Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2442 |
Resumo: | A Educação brasileira, na perspectiva da globalização, incorporou a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em diversos setores. Atualmente, encontram-se recursos tecnológicos utilizados na gestão dos sistemas de ensino, no gerenciamento de aprendizagens e nas ações de muitos professores em sala de aula. Como objetivo geral, propõe-se compreender o papel da modalidade na formação docente inicial em relação aos processos de democratização do acesso ao Ensino Superior. A fim de alcançar esta meta, estabeleceram-se como objetivos específicos: conceituar a Educação a Distância, relacionar a modalidade com a qualificação profissional dos aspirantes ao magistério e identificar a importância da Tutoria em cursos de Licenciatura na modalidade EaD. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica a respeito do tema, a fim de sistematizar conhecimentos que possam contribuir com futuras reflexões a respeito da EaD. Destacam-se como base autores que discutem a formação de professores na modalidade EaD, tais como Camargos-Júnior (2011), Ferreira (2014), Mill (2012), Moore e Kearsley (2010), Neto (2008) e outros.Considera-se, ainda, a limitação deste estudo, o que exigirá novas pesquisas e o relacionamento destas com as perspectivas teóricas já existentes sobre o tema. |
id |
VERACRUZ-0_fa1ae31f919bd908d5a17d6d1f68c0ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2442 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher trainingTDIC’sEaDFormação docente inicial.A Educação brasileira, na perspectiva da globalização, incorporou a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em diversos setores. Atualmente, encontram-se recursos tecnológicos utilizados na gestão dos sistemas de ensino, no gerenciamento de aprendizagens e nas ações de muitos professores em sala de aula. Como objetivo geral, propõe-se compreender o papel da modalidade na formação docente inicial em relação aos processos de democratização do acesso ao Ensino Superior. A fim de alcançar esta meta, estabeleceram-se como objetivos específicos: conceituar a Educação a Distância, relacionar a modalidade com a qualificação profissional dos aspirantes ao magistério e identificar a importância da Tutoria em cursos de Licenciatura na modalidade EaD. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica a respeito do tema, a fim de sistematizar conhecimentos que possam contribuir com futuras reflexões a respeito da EaD. Destacam-se como base autores que discutem a formação de professores na modalidade EaD, tais como Camargos-Júnior (2011), Ferreira (2014), Mill (2012), Moore e Kearsley (2010), Neto (2008) e outros.Considera-se, ainda, a limitação deste estudo, o que exigirá novas pesquisas e o relacionamento destas com as perspectivas teóricas já existentes sobre o tema.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/244210.34117/bjdv5n7-158Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 9854-9866Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 9854-9866Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 9854-98662525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2442/2475Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edson Vieira da2020-05-22T22:28:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2442Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:50.814262Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training |
title |
Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training |
spellingShingle |
Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training Silva, Edson Vieira da TDIC’s EaD Formação docente inicial. |
title_short |
Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training |
title_full |
Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training |
title_fullStr |
Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training |
title_full_unstemmed |
Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training |
title_sort |
Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training |
author |
Silva, Edson Vieira da |
author_facet |
Silva, Edson Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Edson Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDIC’s EaD Formação docente inicial. |
topic |
TDIC’s EaD Formação docente inicial. |
description |
A Educação brasileira, na perspectiva da globalização, incorporou a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em diversos setores. Atualmente, encontram-se recursos tecnológicos utilizados na gestão dos sistemas de ensino, no gerenciamento de aprendizagens e nas ações de muitos professores em sala de aula. Como objetivo geral, propõe-se compreender o papel da modalidade na formação docente inicial em relação aos processos de democratização do acesso ao Ensino Superior. A fim de alcançar esta meta, estabeleceram-se como objetivos específicos: conceituar a Educação a Distância, relacionar a modalidade com a qualificação profissional dos aspirantes ao magistério e identificar a importância da Tutoria em cursos de Licenciatura na modalidade EaD. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica a respeito do tema, a fim de sistematizar conhecimentos que possam contribuir com futuras reflexões a respeito da EaD. Destacam-se como base autores que discutem a formação de professores na modalidade EaD, tais como Camargos-Júnior (2011), Ferreira (2014), Mill (2012), Moore e Kearsley (2010), Neto (2008) e outros.Considera-se, ainda, a limitação deste estudo, o que exigirá novas pesquisas e o relacionamento destas com as perspectivas teóricas já existentes sobre o tema. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2442 10.34117/bjdv5n7-158 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2442 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n7-158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2442/2475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 9854-9866 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 9854-9866 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 9854-9866 2525-8761 10.34117/bjdv5n7 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645420915589120 |