Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista e-xacta |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/276 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de criação e implementação de um curso virtual de Estatística Elementar, intitulado Elementos de Estatística Descritiva, para o ambiente virtual TelEduc. Sob o ponto de vista de autoria e de Design Instrucional do curso, o projeto foi apresentado, buscando atender a pressupostos multidisciplinares que se fazem fundamentais a um curso de natureza virtual. Explorou-se o contexto em que o projeto do curso será realizado e, do mesmo modo, foram discutidos os dados específicos de design. Apresenta-se também neste trabalho uma análise crítica do curso, apontando vantagens e desvantagens, bem como, caminhos a serem trilhados na busca da melhoria do mesmo. Ao final do trabalho realizou-se uma reflexão sobre como tratar questões e práticas educacionais em ambientes virtuais, onde se propõe criar/desenvolver mecanismos que permitam a elaboração de cursos mais dinâmicos, destacando a importância da atuação do Design Instrucional. |
id |
UNIBH-2_a7c7d19eb1c1f198fa3167e5ffdbc175 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/276 |
network_acronym_str |
UNIBH-2 |
network_name_str |
Revista e-xacta |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensãoEstatística; Educação; EaDEad, Design Instrucional, TelEduc, Estatística.O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de criação e implementação de um curso virtual de Estatística Elementar, intitulado Elementos de Estatística Descritiva, para o ambiente virtual TelEduc. Sob o ponto de vista de autoria e de Design Instrucional do curso, o projeto foi apresentado, buscando atender a pressupostos multidisciplinares que se fazem fundamentais a um curso de natureza virtual. Explorou-se o contexto em que o projeto do curso será realizado e, do mesmo modo, foram discutidos os dados específicos de design. Apresenta-se também neste trabalho uma análise crítica do curso, apontando vantagens e desvantagens, bem como, caminhos a serem trilhados na busca da melhoria do mesmo. Ao final do trabalho realizou-se uma reflexão sobre como tratar questões e práticas educacionais em ambientes virtuais, onde se propõe criar/desenvolver mecanismos que permitam a elaboração de cursos mais dinâmicos, destacando a importância da atuação do Design Instrucional.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECMagalhães, Sérgio RicardoGimenes, RossanoAmaral, Renata Mônica Silva2010-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/27610.18674/exacta.v3i1.276e-xacta; v. 3, n. 1 (2010): 1984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/276/150info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T07:43:08Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/276Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-06-03T07:43:08Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão |
title |
Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão |
spellingShingle |
Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão Magalhães, Sérgio Ricardo Estatística; Educação; EaD Ead, Design Instrucional, TelEduc, Estatística. |
title_short |
Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão |
title_full |
Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão |
title_fullStr |
Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão |
title_full_unstemmed |
Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão |
title_sort |
Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão |
author |
Magalhães, Sérgio Ricardo |
author_facet |
Magalhães, Sérgio Ricardo Gimenes, Rossano Amaral, Renata Mônica Silva |
author_role |
author |
author2 |
Gimenes, Rossano Amaral, Renata Mônica Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Sérgio Ricardo Gimenes, Rossano Amaral, Renata Mônica Silva |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatística; Educação; EaD Ead, Design Instrucional, TelEduc, Estatística. |
topic |
Estatística; Educação; EaD Ead, Design Instrucional, TelEduc, Estatística. |
description |
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de criação e implementação de um curso virtual de Estatística Elementar, intitulado Elementos de Estatística Descritiva, para o ambiente virtual TelEduc. Sob o ponto de vista de autoria e de Design Instrucional do curso, o projeto foi apresentado, buscando atender a pressupostos multidisciplinares que se fazem fundamentais a um curso de natureza virtual. Explorou-se o contexto em que o projeto do curso será realizado e, do mesmo modo, foram discutidos os dados específicos de design. Apresenta-se também neste trabalho uma análise crítica do curso, apontando vantagens e desvantagens, bem como, caminhos a serem trilhados na busca da melhoria do mesmo. Ao final do trabalho realizou-se uma reflexão sobre como tratar questões e práticas educacionais em ambientes virtuais, onde se propõe criar/desenvolver mecanismos que permitam a elaboração de cursos mais dinâmicos, destacando a importância da atuação do Design Instrucional. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/276 10.18674/exacta.v3i1.276 |
url |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/276 |
identifier_str_mv |
10.18674/exacta.v3i1.276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/276/150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-xacta; v. 3, n. 1 (2010): 1984-3151 1984-3151 reponame:Revista e-xacta instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
Revista e-xacta |
collection |
Revista e-xacta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com |
_version_ |
1800215679155044352 |