Os determinantes da avaliação da economia na eleição presidencial brasileira em 2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Opinião Pública (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762016000300524 |
Resumo: | Resumo Este artigo analisa os determinantes da avaliação econômica retrospectiva sociotrópica na eleição presidencial no Brasil em 2014, com base: a) no conhecimento que o eleitor possui a partir de informação objetiva da economia; b) no conhecimento que o eleitor possui a partir de sua experiência vivida/sensação de mobilidade social; c) a sua afetividade partidária; d) a sua identidade ideológica. Nossa contribuição foi mostrar que: a) ter conhecimento/informação objetiva da economia não tem impacto na avaliação da economia; b) o conhecimento advindo da experiência vivida, identificado aqui como sensação de mobilidade social, não impacta na avaliação da economia no sentido esperado – mais ascensão, mais tendência de avaliação positiva; c) a afetividade partidária, por sua vez, demonstrou forte impacto na avaliação da economia. O artigo usa dados do CSES/Eseb – Estudo Eleitoral Brasileiro. |
id |
UNICAMP-10_fe6396c3c6f51c41d55c6236fa1e8bf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-62762016000300524 |
network_acronym_str |
UNICAMP-10 |
network_name_str |
Opinião Pública (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os determinantes da avaliação da economia na eleição presidencial brasileira em 2014Determinantes da avaliação econômicaeleição presidencial do Brasil em 2014voto econômico no BrasilCSES-Eseb–2014Resumo Este artigo analisa os determinantes da avaliação econômica retrospectiva sociotrópica na eleição presidencial no Brasil em 2014, com base: a) no conhecimento que o eleitor possui a partir de informação objetiva da economia; b) no conhecimento que o eleitor possui a partir de sua experiência vivida/sensação de mobilidade social; c) a sua afetividade partidária; d) a sua identidade ideológica. Nossa contribuição foi mostrar que: a) ter conhecimento/informação objetiva da economia não tem impacto na avaliação da economia; b) o conhecimento advindo da experiência vivida, identificado aqui como sensação de mobilidade social, não impacta na avaliação da economia no sentido esperado – mais ascensão, mais tendência de avaliação positiva; c) a afetividade partidária, por sua vez, demonstrou forte impacto na avaliação da economia. O artigo usa dados do CSES/Eseb – Estudo Eleitoral Brasileiro.Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762016000300524Opinião Pública v.22 n.3 2016reponame:Opinião Pública (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/1807-01912016223524info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga,Luciana FernandesRoss,Steven Duttpor2017-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S0104-62762016000300524Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/opPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/oaicesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br1807-01910104-6276opendoar:2022-11-08T14:23:48.141673Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os determinantes da avaliação da economia na eleição presidencial brasileira em 2014 |
title |
Os determinantes da avaliação da economia na eleição presidencial brasileira em 2014 |
spellingShingle |
Os determinantes da avaliação da economia na eleição presidencial brasileira em 2014 Veiga,Luciana Fernandes Determinantes da avaliação econômica eleição presidencial do Brasil em 2014 voto econômico no Brasil CSES-Eseb–2014 |
title_short |
Os determinantes da avaliação da economia na eleição presidencial brasileira em 2014 |
title_full |
Os determinantes da avaliação da economia na eleição presidencial brasileira em 2014 |
title_fullStr |
Os determinantes da avaliação da economia na eleição presidencial brasileira em 2014 |
title_full_unstemmed |
Os determinantes da avaliação da economia na eleição presidencial brasileira em 2014 |
title_sort |
Os determinantes da avaliação da economia na eleição presidencial brasileira em 2014 |
author |
Veiga,Luciana Fernandes |
author_facet |
Veiga,Luciana Fernandes Ross,Steven Dutt |
author_role |
author |
author2 |
Ross,Steven Dutt |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga,Luciana Fernandes Ross,Steven Dutt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Determinantes da avaliação econômica eleição presidencial do Brasil em 2014 voto econômico no Brasil CSES-Eseb–2014 |
topic |
Determinantes da avaliação econômica eleição presidencial do Brasil em 2014 voto econômico no Brasil CSES-Eseb–2014 |
description |
Resumo Este artigo analisa os determinantes da avaliação econômica retrospectiva sociotrópica na eleição presidencial no Brasil em 2014, com base: a) no conhecimento que o eleitor possui a partir de informação objetiva da economia; b) no conhecimento que o eleitor possui a partir de sua experiência vivida/sensação de mobilidade social; c) a sua afetividade partidária; d) a sua identidade ideológica. Nossa contribuição foi mostrar que: a) ter conhecimento/informação objetiva da economia não tem impacto na avaliação da economia; b) o conhecimento advindo da experiência vivida, identificado aqui como sensação de mobilidade social, não impacta na avaliação da economia no sentido esperado – mais ascensão, mais tendência de avaliação positiva; c) a afetividade partidária, por sua vez, demonstrou forte impacto na avaliação da economia. O artigo usa dados do CSES/Eseb – Estudo Eleitoral Brasileiro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762016000300524 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762016000300524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-01912016223524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Opinião Pública v.22 n.3 2016 reponame:Opinião Pública (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Opinião Pública (Online) |
collection |
Opinião Pública (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Opinião Pública (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cesop@unicamp.br||racael@unicamp.br || rop@unicamp.br |
_version_ |
1788168753676025856 |