized questionnaires in accordance with the model of competencies of Fleury & Fleury and with to the National Curricular Lines of direction of the course of Graduation in Engineering. From the results one becomes possible to infer the perceptions of the students in relation to the contribution that the course provides in its professional formation and what they consider that is an institution of ideal education. Such analysis also aims at to contribute for an improvement in the development of referring competencies to the course for the insertion of professional engineers in the work market.
id UNIBH-2_34694d97de7d79bf642974d8588fd32d
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1028
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling O ENGENHEIRO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO DESEMPENHO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IES PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTECompetências Profissionais. Engenheiro. Discentes. Ensino Superior.O objetivo norteador do presente estudo compreende descrever e analisar as contribuições que o curso de graduação em engenharia proporciona aos alunos para que eles possam desenvolver suas competências profissionais. Ao resgatar alguns aspectos históricos e do desenvolvimento da profissão no Brasil, o trabalho apresenta e analisa resultados de uma pesquisa realizada com discentes de uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte. A pesquisa se caracteriza quanto aos fins como descritiva e quanto aos meios como um estudo de caso. Para a coleta dos dados utilizou-se questionários estruturados de acordo com o modelo de competências de Fleury & Fleury e itens ligados às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Engenharia. A partir dos resultados fez-se possível inferir as percepções dos discentes em relação à contribuição que o curso proporciona em sua formação profissional e o que eles consideram que seja uma instituição de ensino ideal. Tal análise também visa contribuir para uma melhoria no desenvolvimento de competências referentes ao curso para a inserção de profissionais engenheiros no mercado de trabalho.AbstractThe objective of the present study understands in describing and analyzing the contributions that the course of graduation in engineering provides to the pupils so that they can develop its professional competencies. When rescuing some historical aspects of the development of the profession in Brazil, present and analyze results of a research carried through with students of an institution of superior education of Belo Horizonte. The research characterizes as descriptive and as a case study. For the collection of the data one used structuralized questionnaires in accordance with the model of competencies of Fleury & Fleury and with to the National Curricular Lines of direction of the course of Graduation in Engineering. From the results one becomes possible to infer the perceptions of the students in relation to the contribution that the course provides in its professional formation and what they consider that is an institution of ideal education. Such analysis also aims at to contribute for an improvement in the development of referring competencies to the course for the insertion of professional engineers in the work market.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECMachado, Walnice BrandãoLuz, Talita Ribeiro2013-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/102810.18674/exacta.v6i2.1028e-xacta; v. 6, n. 2 (2013); 33-441984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1028/606info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-07T19:49:39Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1028Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-10-07T19:49:39Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENGENHEIRO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO DESEMPENHO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IES PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
title O ENGENHEIRO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO DESEMPENHO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IES PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
spellingShingle O ENGENHEIRO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO DESEMPENHO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IES PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
Machado, Walnice Brandão
Competências Profissionais. Engenheiro. Discentes. Ensino Superior.
title_short O ENGENHEIRO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO DESEMPENHO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IES PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
title_full O ENGENHEIRO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO DESEMPENHO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IES PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
title_fullStr O ENGENHEIRO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO DESEMPENHO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IES PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
title_full_unstemmed O ENGENHEIRO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO DESEMPENHO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IES PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
title_sort O ENGENHEIRO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO DESEMPENHO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IES PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
author Machado, Walnice Brandão
author_facet Machado, Walnice Brandão
Luz, Talita Ribeiro
author_role author
author2 Luz, Talita Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Walnice Brandão
Luz, Talita Ribeiro
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Competências Profissionais. Engenheiro. Discentes. Ensino Superior.
topic Competências Profissionais. Engenheiro. Discentes. Ensino Superior.
description O objetivo norteador do presente estudo compreende descrever e analisar as contribuições que o curso de graduação em engenharia proporciona aos alunos para que eles possam desenvolver suas competências profissionais. Ao resgatar alguns aspectos históricos e do desenvolvimento da profissão no Brasil, o trabalho apresenta e analisa resultados de uma pesquisa realizada com discentes de uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte. A pesquisa se caracteriza quanto aos fins como descritiva e quanto aos meios como um estudo de caso. Para a coleta dos dados utilizou-se questionários estruturados de acordo com o modelo de competências de Fleury & Fleury e itens ligados às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Engenharia. A partir dos resultados fez-se possível inferir as percepções dos discentes em relação à contribuição que o curso proporciona em sua formação profissional e o que eles consideram que seja uma instituição de ensino ideal. Tal análise também visa contribuir para uma melhoria no desenvolvimento de competências referentes ao curso para a inserção de profissionais engenheiros no mercado de trabalho.AbstractThe objective of the present study understands in describing and analyzing the contributions that the course of graduation in engineering provides to the pupils so that they can develop its professional competencies. When rescuing some historical aspects of the development of the profession in Brazil, present and analyze results of a research carried through with students of an institution of superior education of Belo Horizonte. The research characterizes as descriptive and as a case study. For the collection of the data one used structuralized questionnaires in accordance with the model of competencies of Fleury & Fleury and with to the National Curricular Lines of direction of the course of Graduation in Engineering. From the results one becomes possible to infer the perceptions of the students in relation to the contribution that the course provides in its professional formation and what they consider that is an institution of ideal education. Such analysis also aims at to contribute for an improvement in the development of referring competencies to the course for the insertion of professional engineers in the work market.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1028
10.18674/exacta.v6i2.1028
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1028
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v6i2.1028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/1028/606
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 6, n. 2 (2013); 33-44
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215679556648960