As conseqüências políticas e econômicas das crises entre executivo e legislativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérez-Liñán, Anibal S.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Opinião Pública (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641143
Resumo: Boa parte das análises recentes do presidencialismo baseiam-se no pressuposto de que o confronto entre executivo e legislativo cria condições simultâneas para a estabilidade das políticas e para o rompimento do regime. Neste trabalho, mostro que há uma tensão lógica inerente entre essas duas predições e que elas se baseiam em pressupostos contraditórios. Em seguida, desenvolvo um modelo de impasse executivo-legislativo e sustento que a instabilidade do regime é mais provável quando atores partidários são unilateralmente impacientes, quando o desenho institucional é inclinado a favor de um partido e quando o número de partidos é maior. Na terceira seção, testo as predições do modelo usando dados de cortes transversais em séries no tempo para dezenove países do hemisfério ocidental entre 1950 e 2000. Por fim, discuto como essa abordagem ilumina alguns enigmas empíricos, como a sobrevivência histórica do presidencialismo americano e os baixos níveis de instabilidade do regime criados por impasses executivo-legislativo na América Latina na década de 1990. Palavras-chave: presidencialismo, estabilidade, regime, América Latina. AbstractMuch of the recent analysis of presidentialism has been based on the assumption that executivelegislative confrontation creates simultaneous conditions for policy stability and regime breakdown. In the first section of the paper, I show that there is an inherent logical tension between these two predictions and that they rely on contradictory assumptions. In the second section, I develop a model of executivelegislative deadlock and argue that regime instability is more likely when partisan players are unilaterally impatient, when institutional design is biased in favor of one party, and when the number of parties is greater. In the third section, I test the predictions of the model using time-series cross-section data for 19 presidential countries in the Western Hemisphere between 1950 and 2000. Finally, I discuss how this approach illuminates some empirical puzzles like the historical survival of American presidentialism and the lower levels of regime instability created by executive-legislative deadlock in Latin America in the 1990s.Keywords: presidentialism, stability, regime, Latin America.
id UNICAMP-10_1bd392c6b4a29ff18a9a08d4db3c4c38
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641143
network_acronym_str UNICAMP-10
network_name_str Opinião Pública (Online)
repository_id_str
spelling As conseqüências políticas e econômicas das crises entre executivo e legislativoPresidencialismo. Estabilidade. Regime. América LatinaOpinião públicaBoa parte das análises recentes do presidencialismo baseiam-se no pressuposto de que o confronto entre executivo e legislativo cria condições simultâneas para a estabilidade das políticas e para o rompimento do regime. Neste trabalho, mostro que há uma tensão lógica inerente entre essas duas predições e que elas se baseiam em pressupostos contraditórios. Em seguida, desenvolvo um modelo de impasse executivo-legislativo e sustento que a instabilidade do regime é mais provável quando atores partidários são unilateralmente impacientes, quando o desenho institucional é inclinado a favor de um partido e quando o número de partidos é maior. Na terceira seção, testo as predições do modelo usando dados de cortes transversais em séries no tempo para dezenove países do hemisfério ocidental entre 1950 e 2000. Por fim, discuto como essa abordagem ilumina alguns enigmas empíricos, como a sobrevivência histórica do presidencialismo americano e os baixos níveis de instabilidade do regime criados por impasses executivo-legislativo na América Latina na década de 1990. Palavras-chave: presidencialismo, estabilidade, regime, América Latina. AbstractMuch of the recent analysis of presidentialism has been based on the assumption that executivelegislative confrontation creates simultaneous conditions for policy stability and regime breakdown. In the first section of the paper, I show that there is an inherent logical tension between these two predictions and that they rely on contradictory assumptions. In the second section, I develop a model of executivelegislative deadlock and argue that regime instability is more likely when partisan players are unilaterally impatient, when institutional design is biased in favor of one party, and when the number of parties is greater. In the third section, I test the predictions of the model using time-series cross-section data for 19 presidential countries in the Western Hemisphere between 1950 and 2000. Finally, I discuss how this approach illuminates some empirical puzzles like the historical survival of American presidentialism and the lower levels of regime instability created by executive-legislative deadlock in Latin America in the 1990s.Keywords: presidentialism, stability, regime, Latin America.Universidade Estadual de Campinas2015-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641143Opinião Pública; Vol. 10 No. 1: maio. 2004; 112-138Opinião Pública; Vol. 10 Núm. 1: maio. 2004; 112-138Opinião Pública; v. 10 n. 1: maio. 2004; 112-1381807-0191reponame:Opinião Pública (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641143/8654Pérez-Liñán, Anibal S.info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T13:27:44Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641143Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/opPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/oaicesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br1807-01910104-6276opendoar:2018-07-10T13:27:44Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As conseqüências políticas e econômicas das crises entre executivo e legislativo
title As conseqüências políticas e econômicas das crises entre executivo e legislativo
spellingShingle As conseqüências políticas e econômicas das crises entre executivo e legislativo
Pérez-Liñán, Anibal S.
