Competências organizacionais, trajetória tecnológica e aprendizado local na agricultura: o paradoxo de Prebisch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economia e Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182016000300599 |
Resumo: | Resumo O tema da inovação tecnológica na agricultura é tratado na literatura econômica primordialmente no debate sobre o desenvolvimento econômico, com destaque dado aos problemas dos países periféricos. Para entender a evolução do moderno setor agrícola, é necessário um enfoque mais amplo de debate, o qual remete ao paradoxo de Prebisch: o setor agrícola é capaz de gerar progresso técnico e valor agregado, bem como promover o desenvolvimento de regiões agroexportadoras. A inovação tecnológica não implica somente na aquisição de insumos modernos, mas na gestão do conhecimento tácito e específico incorporado nas tecnologias. A capacidade de inovar depende do gerenciamento produtivo dos agricultores. O produtor investe no intuito de incorporar novas tecnologias, aumentar o aprendizado e ampliar a capacidade de absorção de conhecimento. O estudo aponta para a importância das fontes externas de conhecimento, seja em termos do aprendizado pela experiência ou do efeito de transbordamento da acumulação de conhecimento em rede. |
id |
UNICAMP-11_ee16874cae85b055653b8867d2200b9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-06182016000300599 |
network_acronym_str |
UNICAMP-11 |
network_name_str |
Economia e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências organizacionais, trajetória tecnológica e aprendizado local na agricultura: o paradoxo de PrebischInovaçãoTrajetória tecnológicaAprendizadoEconomia agrícolaDesenvolvimentoResumo O tema da inovação tecnológica na agricultura é tratado na literatura econômica primordialmente no debate sobre o desenvolvimento econômico, com destaque dado aos problemas dos países periféricos. Para entender a evolução do moderno setor agrícola, é necessário um enfoque mais amplo de debate, o qual remete ao paradoxo de Prebisch: o setor agrícola é capaz de gerar progresso técnico e valor agregado, bem como promover o desenvolvimento de regiões agroexportadoras. A inovação tecnológica não implica somente na aquisição de insumos modernos, mas na gestão do conhecimento tácito e específico incorporado nas tecnologias. A capacidade de inovar depende do gerenciamento produtivo dos agricultores. O produtor investe no intuito de incorporar novas tecnologias, aumentar o aprendizado e ampliar a capacidade de absorção de conhecimento. O estudo aponta para a importância das fontes externas de conhecimento, seja em termos do aprendizado pela experiência ou do efeito de transbordamento da acumulação de conhecimento em rede.Instituto de Economia da Universidade Estadual de CampinasPublicações2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182016000300599Economia e Sociedade v.25 n.3 2016reponame:Economia e Sociedadeinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/1982-3533.2016v25n3art4info:eu-repo/semantics/openAccessVieira Filho,José Eustáquio Ribeiro VieiraSilveira,José Maria Ferreira Jardim dapor2017-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S0104-06182016000300599Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecosPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/oaicbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br1982-35330104-0618opendoar:2022-11-08T14:23:34.573734Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências organizacionais, trajetória tecnológica e aprendizado local na agricultura: o paradoxo de Prebisch |
title |
Competências organizacionais, trajetória tecnológica e aprendizado local na agricultura: o paradoxo de Prebisch |
spellingShingle |
Competências organizacionais, trajetória tecnológica e aprendizado local na agricultura: o paradoxo de Prebisch Vieira Filho,José Eustáquio Ribeiro Vieira Inovação Trajetória tecnológica Aprendizado Economia agrícola Desenvolvimento |
title_short |
Competências organizacionais, trajetória tecnológica e aprendizado local na agricultura: o paradoxo de Prebisch |
title_full |
Competências organizacionais, trajetória tecnológica e aprendizado local na agricultura: o paradoxo de Prebisch |
title_fullStr |
Competências organizacionais, trajetória tecnológica e aprendizado local na agricultura: o paradoxo de Prebisch |
title_full_unstemmed |
Competências organizacionais, trajetória tecnológica e aprendizado local na agricultura: o paradoxo de Prebisch |
title_sort |
Competências organizacionais, trajetória tecnológica e aprendizado local na agricultura: o paradoxo de Prebisch |
author |
Vieira Filho,José Eustáquio Ribeiro Vieira |
author_facet |
Vieira Filho,José Eustáquio Ribeiro Vieira Silveira,José Maria Ferreira Jardim da |
author_role |
author |
author2 |
Silveira,José Maria Ferreira Jardim da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira Filho,José Eustáquio Ribeiro Vieira Silveira,José Maria Ferreira Jardim da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Trajetória tecnológica Aprendizado Economia agrícola Desenvolvimento |
topic |
Inovação Trajetória tecnológica Aprendizado Economia agrícola Desenvolvimento |
description |
Resumo O tema da inovação tecnológica na agricultura é tratado na literatura econômica primordialmente no debate sobre o desenvolvimento econômico, com destaque dado aos problemas dos países periféricos. Para entender a evolução do moderno setor agrícola, é necessário um enfoque mais amplo de debate, o qual remete ao paradoxo de Prebisch: o setor agrícola é capaz de gerar progresso técnico e valor agregado, bem como promover o desenvolvimento de regiões agroexportadoras. A inovação tecnológica não implica somente na aquisição de insumos modernos, mas na gestão do conhecimento tácito e específico incorporado nas tecnologias. A capacidade de inovar depende do gerenciamento produtivo dos agricultores. O produtor investe no intuito de incorporar novas tecnologias, aumentar o aprendizado e ampliar a capacidade de absorção de conhecimento. O estudo aponta para a importância das fontes externas de conhecimento, seja em termos do aprendizado pela experiência ou do efeito de transbordamento da acumulação de conhecimento em rede. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182016000300599 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182016000300599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3533.2016v25n3art4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas Publicações |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas Publicações |
dc.source.none.fl_str_mv |
Economia e Sociedade v.25 n.3 2016 reponame:Economia e Sociedade instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Economia e Sociedade |
collection |
Economia e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br |
_version_ |
1800216545637433344 |