IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buin,Edilaine
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo,Jonas Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201220
Resumo: RESUMO O presente artigo tem por finalidade analisar a construção da coerência textual, focando a relação entre escrita e imagem em três produções de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, oriundos de uma escola pública de Itaporã-MS. Os dados apontam que, embora o conceito de coerência textual seja familiar à maioria dos docentes, para entender os processos de escrita dos sujeitos analisados é necessário que professores de língua materna voltem o olhar, acostumado a privilegiar a aquisição da ortografia da língua e o normativismo da tradição gramatical, para o desenvolvimento de outras competências linguísticas, associadas a práticas de letramento. A análise sugere que o conceito de coerência nos processos da aquisição da escrita seja mais bem compreendido se considerado a partir dessas práticas, deslocando-o do campo exclusivo da Linguística Textual.
id UNICAMP-12_2221ed192155aff38c7d1623a40c8660
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132018000201220
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ilinguística textualcoerência textualpráticas de letramentoRESUMO O presente artigo tem por finalidade analisar a construção da coerência textual, focando a relação entre escrita e imagem em três produções de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, oriundos de uma escola pública de Itaporã-MS. Os dados apontam que, embora o conceito de coerência textual seja familiar à maioria dos docentes, para entender os processos de escrita dos sujeitos analisados é necessário que professores de língua materna voltem o olhar, acostumado a privilegiar a aquisição da ortografia da língua e o normativismo da tradição gramatical, para o desenvolvimento de outras competências linguísticas, associadas a práticas de letramento. A análise sugere que o conceito de coerência nos processos da aquisição da escrita seja mais bem compreendido se considerado a partir dessas práticas, deslocando-o do campo exclusivo da Linguística Textual.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201220Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.2 2018reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138651404347132info:eu-repo/semantics/openAccessBuin,EdilaineAraújo,Jonas Pereira depor2018-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132018000201220Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:42.840026Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
spellingShingle IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Buin,Edilaine
linguística textual
coerência textual
práticas de letramento
title_short IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_full IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_fullStr IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_full_unstemmed IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_sort IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
author Buin,Edilaine
author_facet Buin,Edilaine
Araújo,Jonas Pereira de
author_role author
author2 Araújo,Jonas Pereira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buin,Edilaine
Araújo,Jonas Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv linguística textual
coerência textual
práticas de letramento
topic linguística textual
coerência textual
práticas de letramento
description RESUMO O presente artigo tem por finalidade analisar a construção da coerência textual, focando a relação entre escrita e imagem em três produções de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, oriundos de uma escola pública de Itaporã-MS. Os dados apontam que, embora o conceito de coerência textual seja familiar à maioria dos docentes, para entender os processos de escrita dos sujeitos analisados é necessário que professores de língua materna voltem o olhar, acostumado a privilegiar a aquisição da ortografia da língua e o normativismo da tradição gramatical, para o desenvolvimento de outras competências linguísticas, associadas a práticas de letramento. A análise sugere que o conceito de coerência nos processos da aquisição da escrita seja mais bem compreendido se considerado a partir dessas práticas, deslocando-o do campo exclusivo da Linguística Textual.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201220
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/010318138651404347132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.2 2018
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216523520868352