TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tavares,Elcia, Velez,Luciana de Carvalho Barbalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000300885
Resumo: RESUMO Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História.
id UNICAMP-12_447c33e6a6a3e3e99515be5c144b70b2
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132017000300885
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS?gêneros textuaisletramento científicopesquisaRESUMO Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000300885Trabalhos em Linguística Aplicada v.56 n.3 2017reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138649155272232info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Wagner RodriguesTavares,ElciaVelez,Luciana de Carvalho Barbalhopor2018-02-05T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132017000300885Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:39.195976Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS?
title TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS?
spellingShingle TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS?
Silva,Wagner Rodrigues
gêneros textuais
letramento científico
pesquisa
title_short TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS?
title_full TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS?
title_fullStr TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS?
title_full_unstemmed TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS?
title_sort TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS?
author Silva,Wagner Rodrigues
author_facet Silva,Wagner Rodrigues
Tavares,Elcia
Velez,Luciana de Carvalho Barbalho
author_role author
author2 Tavares,Elcia
Velez,Luciana de Carvalho Barbalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Wagner Rodrigues
Tavares,Elcia
Velez,Luciana de Carvalho Barbalho
dc.subject.por.fl_str_mv gêneros textuais
letramento científico
pesquisa
topic gêneros textuais
letramento científico
pesquisa
description RESUMO Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000300885
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000300885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/010318138649155272232
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.56 n.3 2017
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216525724975104