CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000200267 |
Resumo: | RESUMOEste artigo apresenta uma análise de produções discursivas de licenciandos em Letras - Português de um curso de Graduação na modalidade EaD, de uma universidade pública federal do sul do Brasil, no que se refere às suas concepções de linguagem.A fundamentação teórico-metodológica baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin. Os dados da pesquisa compõem-se de 106 fóruns de discussão; 59 enunciados de atividades avaliativas, postados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem no período de 2007 a 2011; e dados gerados por meio de um questionário, respondido por 61 licenciandos nos seus respectivos polos de apoio de ensino presencial. No tocante às concepções de linguagem discursivizadas pelos sujeitos da pesquisa, os dados apontam para: a) a reenunciação de uma concepção de linguagem que concebe a língua como única/homogênea; b) a reenunciação da noção de variação linguística; e c) a ausência discursiva no que se refere à concepção de linguagem como interação. Esses resultados demonstram um descompasso entre a formação docente inicial e o que se espera em termos de formação de professores previsto pelos documentos oficiais de ensino, nos quais o trabalho com as práticas de escuta, leitura e produção textual estão assentadas em uma concepção interacionista da linguagem. |
id |
UNICAMP-12_434da22645611583b74d055af95a5d05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132015000200267 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAConcepções de linguagemFormação inicial de professorEaDRESUMOEste artigo apresenta uma análise de produções discursivas de licenciandos em Letras - Português de um curso de Graduação na modalidade EaD, de uma universidade pública federal do sul do Brasil, no que se refere às suas concepções de linguagem.A fundamentação teórico-metodológica baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin. Os dados da pesquisa compõem-se de 106 fóruns de discussão; 59 enunciados de atividades avaliativas, postados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem no período de 2007 a 2011; e dados gerados por meio de um questionário, respondido por 61 licenciandos nos seus respectivos polos de apoio de ensino presencial. No tocante às concepções de linguagem discursivizadas pelos sujeitos da pesquisa, os dados apontam para: a) a reenunciação de uma concepção de linguagem que concebe a língua como única/homogênea; b) a reenunciação da noção de variação linguística; e c) a ausência discursiva no que se refere à concepção de linguagem como interação. Esses resultados demonstram um descompasso entre a formação docente inicial e o que se espera em termos de formação de professores previsto pelos documentos oficiais de ensino, nos quais o trabalho com as práticas de escuta, leitura e produção textual estão assentadas em uma concepção interacionista da linguagem.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000200267Trabalhos em Linguística Aplicada v.54 n.2 2015reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/0103-18134639-163711info:eu-repo/semantics/openAccessROHLING,NíveaRODRIGUES,Rosângela Hammespor2015-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132015000200267Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:33.936648Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ROHLING,Nívea Concepções de linguagem Formação inicial de professor EaD |
title_short |
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
ROHLING,Nívea |
author_facet |
ROHLING,Nívea RODRIGUES,Rosângela Hammes |
author_role |
author |
author2 |
RODRIGUES,Rosângela Hammes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROHLING,Nívea RODRIGUES,Rosângela Hammes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções de linguagem Formação inicial de professor EaD |
topic |
Concepções de linguagem Formação inicial de professor EaD |
description |
RESUMOEste artigo apresenta uma análise de produções discursivas de licenciandos em Letras - Português de um curso de Graduação na modalidade EaD, de uma universidade pública federal do sul do Brasil, no que se refere às suas concepções de linguagem.A fundamentação teórico-metodológica baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin. Os dados da pesquisa compõem-se de 106 fóruns de discussão; 59 enunciados de atividades avaliativas, postados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem no período de 2007 a 2011; e dados gerados por meio de um questionário, respondido por 61 licenciandos nos seus respectivos polos de apoio de ensino presencial. No tocante às concepções de linguagem discursivizadas pelos sujeitos da pesquisa, os dados apontam para: a) a reenunciação de uma concepção de linguagem que concebe a língua como única/homogênea; b) a reenunciação da noção de variação linguística; e c) a ausência discursiva no que se refere à concepção de linguagem como interação. Esses resultados demonstram um descompasso entre a formação docente inicial e o que se espera em termos de formação de professores previsto pelos documentos oficiais de ensino, nos quais o trabalho com as práticas de escuta, leitura e produção textual estão assentadas em uma concepção interacionista da linguagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000200267 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000200267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-18134639-163711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.54 n.2 2015 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216525165035520 |