ENTRE OLHARES E PERCEPÇÕES: AS VIVÊNCIAS COM A CULTURA ESCRITA ACADÊMICA POR PARTE DE UMA TRABALHADORA TERCEIRIZADA INSERIDA EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alano,Natassia D’Agostin
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pires Junior,Humberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132022000100276
Resumo: RESUMO Este trabalho tem como temática as vivências com a cultura [escrita] acadêmica por parte de um sujeito trabalhador de serviços gerais no âmbito da esfera universitária. Para a realização deste estudo, partimos de reflexões de Cerutti-Rizzatti, Pedralli e Tomazzoni (2016) com o objetivo de compreender o modo como esse sujeito-participante se inscreve na cultura escrita acadêmica, a partir da esfera laboral, e como ele assimila essa mesma cultura em diálogo com seus valores e crenças. