IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201220 |
Resumo: | RESUMO O presente artigo tem por finalidade analisar a construção da coerência textual, focando a relação entre escrita e imagem em três produções de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, oriundos de uma escola pública de Itaporã-MS. Os dados apontam que, embora o conceito de coerência textual seja familiar à maioria dos docentes, para entender os processos de escrita dos sujeitos analisados é necessário que professores de língua materna voltem o olhar, acostumado a privilegiar a aquisição da ortografia da língua e o normativismo da tradição gramatical, para o desenvolvimento de outras competências linguísticas, associadas a práticas de letramento. A análise sugere que o conceito de coerência nos processos da aquisição da escrita seja mais bem compreendido se considerado a partir dessas práticas, deslocando-o do campo exclusivo da Linguística Textual. |
id |
UNICAMP-12_2221ed192155aff38c7d1623a40c8660 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132018000201220 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ilinguística textualcoerência textualpráticas de letramentoRESUMO O presente artigo tem por finalidade analisar a construção da coerência textual, focando a relação entre escrita e imagem em três produções de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, oriundos de uma escola pública de Itaporã-MS. Os dados apontam que, embora o conceito de coerência textual seja familiar à maioria dos docentes, para entender os processos de escrita dos sujeitos analisados é necessário que professores de língua materna voltem o olhar, acostumado a privilegiar a aquisição da ortografia da língua e o normativismo da tradição gramatical, para o desenvolvimento de outras competências linguísticas, associadas a práticas de letramento. A análise sugere que o conceito de coerência nos processos da aquisição da escrita seja mais bem compreendido se considerado a partir dessas práticas, deslocando-o do campo exclusivo da Linguística Textual.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201220Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.2 2018reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138651404347132info:eu-repo/semantics/openAccessBuin,EdilaineAraújo,Jonas Pereira depor2018-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132018000201220Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:42.840026Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title |
IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
spellingShingle |
IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I Buin,Edilaine linguística textual coerência textual práticas de letramento |
title_short |
IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_full |
IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_fullStr |
IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_full_unstemmed |
IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_sort |
IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
author |
Buin,Edilaine |
author_facet |
Buin,Edilaine Araújo,Jonas Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo,Jonas Pereira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buin,Edilaine Araújo,Jonas Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
linguística textual coerência textual práticas de letramento |
topic |
linguística textual coerência textual práticas de letramento |
description |
RESUMO O presente artigo tem por finalidade analisar a construção da coerência textual, focando a relação entre escrita e imagem em três produções de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, oriundos de uma escola pública de Itaporã-MS. Os dados apontam que, embora o conceito de coerência textual seja familiar à maioria dos docentes, para entender os processos de escrita dos sujeitos analisados é necessário que professores de língua materna voltem o olhar, acostumado a privilegiar a aquisição da ortografia da língua e o normativismo da tradição gramatical, para o desenvolvimento de outras competências linguísticas, associadas a práticas de letramento. A análise sugere que o conceito de coerência nos processos da aquisição da escrita seja mais bem compreendido se considerado a partir dessas práticas, deslocando-o do campo exclusivo da Linguística Textual. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201220 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/010318138651404347132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.2 2018 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216523520868352 |