CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista e-xacta |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2204 |
Resumo: | Na busca por melhor qualidade de ensino, visando captar recursos de investimentos por parte dos órgãos governamentais é necessário que haja equilíbrio entre a melhora dos resultados financeiros e a qualidade do ensino. Desta forma, os laboratórios de Instituições de Ensino Superior (IES) devem primar por uma gestão eficiente. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a gestão de um laboratório de IES e sua relação com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, implantada pelo laboratório em estudo. Realizou-se entrevistas com os colaboradores do laboratório e foi feita a avaliação do laboratório por meio do MEG. Constatou-se ao término do trabalho que somente com a avaliação do MEG de 250 pontos não foi possível identificar todos os problemas que o laboratório enfrentava e que a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 contribuiu para a obtenção de uma nota positiva na avaliação pelo MEG. ABSTRACTIn the search for more quality teaching and to capture funds from government investments, there is a need to balance the improvement of financial results and the quality of teaching. Therefore, the Laboratories of Higher Education Institutions (IES) are responsible for efficient management of this factors. The aim of this work is to analyze the contributions of the Management Excellence Model (MEG) for the management of an IES laboratory and its relationship with the ABNT NBR ISO/IEC 17025 standard. Hence, an interview with the members of the laboratory was carried out and the evaluation of the laboratory was performed through the MEG. It was possible to verify that only with the evaluation of the MEG of 250 points it was not possible to identify all the problems that the laboratory was facing. The ABNT NBR ISO / IEC 17025 standard contributed to the achievement of a positive mark in the MEG evaluation. |
id |
UNIBH-2_9d2a4d613ad09f8d5fcab8991d6fface |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2204 |
network_acronym_str |
UNIBH-2 |
network_name_str |
Revista e-xacta |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025MEG. Instituições de Ensino Superior. Laboratórios de Calibração e Ensaios. ABNT NBR ISO/IEC 17025.Na busca por melhor qualidade de ensino, visando captar recursos de investimentos por parte dos órgãos governamentais é necessário que haja equilíbrio entre a melhora dos resultados financeiros e a qualidade do ensino. Desta forma, os laboratórios de Instituições de Ensino Superior (IES) devem primar por uma gestão eficiente. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a gestão de um laboratório de IES e sua relação com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, implantada pelo laboratório em estudo. Realizou-se entrevistas com os colaboradores do laboratório e foi feita a avaliação do laboratório por meio do MEG. Constatou-se ao término do trabalho que somente com a avaliação do MEG de 250 pontos não foi possível identificar todos os problemas que o laboratório enfrentava e que a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 contribuiu para a obtenção de uma nota positiva na avaliação pelo MEG. ABSTRACTIn the search for more quality teaching and to capture funds from government investments, there is a need to balance the improvement of financial results and the quality of teaching. Therefore, the Laboratories of Higher Education Institutions (IES) are responsible for efficient management of this factors. The aim of this work is to analyze the contributions of the Management Excellence Model (MEG) for the management of an IES laboratory and its relationship with the ABNT NBR ISO/IEC 17025 standard. Hence, an interview with the members of the laboratory was carried out and the evaluation of the laboratory was performed through the MEG. It was possible to verify that only with the evaluation of the MEG of 250 points it was not possible to identify all the problems that the laboratory was facing. The ABNT NBR ISO / IEC 17025 standard contributed to the achievement of a positive mark in the MEG evaluation.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECSilva, Thaiara Oliveira daBraghirolli, Lynceo FalavignaPizzolato, Morgana2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/220410.18674/exacta.v11i1.2204e-xacta; v. 11, n. 1 (2018); 65-841984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2204/1284https://revistas.unibh.br/dcet/article/downloadSuppFile/2204/434Direitos autorais 2018 Thaiara Oliveira da Silva, Lynceo Falavigna Braghirolli, Morgana Pizzolatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-15T10:15:48Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2204Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2018-06-15T10:15:48Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025 |
title |
CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025 |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025 Silva, Thaiara Oliveira da MEG. Instituições de Ensino Superior. Laboratórios de Calibração e Ensaios. ABNT NBR ISO/IEC 17025. |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025 |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025 |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025 |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025 |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA LABORATÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E A SUA RELAÇÃO COM A NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025 |
author |
Silva, Thaiara Oliveira da |
author_facet |
Silva, Thaiara Oliveira da Braghirolli, Lynceo Falavigna Pizzolato, Morgana |
author_role |
author |
author2 |
Braghirolli, Lynceo Falavigna Pizzolato, Morgana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thaiara Oliveira da Braghirolli, Lynceo Falavigna Pizzolato, Morgana |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
MEG. Instituições de Ensino Superior. Laboratórios de Calibração e Ensaios. ABNT NBR ISO/IEC 17025. |
topic |
MEG. Instituições de Ensino Superior. Laboratórios de Calibração e Ensaios. ABNT NBR ISO/IEC 17025. |
description |
Na busca por melhor qualidade de ensino, visando captar recursos de investimentos por parte dos órgãos governamentais é necessário que haja equilíbrio entre a melhora dos resultados financeiros e a qualidade do ensino. Desta forma, os laboratórios de Instituições de Ensino Superior (IES) devem primar por uma gestão eficiente. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a gestão de um laboratório de IES e sua relação com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, implantada pelo laboratório em estudo. Realizou-se entrevistas com os colaboradores do laboratório e foi feita a avaliação do laboratório por meio do MEG. Constatou-se ao término do trabalho que somente com a avaliação do MEG de 250 pontos não foi possível identificar todos os problemas que o laboratório enfrentava e que a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 contribuiu para a obtenção de uma nota positiva na avaliação pelo MEG. ABSTRACTIn the search for more quality teaching and to capture funds from government investments, there is a need to balance the improvement of financial results and the quality of teaching. Therefore, the Laboratories of Higher Education Institutions (IES) are responsible for efficient management of this factors. The aim of this work is to analyze the contributions of the Management Excellence Model (MEG) for the management of an IES laboratory and its relationship with the ABNT NBR ISO/IEC 17025 standard. Hence, an interview with the members of the laboratory was carried out and the evaluation of the laboratory was performed through the MEG. It was possible to verify that only with the evaluation of the MEG of 250 points it was not possible to identify all the problems that the laboratory was facing. The ABNT NBR ISO / IEC 17025 standard contributed to the achievement of a positive mark in the MEG evaluation. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2204 10.18674/exacta.v11i1.2204 |
url |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2204 |
identifier_str_mv |
10.18674/exacta.v11i1.2204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/2204/1284 https://revistas.unibh.br/dcet/article/downloadSuppFile/2204/434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Thaiara Oliveira da Silva, Lynceo Falavigna Braghirolli, Morgana Pizzolato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Thaiara Oliveira da Silva, Lynceo Falavigna Braghirolli, Morgana Pizzolato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-xacta; v. 11, n. 1 (2018); 65-84 1984-3151 1984-3151 reponame:Revista e-xacta instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
Revista e-xacta |
collection |
Revista e-xacta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com |
_version_ |
1800215679071158272 |