Letramentos digitais, interdisciplinaridade e aprendizagem de língua inglesa por alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos-Santos,Lucas Moreira dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gamero,Raquel, Gimenez,Telma Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000100005
Resumo: As tecnologias digitais fazem parte da vida contemporânea e sua apropriação criativa e potencialmente subversiva tem provocado transformações nos modos de produção do conhecimento e da informação. Tendo por base as concepções de letramentos digitais (SNYDER, 2009; BUZATO, 2009; MOITA LOPES, 2010) e de ensino de línguas comunicativo baseado em tarefas (BROWN, 2007; WILLIS, 1996), realizamos atividades de aprendizagem de língua inglesa por adolescentes, estudantes do ensino médio, em contexto de imersão. Por meio do projeto institucional Novos Talentos, financiado pela CAPES, planejamos e desenvolvemos uma semana de atividades em língua inglesa, envolvendo diferentes práticas letradas digitais, com vistas à interdisciplinaridade. Neste artigo apresentamos o arcabouço conceitual orientador das atividades, uma descrição das atividades realizadas em diferentes oficinas, bem como uma discussão sobre os papéis dos letramentos digitais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares e ensino-aprendizagem de língua inglesa.
id UNICAMP-12_05f04504f689b5293a50ff44a9a554b6
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132014000100005
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Letramentos digitais, interdisciplinaridade e aprendizagem de língua inglesa por alunos do ensino médioletramentos digitaisinterdisciplinaridadenovos talentosEnsino MédioAs tecnologias digitais fazem parte da vida contemporânea e sua apropriação criativa e potencialmente subversiva tem provocado transformações nos modos de produção do conhecimento e da informação. Tendo por base as concepções de letramentos digitais (SNYDER, 2009; BUZATO, 2009; MOITA LOPES, 2010) e de ensino de línguas comunicativo baseado em tarefas (BROWN, 2007; WILLIS, 1996), realizamos atividades de aprendizagem de língua inglesa por adolescentes, estudantes do ensino médio, em contexto de imersão. Por meio do projeto institucional Novos Talentos, financiado pela CAPES, planejamos e desenvolvemos uma semana de atividades em língua inglesa, envolvendo diferentes práticas letradas digitais, com vistas à interdisciplinaridade. Neste artigo apresentamos o arcabouço conceitual orientador das atividades, uma descrição das atividades realizadas em diferentes oficinas, bem como uma discussão sobre os papéis dos letramentos digitais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares e ensino-aprendizagem de língua inglesa.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000100005Trabalhos em Linguística Aplicada v.53 n.1 2014reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132014000100005info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos-Santos,Lucas Moreira dosGamero,RaquelGimenez,Telma Nunespor2014-07-18T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132014000100005Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:32.042229Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramentos digitais, interdisciplinaridade e aprendizagem de língua inglesa por alunos do ensino médio
title Letramentos digitais, interdisciplinaridade e aprendizagem de língua inglesa por alunos do ensino médio
spellingShingle Letramentos digitais, interdisciplinaridade e aprendizagem de língua inglesa por alunos do ensino médio
Anjos-Santos,Lucas Moreira dos
letramentos digitais
interdisciplinaridade
novos talentos
Ensino Médio
title_short Letramentos digitais, interdisciplinaridade e aprendizagem de língua inglesa por alunos do ensino médio
title_full Letramentos digitais, interdisciplinaridade e aprendizagem de língua inglesa por alunos do ensino médio
title_fullStr Letramentos digitais, interdisciplinaridade e aprendizagem de língua inglesa por alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Letramentos digitais, interdisciplinaridade e aprendizagem de língua inglesa por alunos do ensino médio
title_sort Letramentos digitais, interdisciplinaridade e aprendizagem de língua inglesa por alunos do ensino médio
author Anjos-Santos,Lucas Moreira dos
author_facet Anjos-Santos,Lucas Moreira dos
Gamero,Raquel
Gimenez,Telma Nunes
author_role author
author2 Gamero,Raquel
Gimenez,Telma Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos-Santos,Lucas Moreira dos
Gamero,Raquel
Gimenez,Telma Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv letramentos digitais
interdisciplinaridade
novos talentos
Ensino Médio
topic letramentos digitais
interdisciplinaridade
novos talentos
Ensino Médio
description As tecnologias digitais fazem parte da vida contemporânea e sua apropriação criativa e potencialmente subversiva tem provocado transformações nos modos de produção do conhecimento e da informação. Tendo por base as concepções de letramentos digitais (SNYDER, 2009; BUZATO, 2009; MOITA LOPES, 2010) e de ensino de línguas comunicativo baseado em tarefas (BROWN, 2007; WILLIS, 1996), realizamos atividades de aprendizagem de língua inglesa por adolescentes, estudantes do ensino médio, em contexto de imersão. Por meio do projeto institucional Novos Talentos, financiado pela CAPES, planejamos e desenvolvemos uma semana de atividades em língua inglesa, envolvendo diferentes práticas letradas digitais, com vistas à interdisciplinaridade. Neste artigo apresentamos o arcabouço conceitual orientador das atividades, uma descrição das atividades realizadas em diferentes oficinas, bem como uma discussão sobre os papéis dos letramentos digitais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares e ensino-aprendizagem de língua inglesa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-18132014000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.53 n.1 2014
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216525126238208