O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: AGÊNCIA E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3497 |
Resumo: | O presente artigo busca refletir sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em práticas de letramento no ensino de língua espanhola no Ensino Médio. Os dados foram gerados a partir do processo de textualização, envolvendo a produção de diferentes gêneros textuais/discursivos/digitais de estudantes secundaristas de duas turmas da 3ª série de um curso técnico. A análise considerou os estudos do Letramento, em suas diferentes acepções, sua relação com a multimodalidade, e o conceito de gêneros textuais e discursivos. Os resultados mostraram que os estudantes, nesse contexto de ensino, usaram as TDICs com um grau variável de habilidades, demonstrando que são capazes de criar e interagir por meio de diferentes práticas de letramento no meio digital e presencial e de se posicionarem agentivamente nesse processo. Embora ainda seja necessário aprimorar o ensino-aprendizagem do letramento intercultural e da língua espanhola em gêneros escritos. |
id |
URI-2_3dc25919deb0bd13817e16f3d98fda6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/3497 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: AGÊNCIA E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLALetras; Linguística Aplicada.Letramento; TDICs; Língua Espanhola.Língua Espanhola; Tecnologias Digitais; Ensino Médio.O presente artigo busca refletir sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em práticas de letramento no ensino de língua espanhola no Ensino Médio. Os dados foram gerados a partir do processo de textualização, envolvendo a produção de diferentes gêneros textuais/discursivos/digitais de estudantes secundaristas de duas turmas da 3ª série de um curso técnico. A análise considerou os estudos do Letramento, em suas diferentes acepções, sua relação com a multimodalidade, e o conceito de gêneros textuais e discursivos. Os resultados mostraram que os estudantes, nesse contexto de ensino, usaram as TDICs com um grau variável de habilidades, demonstrando que são capazes de criar e interagir por meio de diferentes práticas de letramento no meio digital e presencial e de se posicionarem agentivamente nesse processo. Embora ainda seja necessário aprimorar o ensino-aprendizagem do letramento intercultural e da língua espanhola em gêneros escritos. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesSilva, Izabel daPepler, Eliege Cristina2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesMétodo qualitativoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3497Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 47-62Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 47-621984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3497/2926Paraná.2018Captura de tela de dados online.Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T19:12:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3497Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2020-05-25T19:12:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: AGÊNCIA E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA |
title |
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: AGÊNCIA E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA |
spellingShingle |
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: AGÊNCIA E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA Silva, Izabel da Letras; Linguística Aplicada. Letramento; TDICs; Língua Espanhola. Língua Espanhola; Tecnologias Digitais; Ensino Médio. |
title_short |
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: AGÊNCIA E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA |
title_full |
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: AGÊNCIA E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA |
title_fullStr |
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: AGÊNCIA E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA |
title_full_unstemmed |
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: AGÊNCIA E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA |
title_sort |
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: AGÊNCIA E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA |
author |
Silva, Izabel da |
author_facet |
Silva, Izabel da Pepler, Eliege Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Pepler, Eliege Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Izabel da Pepler, Eliege Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras; Linguística Aplicada. Letramento; TDICs; Língua Espanhola. Língua Espanhola; Tecnologias Digitais; Ensino Médio. |
topic |
Letras; Linguística Aplicada. Letramento; TDICs; Língua Espanhola. Língua Espanhola; Tecnologias Digitais; Ensino Médio. |
description |
O presente artigo busca refletir sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em práticas de letramento no ensino de língua espanhola no Ensino Médio. Os dados foram gerados a partir do processo de textualização, envolvendo a produção de diferentes gêneros textuais/discursivos/digitais de estudantes secundaristas de duas turmas da 3ª série de um curso técnico. A análise considerou os estudos do Letramento, em suas diferentes acepções, sua relação com a multimodalidade, e o conceito de gêneros textuais e discursivos. Os resultados mostraram que os estudantes, nesse contexto de ensino, usaram as TDICs com um grau variável de habilidades, demonstrando que são capazes de criar e interagir por meio de diferentes práticas de letramento no meio digital e presencial e de se posicionarem agentivamente nesse processo. Embora ainda seja necessário aprimorar o ensino-aprendizagem do letramento intercultural e da língua espanhola em gêneros escritos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares Método qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3497 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3497/2926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Paraná. 2018 Captura de tela de dados online. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 47-62 Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 47-62 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731566328348672 |