Presidencialismo. Estabilidade. Regime. América Latina
Opinião pública
title_short As conseqüências políticas e econômicas das crises entre executivo e legislativo
title_full As conseqüências políticas e econômicas das crises entre executivo e legislativo
title_fullStr As conseqüências políticas e econômicas das crises entre executivo e legislativo
title_full_unstemmed As conseqüências políticas e econômicas das crises entre executivo e legislativo
title_sort As conseqüências políticas e econômicas das crises entre executivo e legislativo
author Pérez-Liñán, Anibal S.
author_facet Pérez-Liñán, Anibal S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pérez-Liñán, Anibal S.
dc.subject.por.fl_str_mv Presidencialismo. Estabilidade. Regime. América Latina
Opinião pública
topic Presidencialismo. Estabilidade. Regime. América Latina
Opinião pública
description Boa parte das análises recentes do presidencialismo baseiam-se no pressuposto de que o confronto entre executivo e legislativo cria condições simultâneas para a estabilidade das políticas e para o rompimento do regime. Neste trabalho, mostro que há uma tensão lógica inerente entre essas duas predições e que elas se baseiam em pressupostos contraditórios. Em seguida, desenvolvo um modelo de impasse executivo-legislativo e sustento que a instabilidade do regime é mais provável quando atores partidários são unilateralmente impacientes, quando o desenho institucional é inclinado a favor de um partido e quando o número de partidos é maior. Na terceira seção, testo as predições do modelo usando dados de cortes transversais em séries no tempo para dezenove países do hemisfério ocidental entre 1950 e 2000. Por fim, discuto como essa abordagem ilumina alguns enigmas empíricos, como a sobrevivência histórica do presidencialismo americano e os baixos níveis de instabilidade do regime criados por impasses executivo-legislativo na América Latina na década de 1990. Palavras-chave: presidencialismo, estabilidade, regime, América Latina. AbstractMuch of the recent analysis of presidentialism has been based on the assumption that executivelegislative confrontation creates simultaneous conditions for policy stability and regime breakdown. In the first section of the paper, I show that there is an inherent logical tension between these two predictions and that they rely on contradictory assumptions. In the second section, I develop a model of executivelegislative deadlock and argue that regime instability is more likely when partisan players are unilaterally impatient, when institutional design is biased in favor of one party, and when the number of parties is greater. In the third section, I test the predictions of the model using time-series cross-section data for 19 presidential countries in the Western Hemisphere between 1950 and 2000. Finally, I discuss how this approach illuminates some empirical puzzles like the historical survival of American presidentialism and the lower levels of regime instability created by executive-legislative deadlock in Latin America in the 1990s.Keywords: presidentialism, stability, regime, Latin America.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641143
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641143/8654
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Opinião Pública; Vol. 10 No. 1: maio. 2004; 112-138
Opinião Pública; Vol. 10 Núm. 1: maio. 2004; 112-138
Opinião Pública; v. 10 n. 1: maio. 2004; 112-138
1807-0191
reponame:Opinião Pública (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Opinião Pública (Online)
collection Opinião Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br
_version_ 1800217016483708928