ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200874 |
Resumo: | RESUMO O artigo apresenta parte de uma pesquisa que investigou o discurso acerca das novas tecnologias na teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Na pesquisa, foram analisados artigos científicos publicados em um periódico online do campo da Linguística Aplicada. Os resultados da análise aqui apresentada indicam que o discurso investigado se constitui na relação com dois outros discursos, quais sejam, o discurso do material didático e o discurso da tecnologia em si. O recorte aqui apresentado indica que é entre a condição de material didático utilizado por professores e alunos e a de garantia de aprendizagem bem-sucedida que as novas tecnologias se constituem no âmbito da teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. No jogo interdiscursivo aqui delineado, o ponto em que as novas tecnologias nos subjetivam, uma vez que fazem parte de uma engrenagem de poder constitutiva do mundo contemporâneo, é objeto de um silenciamento. |
id |
UNICAMP-12_41d717f1f3246e1172d4e7fcfb90d8dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132019000200874 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRASdiscursonovas tecnologiasensino e aprendizagem de línguas estrangeirasRESUMO O artigo apresenta parte de uma pesquisa que investigou o discurso acerca das novas tecnologias na teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Na pesquisa, foram analisados artigos científicos publicados em um periódico online do campo da Linguística Aplicada. Os resultados da análise aqui apresentada indicam que o discurso investigado se constitui na relação com dois outros discursos, quais sejam, o discurso do material didático e o discurso da tecnologia em si. O recorte aqui apresentado indica que é entre a condição de material didático utilizado por professores e alunos e a de garantia de aprendizagem bem-sucedida que as novas tecnologias se constituem no âmbito da teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. No jogo interdiscursivo aqui delineado, o ponto em que as novas tecnologias nos subjetivam, uma vez que fazem parte de uma engrenagem de poder constitutiva do mundo contemporâneo, é objeto de um silenciamento.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200874Trabalhos em Linguística Aplicada v.58 n.2 2019reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138654496475581info:eu-repo/semantics/openAccessGasparini,Edmundo Narraccipor2019-09-20T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132019000200874Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:46.337573Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS |
title |
ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS |
spellingShingle |
ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Gasparini,Edmundo Narracci discurso novas tecnologias ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras |
title_short |
ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS |
title_full |
ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS |
title_fullStr |
ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS |
title_full_unstemmed |
ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS |
title_sort |
ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS |
author |
Gasparini,Edmundo Narracci |
author_facet |
Gasparini,Edmundo Narracci |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasparini,Edmundo Narracci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discurso novas tecnologias ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras |
topic |
discurso novas tecnologias ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras |
description |
RESUMO O artigo apresenta parte de uma pesquisa que investigou o discurso acerca das novas tecnologias na teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Na pesquisa, foram analisados artigos científicos publicados em um periódico online do campo da Linguística Aplicada. Os resultados da análise aqui apresentada indicam que o discurso investigado se constitui na relação com dois outros discursos, quais sejam, o discurso do material didático e o discurso da tecnologia em si. O recorte aqui apresentado indica que é entre a condição de material didático utilizado por professores e alunos e a de garantia de aprendizagem bem-sucedida que as novas tecnologias se constituem no âmbito da teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. No jogo interdiscursivo aqui delineado, o ponto em que as novas tecnologias nos subjetivam, uma vez que fazem parte de uma engrenagem de poder constitutiva do mundo contemporâneo, é objeto de um silenciamento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200874 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/010318138654496475581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.58 n.2 2019 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216526196834304 |