EPISTEMOLOGIA-ONTOLOGIA-METODOLOGIA PELA DIFERENÇA: LOCUS TRANSFRONTEIRA EM IRONIA MULTIMODAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takaki,Nara Hiroko
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000200431
Resumo: RESUMO Este artigo pretende contribuir para uma reflexão sobre a maneira de compreender multimodalidade, com destaque para o lócus fronteiriço em que a construção de sentido ocorre. Dessa forma, apresentamos e discutimos como estudantes de Curso de Letras, cada vez mais imersos nos meios tecnológicos, compreendem parte dos cenários político e educacional atual no Brasil e como se apropriam da canção Que país é esse? e do vídeo clip de Another brick in the wall para então produzir um vídeo com recursos disponíveis, cujo fio condutor é uma ironia. A avaliação de Another brick in the wall pelos alunos e a visão da pesquisadora, autora deste artigo, instigam relações de crise que circulam nos âmbitos políticos, sociais e educacionais do Brasil. Para a produção do vídeo a noção de pensamento de fronteira (MIGNOLO, 2008) é contemplada. Ela requer ser ouvida pela diferença e está interligada à metodologia adotada, ou seja, de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva. Sugere-se, assim, uma ampliação no conceito de multimodalidade (KRESS, 2003, 2010), ou seja, uma multimodalidade de transfronteira que chama a atenção para processos ambíguos e multidirecionais de articulação de sentidos e saberes. Conclui-se que a criatividade, aprendizagem e transformação são possíveis quando há abertura para maiores discussões envolvendo o papel da língua/linguagem, o uso de tecnologias e a perspectiva de formação de cidadãos (FREIRE, 2005) pelas Letras.
id UNICAMP-12_0899f83b1efbc8491200804ed35c9512
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132016000200431
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling EPISTEMOLOGIA-ONTOLOGIA-METODOLOGIA PELA DIFERENÇA: LOCUS TRANSFRONTEIRA EM IRONIA MULTIMODALmultimodalidade de transfronteiraconhecimento criativoaprendizagem transformativaRESUMO Este artigo pretende contribuir para uma reflexão sobre a maneira de compreender multimodalidade, com destaque para o lócus fronteiriço em que a construção de sentido ocorre. Dessa forma, apresentamos e discutimos como estudantes de Curso de Letras, cada vez mais imersos nos meios tecnológicos, compreendem parte dos cenários político e educacional atual no Brasil e como se apropriam da canção Que país é esse? e do vídeo clip de Another brick in the wall para então produzir um vídeo com recursos disponíveis, cujo fio condutor é uma ironia. A avaliação de Another brick in the wall pelos alunos e a visão da pesquisadora, autora deste artigo, instigam relações de crise que circulam nos âmbitos políticos, sociais e educacionais do Brasil. Para a produção do vídeo a noção de pensamento de fronteira (MIGNOLO, 2008) é contemplada. Ela requer ser ouvida pela diferença e está interligada à metodologia adotada, ou seja, de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva. Sugere-se, assim, uma ampliação no conceito de multimodalidade (KRESS, 2003, 2010), ou seja, uma multimodalidade de transfronteira que chama a atenção para processos ambíguos e multidirecionais de articulação de sentidos e saberes. Conclui-se que a criatividade, aprendizagem e transformação são possíveis quando há abertura para maiores discussões envolvendo o papel da língua/linguagem, o uso de tecnologias e a perspectiva de formação de cidadãos (FREIRE, 2005) pelas Letras.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000200431Trabalhos em Linguística Aplicada v.55 n.2 2016reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318134907175031info:eu-repo/semantics/openAccessTakaki,Nara Hirokopor2017-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132016000200431Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:35.799194Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv EPISTEMOLOGIA-ONTOLOGIA-METODOLOGIA PELA DIFERENÇA: LOCUS TRANSFRONTEIRA EM IRONIA MULTIMODAL
title EPISTEMOLOGIA-ONTOLOGIA-METODOLOGIA PELA DIFERENÇA: LOCUS TRANSFRONTEIRA EM IRONIA MULTIMODAL
spellingShingle EPISTEMOLOGIA-ONTOLOGIA-METODOLOGIA PELA DIFERENÇA: LOCUS TRANSFRONTEIRA EM IRONIA MULTIMODAL
Takaki,Nara Hiroko
multimodalidade de transfronteira
conhecimento criativo
aprendizagem transformativa
title_short EPISTEMOLOGIA-ONTOLOGIA-METODOLOGIA PELA DIFERENÇA: LOCUS TRANSFRONTEIRA EM IRONIA MULTIMODAL
title_full EPISTEMOLOGIA-ONTOLOGIA-METODOLOGIA PELA DIFERENÇA: LOCUS TRANSFRONTEIRA EM IRONIA MULTIMODAL
title_fullStr EPISTEMOLOGIA-ONTOLOGIA-METODOLOGIA PELA DIFERENÇA: LOCUS TRANSFRONTEIRA EM IRONIA MULTIMODAL
title_full_unstemmed EPISTEMOLOGIA-ONTOLOGIA-METODOLOGIA PELA DIFERENÇA: LOCUS TRANSFRONTEIRA EM IRONIA MULTIMODAL
title_sort EPISTEMOLOGIA-ONTOLOGIA-METODOLOGIA PELA DIFERENÇA: LOCUS TRANSFRONTEIRA EM IRONIA MULTIMODAL
author Takaki,Nara Hiroko
author_facet Takaki,Nara Hiroko
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Takaki,Nara Hiroko
dc.subject.por.fl_str_mv multimodalidade de transfronteira
conhecimento criativo
aprendizagem transformativa
topic multimodalidade de transfronteira
conhecimento criativo
aprendizagem transformativa
description RESUMO Este artigo pretende contribuir para uma reflexão sobre a maneira de compreender multimodalidade, com destaque para o lócus fronteiriço em que a construção de sentido ocorre. Dessa forma, apresentamos e discutimos como estudantes de Curso de Letras, cada vez mais imersos nos meios tecnológicos, compreendem parte dos cenários político e educacional atual no Brasil e como se apropriam da canção Que país é esse? e do vídeo clip de Another brick in the wall para então produzir um vídeo com recursos disponíveis, cujo fio condutor é uma ironia. A avaliação de Another brick in the wall pelos alunos e a visão da pesquisadora, autora deste artigo, instigam relações de crise que circulam nos âmbitos políticos, sociais e educacionais do Brasil. Para a produção do vídeo a noção de pensamento de fronteira (MIGNOLO, 2008) é contemplada. Ela requer ser ouvida pela diferença e está interligada à metodologia adotada, ou seja, de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva. Sugere-se, assim, uma ampliação no conceito de multimodalidade (KRESS, 2003, 2010), ou seja, uma multimodalidade de transfronteira que chama a atenção para processos ambíguos e multidirecionais de articulação de sentidos e saberes. Conclui-se que a criatividade, aprendizagem e transformação são possíveis quando há abertura para maiores discussões envolvendo o papel da língua/linguagem, o uso de tecnologias e a perspectiva de formação de cidadãos (FREIRE, 2005) pelas Letras.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000200431
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000200431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/010318134907175031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.55 n.2 2016
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216525205929984