DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Ana Elise Cardoso
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direitos Fundamentais e Democracia
Texto Completo: https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/217
Resumo: Tendo em vista que a educação é um direito fundamental e consta como tal no ordenamento jurídico brasileiro, pressupõe-se que a mesma deveria abranger toda a sociedade, proporcionando oportunidades aos cidadãos em ter um país mais democrático. Percebemos, porém que tais questões são mais bem desenvolvidas no papel do que na prática, já que a realidade do ensino brasileiro é bastante defasada e com problemas como a qualidade, eficácia e eficiência do ensino. Tendo como foco tais problemáticas esse artigo propõe um diálogo e uma discussão sobre a crise do ensino superior brasileiro. Tal problemática está diretamente vinculada a questão dademocracia, já que a educação e o ensino de qualidade acabam proporcionando melhorias em demais campos sociais que vão desde a saúde pública a questões do exercício efetivo da democracia através do voto.
id UNIBRASIL-1_83375bd9c4720a261d4215afafb20931
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/217
network_acronym_str UNIBRASIL-1
network_name_str Revista Direitos Fundamentais e Democracia
repository_id_str
spelling DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRODemocracia. Educação. Ensino Superior.Tendo em vista que a educação é um direito fundamental e consta como tal no ordenamento jurídico brasileiro, pressupõe-se que a mesma deveria abranger toda a sociedade, proporcionando oportunidades aos cidadãos em ter um país mais democrático. Percebemos, porém que tais questões são mais bem desenvolvidas no papel do que na prática, já que a realidade do ensino brasileiro é bastante defasada e com problemas como a qualidade, eficácia e eficiência do ensino. Tendo como foco tais problemáticas esse artigo propõe um diálogo e uma discussão sobre a crise do ensino superior brasileiro. Tal problemática está diretamente vinculada a questão dademocracia, já que a educação e o ensino de qualidade acabam proporcionando melhorias em demais campos sociais que vão desde a saúde pública a questões do exercício efetivo da democracia através do voto.Centro Universitário Autônomo do Brasil2008-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/217Revista Direitos Fundamentais & Democracia; v. 4 (2008)Revista Direitos Fundamentais & Democracia; Vol. 4 (2008)1982-0496reponame:Revista Direitos Fundamentais e Democraciainstname:Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)instacron:UNIBRASILporhttps://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/217/210Inácio, Ana Elise Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-05T09:50:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/217Revistahttp://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfdONGhttps://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/oairevistadfd@unibrasil.com.br||ebgomes@me.com1982-04961982-0496opendoar:2022-11-08T14:23:08.817866Revista Direitos Fundamentais e Democracia - Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)false
dc.title.none.fl_str_mv DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
title DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
spellingShingle DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
Inácio, Ana Elise Cardoso
Democracia. Educação. Ensino Superior.
title_short DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
title_full DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
title_fullStr DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
title_full_unstemmed DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
title_sort DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
author Inácio, Ana Elise Cardoso
author_facet Inácio, Ana Elise Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Inácio, Ana Elise Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia. Educação. Ensino Superior.
topic Democracia. Educação. Ensino Superior.
description Tendo em vista que a educação é um direito fundamental e consta como tal no ordenamento jurídico brasileiro, pressupõe-se que a mesma deveria abranger toda a sociedade, proporcionando oportunidades aos cidadãos em ter um país mais democrático. Percebemos, porém que tais questões são mais bem desenvolvidas no papel do que na prática, já que a realidade do ensino brasileiro é bastante defasada e com problemas como a qualidade, eficácia e eficiência do ensino. Tendo como foco tais problemáticas esse artigo propõe um diálogo e uma discussão sobre a crise do ensino superior brasileiro. Tal problemática está diretamente vinculada a questão dademocracia, já que a educação e o ensino de qualidade acabam proporcionando melhorias em demais campos sociais que vão desde a saúde pública a questões do exercício efetivo da democracia através do voto.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/217
url https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/217/210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Autônomo do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Autônomo do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista Direitos Fundamentais & Democracia; v. 4 (2008)
Revista Direitos Fundamentais & Democracia; Vol. 4 (2008)
1982-0496
reponame:Revista Direitos Fundamentais e Democracia
instname:Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)
instacron:UNIBRASIL
instname_str Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)
instacron_str UNIBRASIL
institution UNIBRASIL
reponame_str Revista Direitos Fundamentais e Democracia
collection Revista Direitos Fundamentais e Democracia
repository.name.fl_str_mv Revista Direitos Fundamentais e Democracia - Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)
repository.mail.fl_str_mv revistadfd@unibrasil.com.br||ebgomes@me.com
_version_ 1800216471830265856