Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tavares, Elcia, Barbalho Velez, Luciana de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8649155
Resumo: Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História.
id UNICAMP-12_77fe925b0d83a62b3687a3a465235068
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649155
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais?gêneros textuaisletramento científicopesquisaNeste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História.Universidade Estadual de Campinas2018-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8649155Trabalhos em Linguística Aplicada; v. 56 n. 3 (2017); 885-911Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 56 No. 3 (2017); 885-911Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 56 Núm. 3 (2017); 885-9112175-764Xreponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8649155/17469Copyright (c) 2019 Trabalhos em Linguística Aplicadahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner RodriguesTavares, ElciaBarbalho Velez, Luciana de Carvalho2023-07-04T17:24:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649155Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2023-07-04T17:24:47Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais?
title Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais?
spellingShingle Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais?
Silva, Wagner Rodrigues
gêneros textuais
letramento científico
pesquisa
title_short Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais?
title_full Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais?
title_fullStr Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais?
title_full_unstemmed Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais?
title_sort Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais?
author Silva, Wagner Rodrigues
author_facet Silva, Wagner Rodrigues
Tavares, Elcia
Barbalho Velez, Luciana de Carvalho
author_role author
author2 Tavares, Elcia
Barbalho Velez, Luciana de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Rodrigues
Tavares, Elcia
Barbalho Velez, Luciana de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv gêneros textuais
letramento científico
pesquisa
topic gêneros textuais
letramento científico
pesquisa
description Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8649155
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8649155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8649155/17469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Trabalhos em Linguística Aplicada
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Trabalhos em Linguística Aplicada
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada; v. 56 n. 3 (2017); 885-911
Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 56 No. 3 (2017); 885-911
Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 56 Núm. 3 (2017); 885-911
2175-764X
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216523419156480