ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparini,Edmundo Narracci
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200874
Resumo: RESUMO O artigo apresenta parte de uma pesquisa que investigou o discurso acerca das novas tecnologias na teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Na pesquisa, foram analisados artigos científicos publicados em um periódico online do campo da Linguística Aplicada. Os resultados da análise aqui apresentada indicam que o discurso investigado se constitui na relação com dois outros discursos, quais sejam, o discurso do material didático e o discurso da tecnologia em si. O recorte aqui apresentado indica que é entre a condição de material didático utilizado por professores e alunos e a de garantia de aprendizagem bem-sucedida que as novas tecnologias se constituem no âmbito da teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. No jogo interdiscursivo aqui delineado, o ponto em que as novas tecnologias nos subjetivam, uma vez que fazem parte de uma engrenagem de poder constitutiva do mundo contemporâneo, é objeto de um silenciamento.
id UNICAMP-12_41d717f1f3246e1172d4e7fcfb90d8dc
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132019000200874
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRASdiscursonovas tecnologiasensino e aprendizagem de línguas estrangeirasRESUMO O artigo apresenta parte de uma pesquisa que investigou o discurso acerca das novas tecnologias na teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Na pesquisa, foram analisados artigos científicos publicados em um periódico online do campo da Linguística Aplicada. Os resultados da análise aqui apresentada indicam que o discurso investigado se constitui na relação com dois outros discursos, quais sejam, o discurso do material didático e o discurso da tecnologia em si. O recorte aqui apresentado indica que é entre a condição de material didático utilizado por professores e alunos e a de garantia de aprendizagem bem-sucedida que as novas tecnologias se constituem no âmbito da teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. No jogo interdiscursivo aqui delineado, o ponto em que as novas tecnologias nos subjetivam, uma vez que fazem parte de uma engrenagem de poder constitutiva do mundo contemporâneo, é objeto de um silenciamento.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200874Trabalhos em Linguística Aplicada v.58 n.2 2019reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138654496475581info:eu-repo/semantics/openAccessGasparini,Edmundo Narraccipor2019-09-20T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132019000200874Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:46.337573Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
spellingShingle ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Gasparini,Edmundo Narracci
discurso
novas tecnologias
ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
title_short ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_full ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_fullStr ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_full_unstemmed ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_sort ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
author Gasparini,Edmundo Narracci
author_facet Gasparini,Edmundo Narracci
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparini,Edmundo Narracci
dc.subject.por.fl_str_mv discurso
novas tecnologias
ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
topic discurso
novas tecnologias
ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
description RESUMO O artigo apresenta parte de uma pesquisa que investigou o discurso acerca das novas tecnologias na teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Na pesquisa, foram analisados artigos científicos publicados em um periódico online do campo da Linguística Aplicada. Os resultados da análise aqui apresentada indicam que o discurso investigado se constitui na relação com dois outros discursos, quais sejam, o discurso do material didático e o discurso da tecnologia em si. O recorte aqui apresentado indica que é entre a condição de material didático utilizado por professores e alunos e a de garantia de aprendizagem bem-sucedida que as novas tecnologias se constituem no âmbito da teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. No jogo interdiscursivo aqui delineado, o ponto em que as novas tecnologias nos subjetivam, uma vez que fazem parte de uma engrenagem de poder constitutiva do mundo contemporâneo, é objeto de um silenciamento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200874
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000200874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/010318138654496475581
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.58 n.2 2019
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216526196834304