CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROHLING,Nívea
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: RODRIGUES,Rosângela Hammes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000200267
Resumo: RESUMOEste artigo apresenta uma análise de produções discursivas de licenciandos em Letras - Português de um curso de Graduação na modalidade EaD, de uma universidade pública federal do sul do Brasil, no que se refere às suas concepções de linguagem.A fundamentação teórico-metodológica baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin. Os dados da pesquisa compõem-se de 106 fóruns de discussão; 59 enunciados de atividades avaliativas, postados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem no período de 2007 a 2011; e dados gerados por meio de um questionário, respondido por 61 licenciandos nos seus respectivos polos de apoio de ensino presencial. No tocante às concepções de linguagem discursivizadas pelos sujeitos da pesquisa, os dados apontam para: a) a reenunciação de uma concepção de linguagem que concebe a língua como única/homogênea; b) a reenunciação da noção de variação linguística; e c) a ausência discursiva no que se refere à concepção de linguagem como interação. Esses resultados demonstram um descompasso entre a formação docente inicial e o que se espera em termos de formação de professores previsto pelos documentos oficiais de ensino, nos quais o trabalho com as práticas de escuta, leitura e produção textual estão assentadas em uma concepção interacionista da linguagem.
id UNICAMP-12_434da22645611583b74d055af95a5d05
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132015000200267
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAConcepções de linguagemFormação inicial de professorEaDRESUMOEste artigo apresenta uma análise de produções discursivas de licenciandos em Letras - Português de um curso de Graduação na modalidade EaD, de uma universidade pública federal do sul do Brasil, no que se refere às suas concepções de linguagem.A fundamentação teórico-metodológica baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin. Os dados da pesquisa compõem-se de 106 fóruns de discussão; 59 enunciados de atividades avaliativas, postados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem no período de 2007 a 2011; e dados gerados por meio de um questionário, respondido por 61 licenciandos nos seus respectivos polos de apoio de ensino presencial. No tocante às concepções de linguagem discursivizadas pelos sujeitos da pesquisa, os dados apontam para: a) a reenunciação de uma concepção de linguagem que concebe a língua como única/homogênea; b) a reenunciação da noção de variação linguística; e c) a ausência discursiva no que se refere à concepção de linguagem como interação. Esses resultados demonstram um descompasso entre a formação docente inicial e o que se espera em termos de formação de professores previsto pelos documentos oficiais de ensino, nos quais o trabalho com as práticas de escuta, leitura e produção textual estão assentadas em uma concepção interacionista da linguagem.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000200267Trabalhos em Linguística Aplicada v.54 n.2 2015reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/0103-18134639-163711info:eu-repo/semantics/openAccessROHLING,NíveaRODRIGUES,Rosângela Hammespor2015-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132015000200267Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:33.936648Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ROHLING,Nívea
Concepções de linguagem
Formação inicial de professor
EaD
title_short CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author ROHLING,Nívea
author_facet ROHLING,Nívea
RODRIGUES,Rosângela Hammes
author_role author
author2 RODRIGUES,Rosângela Hammes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROHLING,Nívea
RODRIGUES,Rosângela Hammes
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções de linguagem
Formação inicial de professor
EaD
topic Concepções de linguagem
Formação inicial de professor
EaD
description RESUMOEste artigo apresenta uma análise de produções discursivas de licenciandos em Letras - Português de um curso de Graduação na modalidade EaD, de uma universidade pública federal do sul do Brasil, no que se refere às suas concepções de linguagem.A fundamentação teórico-metodológica baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin. Os dados da pesquisa compõem-se de 106 fóruns de discussão; 59 enunciados de atividades avaliativas, postados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem no período de 2007 a 2011; e dados gerados por meio de um questionário, respondido por 61 licenciandos nos seus respectivos polos de apoio de ensino presencial. No tocante às concepções de linguagem discursivizadas pelos sujeitos da pesquisa, os dados apontam para: a) a reenunciação de uma concepção de linguagem que concebe a língua como única/homogênea; b) a reenunciação da noção de variação linguística; e c) a ausência discursiva no que se refere à concepção de linguagem como interação. Esses resultados demonstram um descompasso entre a formação docente inicial e o que se espera em termos de formação de professores previsto pelos documentos oficiais de ensino, nos quais o trabalho com as práticas de escuta, leitura e produção textual estão assentadas em uma concepção interacionista da linguagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000200267
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000200267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-18134639-163711
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.54 n.2 2015
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216525165035520