AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES DE VESTIBULAR: DA TEORIA À PRÁTICA
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201015 |
Resumo: | RESUMO Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito da avaliação de testes de escrita. Embora esta pesquisa, de modo mais amplo, esteja situada na interface entre estudos do texto e do discurso e pesquisas na área de avaliação, o foco é, neste momento, na análise textual e discursiva que subjaz à prática avaliativa de textos produzidos em condições de vestibular. Analiso o conceito lacuna, que na grade de correção utilizada atualmente pela Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) operacionaliza a avaliação da qualidade dos argumentos apresentados nas redações, mobilizando especialmente o conceito de ethos discursivo (Maingueneau, 2005, 2010). O corpus selecionado é composto por redações produzidas em um vestibular de alta demanda. Com isso, quero demonstrar como o conceito de lacuna funciona e como ele é um exemplo de parâmetro de avaliação que atende aos critérios de aplicabilidade e robustez teórica, uma demanda que defino como central para a elaboração de critérios de avaliação de testes de escrita como redações de vestibular. |
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AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES DE VESTIBULAR: DA TEORIA À PRÁTICAdissertações de vestibularavaliação de escritaethos discursivoRESUMO Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito da avaliação de testes de escrita. Embora esta pesquisa, de modo mais amplo, esteja situada na interface entre estudos do texto e do discurso e pesquisas na área de avaliação, o foco é, neste momento, na análise textual e discursiva que subjaz à prática avaliativa de textos produzidos em condições de vestibular. Analiso o conceito lacuna, que na grade de correção utilizada atualmente pela Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) operacionaliza a avaliação da qualidade dos argumentos apresentados nas redações, mobilizando especialmente o conceito de ethos discursivo (Maingueneau, 2005, 2010). O corpus selecionado é composto por redações produzidas em um vestibular de alta demanda. Com isso, quero demonstrar como o conceito de lacuna funciona e como ele é um exemplo de parâmetro de avaliação que atende aos critérios de aplicabilidade e robustez teórica, uma demanda que defino como central para a elaboração de critérios de avaliação de testes de escrita como redações de vestibular.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000201015Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.2 2018reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138652181377421info:eu-repo/semantics/openAccessFossey,Marcela Francopor2018-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132018000201015Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:42.339307Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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RESUMO Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito da avaliação de testes de escrita. Embora esta pesquisa, de modo mais amplo, esteja situada na interface entre estudos do texto e do discurso e pesquisas na área de avaliação, o foco é, neste momento, na análise textual e discursiva que subjaz à prática avaliativa de textos produzidos em condições de vestibular. Analiso o conceito lacuna, que na grade de correção utilizada atualmente pela Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) operacionaliza a avaliação da qualidade dos argumentos apresentados nas redações, mobilizando especialmente o conceito de ethos discursivo (Maingueneau, 2005, 2010). O corpus selecionado é composto por redações produzidas em um vestibular de alta demanda. Com isso, quero demonstrar como o conceito de lacuna funciona e como ele é um exemplo de parâmetro de avaliação que atende aos critérios de aplicabilidade e robustez teórica, uma demanda que defino como central para a elaboração de critérios de avaliação de testes de escrita como redações de vestibular. |
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