ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO TRADICIONAL DE GRAMÁTICA VERSUS GÊNEROS DISCURSIVOS E ANÁLISE LINGUÍSTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132021000100268 |
Resumo: | RESUMO Neste artigo, refletimos sobre a influência do livro didático (LD) na condução de atividades tradicionais de gramática na sala de aula e sobre a possibilidade do LD potencializar atividades relacionadas aos gêneros discursivos e ao eixo pedagógico análise linguística nas aulas de língua portuguesa. O objetivo geral do estudo é descrever e analisar como as atividades propostas no LD são dispostas e como podem estar relacionadas com alguns pressupostos das teorias linguísticas contemporâneas. Dessa forma, fundamentamos nosso trabalho apresentando as concepções de linguagem (BAKHTIN, 2009; CHOMSKY, 1957, entre outros), as teorias dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2011; FARACO, 2009) como, também, do ensino de análise linguística (FRANCHI, 2006; GERALDI, 1997, 2016). Pontuamos, ainda, alguns aspectos do uso do livro didático em sala de aula (CORACINI, 1999; LAJOLO, 1996) e, por fim, apresentamos o livro Projeto Teláris, utilizado neste trabalho. Para tanto, tendo como principal recurso o livro didático, realizamos uma pesquisa documental de cunho qualitativo (GIL, 2010; SILVA; MENEZES, 2005). Os dados coletados e analisados sugerem um mascaramento das atividades tradicionais, as quais são nomeadas com termos provenientes de teorias linguísticas contemporâneas, mas, em sua maioria, recaem no ensino explícito de gramática e, assim, se afastam das teorias dos gêneros do discurso e da análise linguística e direcionam o ensino do professor para um trabalho engessado e gramatiqueiro. |
id |
UNICAMP-12_6b6d691ca55ab4cf73675c6ceec25137 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132021000100268 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO TRADICIONAL DE GRAMÁTICA VERSUS GÊNEROS DISCURSIVOS E ANÁLISE LINGUÍSTICAlivro didáticogêneros do discursoanálise linguísticaRESUMO Neste artigo, refletimos sobre a influência do livro didático (LD) na condução de atividades tradicionais de gramática na sala de aula e sobre a possibilidade do LD potencializar atividades relacionadas aos gêneros discursivos e ao eixo pedagógico análise linguística nas aulas de língua portuguesa. O objetivo geral do estudo é descrever e analisar como as atividades propostas no LD são dispostas e como podem estar relacionadas com alguns pressupostos das teorias linguísticas contemporâneas. Dessa forma, fundamentamos nosso trabalho apresentando as concepções de linguagem (BAKHTIN, 2009; CHOMSKY, 1957, entre outros), as teorias dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2011; FARACO, 2009) como, também, do ensino de análise linguística (FRANCHI, 2006; GERALDI, 1997, 2016). Pontuamos, ainda, alguns aspectos do uso do livro didático em sala de aula (CORACINI, 1999; LAJOLO, 1996) e, por fim, apresentamos o livro Projeto Teláris, utilizado neste trabalho. Para tanto, tendo como principal recurso o livro didático, realizamos uma pesquisa documental de cunho qualitativo (GIL, 2010; SILVA; MENEZES, 2005). Os dados coletados e analisados sugerem um mascaramento das atividades tradicionais, as quais são nomeadas com termos provenientes de teorias linguísticas contemporâneas, mas, em sua maioria, recaem no ensino explícito de gramática e, assim, se afastam das teorias dos gêneros do discurso e da análise linguística e direcionam o ensino do professor para um trabalho engessado e gramatiqueiro.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132021000100268Trabalhos em Linguística Aplicada v.60 n.1 2021reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/01031813956481620210310info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Marco André Franco deSaraiva,ÉdersonSousa Filho,Sinval Martins depor2021-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132021000100268Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:54.274891Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO TRADICIONAL DE GRAMÁTICA VERSUS GÊNEROS DISCURSIVOS E ANÁLISE LINGUÍSTICA |
title |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO TRADICIONAL DE GRAMÁTICA VERSUS GÊNEROS DISCURSIVOS E ANÁLISE LINGUÍSTICA |
spellingShingle |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO TRADICIONAL DE GRAMÁTICA VERSUS GÊNEROS DISCURSIVOS E ANÁLISE LINGUÍSTICA Araújo,Marco André Franco de livro didático gêneros do discurso análise linguística |
title_short |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO TRADICIONAL DE GRAMÁTICA VERSUS GÊNEROS DISCURSIVOS E ANÁLISE LINGUÍSTICA |
title_full |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO TRADICIONAL DE GRAMÁTICA VERSUS GÊNEROS DISCURSIVOS E ANÁLISE LINGUÍSTICA |
title_fullStr |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO TRADICIONAL DE GRAMÁTICA VERSUS GÊNEROS DISCURSIVOS E ANÁLISE LINGUÍSTICA |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO TRADICIONAL DE GRAMÁTICA VERSUS GÊNEROS DISCURSIVOS E ANÁLISE LINGUÍSTICA |
title_sort |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO TRADICIONAL DE GRAMÁTICA VERSUS GÊNEROS DISCURSIVOS E ANÁLISE LINGUÍSTICA |
author |
Araújo,Marco André Franco de |
author_facet |
Araújo,Marco André Franco de Saraiva,Éderson Sousa Filho,Sinval Martins de |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva,Éderson Sousa Filho,Sinval Martins de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo,Marco André Franco de Saraiva,Éderson Sousa Filho,Sinval Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
livro didático gêneros do discurso análise linguística |
topic |
livro didático gêneros do discurso análise linguística |
description |
RESUMO Neste artigo, refletimos sobre a influência do livro didático (LD) na condução de atividades tradicionais de gramática na sala de aula e sobre a possibilidade do LD potencializar atividades relacionadas aos gêneros discursivos e ao eixo pedagógico análise linguística nas aulas de língua portuguesa. O objetivo geral do estudo é descrever e analisar como as atividades propostas no LD são dispostas e como podem estar relacionadas com alguns pressupostos das teorias linguísticas contemporâneas. Dessa forma, fundamentamos nosso trabalho apresentando as concepções de linguagem (BAKHTIN, 2009; CHOMSKY, 1957, entre outros), as teorias dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2011; FARACO, 2009) como, também, do ensino de análise linguística (FRANCHI, 2006; GERALDI, 1997, 2016). Pontuamos, ainda, alguns aspectos do uso do livro didático em sala de aula (CORACINI, 1999; LAJOLO, 1996) e, por fim, apresentamos o livro Projeto Teláris, utilizado neste trabalho. Para tanto, tendo como principal recurso o livro didático, realizamos uma pesquisa documental de cunho qualitativo (GIL, 2010; SILVA; MENEZES, 2005). Os dados coletados e analisados sugerem um mascaramento das atividades tradicionais, as quais são nomeadas com termos provenientes de teorias linguísticas contemporâneas, mas, em sua maioria, recaem no ensino explícito de gramática e, assim, se afastam das teorias dos gêneros do discurso e da análise linguística e direcionam o ensino do professor para um trabalho engessado e gramatiqueiro. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132021000100268 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132021000100268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/01031813956481620210310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.60 n.1 2021 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216526799765504 |