CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaiara Oliveira da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Braghirolli, Lynceo Falavigna, Pizzolato, Morgana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2204
Resumo: Na busca por melhor qualidade de ensino, visando captar recursos de investimentos por parte dos órgãos governamentais é necessário que haja equilíbrio entre a melhora dos resultados financeiros e a qualidade do ensino. Desta forma, os laboratórios de Instituições de Ensino Superior (IES) devem primar por uma gestão eficiente. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a gestão de um laboratório de IES e sua relação com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, implantada pelo laboratório em estudo. Realizou-se entrevistas com os colaboradores do laboratório e foi feita a avaliação do laboratório por meio do MEG. Constatou-se ao término do trabalho que somente com a avaliação do MEG de 250 pontos não foi possível identificar todos os problemas que o laboratório enfrentava e que a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 contribuiu para a obtenção de uma nota positiva na avaliação pelo MEG. ABSTRACTIn the search for more quality teaching and to capture funds from government investments, there is a need to balance the improvement of financial results and the quality of teaching. Therefore, the Laboratories of Higher Education Institutions (IES) are responsible for efficient management of this factors. The aim of this work is to analyze the contributions of the Management Excellence Model (MEG) for the management of an IES laboratory and its relationship with the ABNT NBR ISO/IEC 17025 standard. Hence, an interview with the members of the laboratory was carried out and the evaluation of the laboratory was performed through the MEG. It was possible to verify that only with the evaluation of the MEG of 250 points it was not possible to identify all the problems that the laboratory was facing. The ABNT NBR ISO / IEC 17025 standard contributed to the achievement of a positive mark in the MEG evaluation.
id UNIBH-2_9d2a4d613ad09f8d5fcab8991d6fface
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2204
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025MEG. Instituições de Ensino Superior. Laboratórios de Calibração e Ensaios. ABNT NBR ISO/IEC 17025.Na busca por melhor qualidade de ensino, visando captar recursos de investimentos por parte dos órgãos governamentais é necessário que haja equilíbrio entre a melhora dos resultados financeiros e a qualidade do ensino. Desta forma, os laboratórios de Instituições de Ensino Superior (IES) devem primar por uma gestão eficiente. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a gestão de um laboratório de IES e sua relação com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, implantada pelo laboratório em estudo. Realizou-se entrevistas com os colaboradores do laboratório e foi feita a avaliação do laboratório por meio do MEG. Constatou-se ao término do trabalho que somente com a avaliação do MEG de 250 pontos não foi possível identificar todos os problemas que o laboratório enfrentava e que a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 contribuiu para a obtenção de uma nota positiva na avaliação pelo MEG. ABSTRACTIn the search for more quality teaching and to capture funds from government investments, there is a need to balance the improvement of financial results and the quality of teaching. Therefore, the Laboratories of Higher Education Institutions (IES) are responsible for efficient management of this factors. The aim of this work is to analyze the contributions of the Management Excellence Model (MEG) for the management of an IES laboratory and its relationship with the ABNT NBR ISO/IEC 17025 standard. Hence, an interview with the members of the laboratory was carried out and the evaluation of the laboratory was performed through the MEG. It was possible to verify that only with the evaluation of the MEG of 250 points it was not possible to identify all the problems that the laboratory was facing. The ABNT NBR ISO / IEC 17025 standard contributed to the achievement of a positive mark in the MEG evaluation.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECSilva, Thaiara Oliveira daBraghirolli, Lynceo FalavignaPizzolato, Morgana2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/220410.18674/exacta.v11i1.2204e-xacta; v. 11, n. 1 (2018); 65-841984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2204/1284https://revistas.unibh.br/dcet/article/downloadSuppFile/2204/434Direitos autorais 2018 Thaiara Oliveira da Silva, Lynceo Falavigna Braghirolli, Morgana Pizzolatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-15T10:15:48Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2204Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2018-06-15T10:15:48Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025
title CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025
Silva, Thaiara Oliveira da
MEG. Instituições de Ensino Superior. Laboratórios de Calibração e Ensaios. ABNT NBR ISO/IEC 17025.
title_short CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025
title_full CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025
title_sort CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025
author Silva, Thaiara Oliveira da
author_facet Silva, Thaiara Oliveira da
Braghirolli, Lynceo Falavigna
Pizzolato, Morgana
author_role author
author2 Braghirolli, Lynceo Falavigna
Pizzolato, Morgana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thaiara Oliveira da
Braghirolli, Lynceo Falavigna
Pizzolato, Morgana
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv MEG. Instituições de Ensino Superior. Laboratórios de Calibração e Ensaios. ABNT NBR ISO/IEC 17025.
topic MEG. Instituições de Ensino Superior. Laboratórios de Calibração e Ensaios. ABNT NBR ISO/IEC 17025.
description Na busca por melhor qualidade de ensino, visando captar recursos de investimentos por parte dos órgãos governamentais é necessário que haja equilíbrio entre a melhora dos resultados financeiros e a qualidade do ensino. Desta forma, os laboratórios de Instituições de Ensino Superior (IES) devem primar por uma gestão eficiente. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a gestão de um laboratório de IES e sua relação com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, implantada pelo laboratório em estudo. Realizou-se entrevistas com os colaboradores do laboratório e foi feita a avaliação do laboratório por meio do MEG. Constatou-se ao término do trabalho que somente com a avaliação do MEG de 250 pontos não foi possível identificar todos os problemas que o laboratório enfrentava e que a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 contribuiu para a obtenção de uma nota positiva na avaliação pelo MEG. ABSTRACTIn the search for more quality teaching and to capture funds from government investments, there is a need to balance the improvement of financial results and the quality of teaching. Therefore, the Laboratories of Higher Education Institutions (IES) are responsible for efficient management of this factors. The aim of this work is to analyze the contributions of the Management Excellence Model (MEG) for the management of an IES laboratory and its relationship with the ABNT NBR ISO/IEC 17025 standard. Hence, an interview with the members of the laboratory was carried out and the evaluation of the laboratory was performed through the MEG. It was possible to verify that only with the evaluation of the MEG of 250 points it was not possible to identify all the problems that the laboratory was facing. The ABNT NBR ISO / IEC 17025 standard contributed to the achievement of a positive mark in the MEG evaluation.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2204
10.18674/exacta.v11i1.2204
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2204
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v11i1.2204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2204/1284
https://revistas.unibh.br/dcet/article/downloadSuppFile/2204/434
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Thaiara Oliveira da Silva, Lynceo Falavigna Braghirolli, Morgana Pizzolato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Thaiara Oliveira da Silva, Lynceo Falavigna Braghirolli, Morgana Pizzolato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 11, n. 1 (2018); 65-84
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215679071158272