Visões de leitura e concepções que fundamentam os documentos oficiais de ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132012000200002 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é abordar as visões de leitura e as concepções que embasam o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LE) na escola regular de acordo com os documentos oficiais elaborados para orientação da prática docente, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira do Ensino Fundamental (PCN-LE, 1998), a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, voltada para o ensino de Língua Estrangeira Moderna (MEC/SEE, 2008 a), e o Caderno do Professor, destinado para os professores de inglês do ensino médio (SEE, 2008 b). Para tanto, após percorrer as diferentes visões de leitura, com base nos estudos de Coracini (1995, 2000, 2001) e Leffa (1996), foram retomados alguns trechos dos documentos em questão, de modo a observarmos como as propostas e orientações pedagógicas se configuram discursivamente e se são ou não condizentes com a orientação teórica que o material analisado acredita adotar. Em última instância, este estudo pretende refletir sobre os efeitos das concepções de leitura, sujeito e linguagem na constituição e formação do sujeito-aluno leitor de LE. Do ponto de vista teórico, o presente artigo se baliza pela perspectiva discursiva. |
id |
UNICAMP-12_5f0fc61fe7158ec050d2faac4214f2a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132012000200002 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Visões de leitura e concepções que fundamentam os documentos oficiais de ensino e aprendizagem de língua estrangeiraleitura em língua estrangeiradocumentos oficiaisperspectiva discursivaO objetivo deste artigo é abordar as visões de leitura e as concepções que embasam o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LE) na escola regular de acordo com os documentos oficiais elaborados para orientação da prática docente, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira do Ensino Fundamental (PCN-LE, 1998), a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, voltada para o ensino de Língua Estrangeira Moderna (MEC/SEE, 2008 a), e o Caderno do Professor, destinado para os professores de inglês do ensino médio (SEE, 2008 b). Para tanto, após percorrer as diferentes visões de leitura, com base nos estudos de Coracini (1995, 2000, 2001) e Leffa (1996), foram retomados alguns trechos dos documentos em questão, de modo a observarmos como as propostas e orientações pedagógicas se configuram discursivamente e se são ou não condizentes com a orientação teórica que o material analisado acredita adotar. Em última instância, este estudo pretende refletir sobre os efeitos das concepções de leitura, sujeito e linguagem na constituição e formação do sujeito-aluno leitor de LE. Do ponto de vista teórico, o presente artigo se baliza pela perspectiva discursiva.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132012000200002Trabalhos em Linguística Aplicada v.51 n.2 2012reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132012000200002info:eu-repo/semantics/openAccessCavallari,Juliana Santanapor2015-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132012000200002Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:29.818622Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visões de leitura e concepções que fundamentam os documentos oficiais de ensino e aprendizagem de língua estrangeira |
title |
Visões de leitura e concepções que fundamentam os documentos oficiais de ensino e aprendizagem de língua estrangeira |
spellingShingle |
Visões de leitura e concepções que fundamentam os documentos oficiais de ensino e aprendizagem de língua estrangeira Cavallari,Juliana Santana leitura em língua estrangeira documentos oficiais perspectiva discursiva |
title_short |
Visões de leitura e concepções que fundamentam os documentos oficiais de ensino e aprendizagem de língua estrangeira |
title_full |
Visões de leitura e concepções que fundamentam os documentos oficiais de ensino e aprendizagem de língua estrangeira |
title_fullStr |
Visões de leitura e concepções que fundamentam os documentos oficiais de ensino e aprendizagem de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Visões de leitura e concepções que fundamentam os documentos oficiais de ensino e aprendizagem de língua estrangeira |
title_sort |
Visões de leitura e concepções que fundamentam os documentos oficiais de ensino e aprendizagem de língua estrangeira |
author |
Cavallari,Juliana Santana |
author_facet |
Cavallari,Juliana Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavallari,Juliana Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura em língua estrangeira documentos oficiais perspectiva discursiva |
topic |
leitura em língua estrangeira documentos oficiais perspectiva discursiva |
description |
O objetivo deste artigo é abordar as visões de leitura e as concepções que embasam o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LE) na escola regular de acordo com os documentos oficiais elaborados para orientação da prática docente, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira do Ensino Fundamental (PCN-LE, 1998), a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, voltada para o ensino de Língua Estrangeira Moderna (MEC/SEE, 2008 a), e o Caderno do Professor, destinado para os professores de inglês do ensino médio (SEE, 2008 b). Para tanto, após percorrer as diferentes visões de leitura, com base nos estudos de Coracini (1995, 2000, 2001) e Leffa (1996), foram retomados alguns trechos dos documentos em questão, de modo a observarmos como as propostas e orientações pedagógicas se configuram discursivamente e se são ou não condizentes com a orientação teórica que o material analisado acredita adotar. Em última instância, este estudo pretende refletir sobre os efeitos das concepções de leitura, sujeito e linguagem na constituição e formação do sujeito-aluno leitor de LE. Do ponto de vista teórico, o presente artigo se baliza pela perspectiva discursiva. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132012000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132012000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-18132012000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.51 n.2 2012 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216524651233280 |