Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Sérgio Ricardo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gimenes, Rossano, Amaral, Renata Mônica Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/276
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de criação e implementação de um curso virtual de Estatística Elementar, intitulado Elementos de Estatística Descritiva, para o ambiente virtual TelEduc. Sob o ponto de vista de autoria e de Design Instrucional do curso, o projeto foi apresentado, buscando atender a pressupostos multidisciplinares que se fazem fundamentais a um curso de natureza virtual. Explorou-se o contexto em que o projeto do curso será realizado e, do mesmo modo, foram discutidos os dados específicos de design. Apresenta-se também neste trabalho uma análise crítica do curso, apontando vantagens e desvantagens, bem como, caminhos a serem trilhados na busca da melhoria do mesmo. Ao final do trabalho realizou-se uma reflexão sobre como tratar questões e práticas educacionais em ambientes virtuais, onde se propõe criar/desenvolver mecanismos que permitam a elaboração de cursos mais dinâmicos, destacando a importância da atuação do Design Instrucional.
id UNIBH-2_a7c7d19eb1c1f198fa3167e5ffdbc175
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/276
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensãoEstatística; Educação; EaDEad, Design Instrucional, TelEduc, Estatística.O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de criação e implementação de um curso virtual de Estatística Elementar, intitulado Elementos de Estatística Descritiva, para o ambiente virtual TelEduc. Sob o ponto de vista de autoria e de Design Instrucional do curso, o projeto foi apresentado, buscando atender a pressupostos multidisciplinares que se fazem fundamentais a um curso de natureza virtual. Explorou-se o contexto em que o projeto do curso será realizado e, do mesmo modo, foram discutidos os dados específicos de design. Apresenta-se também neste trabalho uma análise crítica do curso, apontando vantagens e desvantagens, bem como, caminhos a serem trilhados na busca da melhoria do mesmo. Ao final do trabalho realizou-se uma reflexão sobre como tratar questões e práticas educacionais em ambientes virtuais, onde se propõe criar/desenvolver mecanismos que permitam a elaboração de cursos mais dinâmicos, destacando a importância da atuação do Design Instrucional.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECMagalhães, Sérgio RicardoGimenes, RossanoAmaral, Renata Mônica Silva2010-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/27610.18674/exacta.v3i1.276e-xacta; v. 3, n. 1 (2010): 1984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/276/150info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T07:43:08Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/276Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-06-03T07:43:08Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão
title Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão
spellingShingle Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão
Magalhães, Sérgio Ricardo
Estatística; Educação; EaD
Ead, Design Instrucional, TelEduc, Estatística.
title_short Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão
title_full Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão
title_fullStr Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão
title_full_unstemmed Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão
title_sort Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão
author Magalhães, Sérgio Ricardo
author_facet Magalhães, Sérgio Ricardo
Gimenes, Rossano
Amaral, Renata Mônica Silva
author_role author
author2 Gimenes, Rossano
Amaral, Renata Mônica Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Sérgio Ricardo
Gimenes, Rossano
Amaral, Renata Mônica Silva
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística; Educação; EaD
Ead, Design Instrucional, TelEduc, Estatística.
topic Estatística; Educação; EaD
Ead, Design Instrucional, TelEduc, Estatística.
description O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de criação e implementação de um curso virtual de Estatística Elementar, intitulado Elementos de Estatística Descritiva, para o ambiente virtual TelEduc. Sob o ponto de vista de autoria e de Design Instrucional do curso, o projeto foi apresentado, buscando atender a pressupostos multidisciplinares que se fazem fundamentais a um curso de natureza virtual. Explorou-se o contexto em que o projeto do curso será realizado e, do mesmo modo, foram discutidos os dados específicos de design. Apresenta-se também neste trabalho uma análise crítica do curso, apontando vantagens e desvantagens, bem como, caminhos a serem trilhados na busca da melhoria do mesmo. Ao final do trabalho realizou-se uma reflexão sobre como tratar questões e práticas educacionais em ambientes virtuais, onde se propõe criar/desenvolver mecanismos que permitam a elaboração de cursos mais dinâmicos, destacando a importância da atuação do Design Instrucional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/276
10.18674/exacta.v3i1.276
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/276
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v3i1.276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/276/150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 3, n. 1 (2010):
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215679155044352