TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000300885 |
Resumo: | RESUMO Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História. |
id |
UNICAMP-12_447c33e6a6a3e3e99515be5c144b70b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132017000300885 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS?gêneros textuaisletramento científicopesquisaRESUMO Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000300885Trabalhos em Linguística Aplicada v.56 n.3 2017reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138649155272232info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Wagner RodriguesTavares,ElciaVelez,Luciana de Carvalho Barbalhopor2018-02-05T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132017000300885Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:39.195976Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS? |
title |
TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS? |
spellingShingle |
TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS? Silva,Wagner Rodrigues gêneros textuais letramento científico pesquisa |
title_short |
TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS? |
title_full |
TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS? |
title_fullStr |
TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS? |
title_full_unstemmed |
TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS? |
title_sort |
TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS? |
author |
Silva,Wagner Rodrigues |
author_facet |
Silva,Wagner Rodrigues Tavares,Elcia Velez,Luciana de Carvalho Barbalho |
author_role |
author |
author2 |
Tavares,Elcia Velez,Luciana de Carvalho Barbalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Wagner Rodrigues Tavares,Elcia Velez,Luciana de Carvalho Barbalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gêneros textuais letramento científico pesquisa |
topic |
gêneros textuais letramento científico pesquisa |
description |
RESUMO Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000300885 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000300885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/010318138649155272232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.56 n.3 2017 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216525724975104 |