Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8649155 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História. |
id |
UNICAMP-12_77fe925b0d83a62b3687a3a465235068 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649155 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais?gêneros textuaisletramento científicopesquisaNeste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História.Universidade Estadual de Campinas2018-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8649155Trabalhos em Linguística Aplicada; v. 56 n. 3 (2017); 885-911Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 56 No. 3 (2017); 885-911Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 56 Núm. 3 (2017); 885-9112175-764Xreponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8649155/17469Copyright (c) 2019 Trabalhos em Linguística Aplicadahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner RodriguesTavares, ElciaBarbalho Velez, Luciana de Carvalho2023-07-04T17:24:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649155Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2023-07-04T17:24:47Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais? |
title |
Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais? |
spellingShingle |
Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais? Silva, Wagner Rodrigues gêneros textuais letramento científico pesquisa |
title_short |
Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais? |
title_full |
Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais? |
title_fullStr |
Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais? |
title_full_unstemmed |
Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais? |
title_sort |
Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais? |
author |
Silva, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Silva, Wagner Rodrigues Tavares, Elcia Barbalho Velez, Luciana de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Elcia Barbalho Velez, Luciana de Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wagner Rodrigues Tavares, Elcia Barbalho Velez, Luciana de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gêneros textuais letramento científico pesquisa |
topic |
gêneros textuais letramento científico pesquisa |
description |
Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8649155 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8649155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8649155/17469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Trabalhos em Linguística Aplicada https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Trabalhos em Linguística Aplicada https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada; v. 56 n. 3 (2017); 885-911 Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 56 No. 3 (2017); 885-911 Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 56 Núm. 3 (2017); 885-911 2175-764X reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216523419156480 |