DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direitos Fundamentais e Democracia |
Texto Completo: | https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/217 |
Resumo: | Tendo em vista que a educação é um direito fundamental e consta como tal no ordenamento jurídico brasileiro, pressupõe-se que a mesma deveria abranger toda a sociedade, proporcionando oportunidades aos cidadãos em ter um país mais democrático. Percebemos, porém que tais questões são mais bem desenvolvidas no papel do que na prática, já que a realidade do ensino brasileiro é bastante defasada e com problemas como a qualidade, eficácia e eficiência do ensino. Tendo como foco tais problemáticas esse artigo propõe um diálogo e uma discussão sobre a crise do ensino superior brasileiro. Tal problemática está diretamente vinculada a questão dademocracia, já que a educação e o ensino de qualidade acabam proporcionando melhorias em demais campos sociais que vão desde a saúde pública a questões do exercício efetivo da democracia através do voto. |
id |
UNIBRASIL-1_83375bd9c4720a261d4215afafb20931 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/217 |
network_acronym_str |
UNIBRASIL-1 |
network_name_str |
Revista Direitos Fundamentais e Democracia |
repository_id_str |
|
spelling |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRODemocracia. Educação. Ensino Superior.Tendo em vista que a educação é um direito fundamental e consta como tal no ordenamento jurídico brasileiro, pressupõe-se que a mesma deveria abranger toda a sociedade, proporcionando oportunidades aos cidadãos em ter um país mais democrático. Percebemos, porém que tais questões são mais bem desenvolvidas no papel do que na prática, já que a realidade do ensino brasileiro é bastante defasada e com problemas como a qualidade, eficácia e eficiência do ensino. Tendo como foco tais problemáticas esse artigo propõe um diálogo e uma discussão sobre a crise do ensino superior brasileiro. Tal problemática está diretamente vinculada a questão dademocracia, já que a educação e o ensino de qualidade acabam proporcionando melhorias em demais campos sociais que vão desde a saúde pública a questões do exercício efetivo da democracia através do voto.Centro Universitário Autônomo do Brasil2008-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/217Revista Direitos Fundamentais & Democracia; v. 4 (2008)Revista Direitos Fundamentais & Democracia; Vol. 4 (2008)1982-0496reponame:Revista Direitos Fundamentais e Democraciainstname:Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)instacron:UNIBRASILporhttps://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/217/210Inácio, Ana Elise Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-05T09:50:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/217Revistahttp://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfdONGhttps://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/oairevistadfd@unibrasil.com.br||ebgomes@me.com1982-04961982-0496opendoar:2022-11-08T14:23:08.817866Revista Direitos Fundamentais e Democracia - Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
title |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
spellingShingle |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO Inácio, Ana Elise Cardoso Democracia. Educação. Ensino Superior. |
title_short |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
title_full |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
title_fullStr |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
title_sort |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
author |
Inácio, Ana Elise Cardoso |
author_facet |
Inácio, Ana Elise Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inácio, Ana Elise Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democracia. Educação. Ensino Superior. |
topic |
Democracia. Educação. Ensino Superior. |
description |
Tendo em vista que a educação é um direito fundamental e consta como tal no ordenamento jurídico brasileiro, pressupõe-se que a mesma deveria abranger toda a sociedade, proporcionando oportunidades aos cidadãos em ter um país mais democrático. Percebemos, porém que tais questões são mais bem desenvolvidas no papel do que na prática, já que a realidade do ensino brasileiro é bastante defasada e com problemas como a qualidade, eficácia e eficiência do ensino. Tendo como foco tais problemáticas esse artigo propõe um diálogo e uma discussão sobre a crise do ensino superior brasileiro. Tal problemática está diretamente vinculada a questão dademocracia, já que a educação e o ensino de qualidade acabam proporcionando melhorias em demais campos sociais que vão desde a saúde pública a questões do exercício efetivo da democracia através do voto. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/217 |
url |
https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/217/210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Autônomo do Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Autônomo do Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Direitos Fundamentais & Democracia; v. 4 (2008) Revista Direitos Fundamentais & Democracia; Vol. 4 (2008) 1982-0496 reponame:Revista Direitos Fundamentais e Democracia instname:Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil) instacron:UNIBRASIL |
instname_str |
Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil) |
instacron_str |
UNIBRASIL |
institution |
UNIBRASIL |
reponame_str |
Revista Direitos Fundamentais e Democracia |
collection |
Revista Direitos Fundamentais e Democracia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Direitos Fundamentais e Democracia - Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadfd@unibrasil.com.br||ebgomes@me.com |
_version_ |
1800216471830265856 |