Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edson Vieira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2442
Resumo: A Educação brasileira, na perspectiva da globalização, incorporou a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em diversos setores. Atualmente, encontram-se recursos tecnológicos utilizados na gestão dos sistemas de ensino, no gerenciamento de aprendizagens e nas ações de muitos professores em sala de aula. Como objetivo geral, propõe-se compreender o papel da modalidade na formação docente inicial em relação aos processos de democratização do acesso ao Ensino Superior. A fim de alcançar esta meta, estabeleceram-se como objetivos específicos: conceituar a Educação a Distância, relacionar a modalidade com a qualificação profissional dos aspirantes ao magistério e identificar a importância da Tutoria em cursos de Licenciatura na modalidade EaD. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica a respeito do tema, a fim de sistematizar conhecimentos que possam contribuir com futuras reflexões a respeito da EaD. Destacam-se como base autores que discutem a formação de professores na modalidade EaD, tais como Camargos-Júnior (2011), Ferreira (2014), Mill (2012), Moore e Kearsley (2010), Neto (2008) e outros.Considera-se, ainda, a limitação deste estudo, o que exigirá novas pesquisas e o relacionamento destas com as perspectivas teóricas já existentes sobre o tema.
id VERACRUZ-0_fa1ae31f919bd908d5a17d6d1f68c0ca
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2442
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher trainingTDIC’sEaDFormação docente inicial.A Educação brasileira, na perspectiva da globalização, incorporou a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em diversos setores. Atualmente, encontram-se recursos tecnológicos utilizados na gestão dos sistemas de ensino, no gerenciamento de aprendizagens e nas ações de muitos professores em sala de aula. Como objetivo geral, propõe-se compreender o papel da modalidade na formação docente inicial em relação aos processos de democratização do acesso ao Ensino Superior. A fim de alcançar esta meta, estabeleceram-se como objetivos específicos: conceituar a Educação a Distância, relacionar a modalidade com a qualificação profissional dos aspirantes ao magistério e identificar a importância da Tutoria em cursos de Licenciatura na modalidade EaD. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica a respeito do tema, a fim de sistematizar conhecimentos que possam contribuir com futuras reflexões a respeito da EaD. Destacam-se como base autores que discutem a formação de professores na modalidade EaD, tais como Camargos-Júnior (2011), Ferreira (2014), Mill (2012), Moore e Kearsley (2010), Neto (2008) e outros.Considera-se, ainda, a limitação deste estudo, o que exigirá novas pesquisas e o relacionamento destas com as perspectivas teóricas já existentes sobre o tema.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/244210.34117/bjdv5n7-158Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 9854-9866Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 9854-9866Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 9854-98662525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2442/2475Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edson Vieira da2020-05-22T22:28:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2442Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:50.814262Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training
title Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training
spellingShingle Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training
Silva, Edson Vieira da
TDIC’s
EaD
Formação docente inicial.
title_short Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training
title_full Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training
title_fullStr Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training
title_full_unstemmed Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training
title_sort Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial / Distance education: a reality in teacher training
author Silva, Edson Vieira da
author_facet Silva, Edson Vieira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edson Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv TDIC’s
EaD
Formação docente inicial.
topic TDIC’s
EaD
Formação docente inicial.
description A Educação brasileira, na perspectiva da globalização, incorporou a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em diversos setores. Atualmente, encontram-se recursos tecnológicos utilizados na gestão dos sistemas de ensino, no gerenciamento de aprendizagens e nas ações de muitos professores em sala de aula. Como objetivo geral, propõe-se compreender o papel da modalidade na formação docente inicial em relação aos processos de democratização do acesso ao Ensino Superior. A fim de alcançar esta meta, estabeleceram-se como objetivos específicos: conceituar a Educação a Distância, relacionar a modalidade com a qualificação profissional dos aspirantes ao magistério e identificar a importância da Tutoria em cursos de Licenciatura na modalidade EaD. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica a respeito do tema, a fim de sistematizar conhecimentos que possam contribuir com futuras reflexões a respeito da EaD. Destacam-se como base autores que discutem a formação de professores na modalidade EaD, tais como Camargos-Júnior (2011), Ferreira (2014), Mill (2012), Moore e Kearsley (2010), Neto (2008) e outros.Considera-se, ainda, a limitação deste estudo, o que exigirá novas pesquisas e o relacionamento destas com as perspectivas teóricas já existentes sobre o tema.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2442
10.34117/bjdv5n7-158
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2442
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n7-158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2442/2475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 9854-9866
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 9854-9866
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 9854-9866
2525-8761
10.34117/bjdv5n7
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645420915589120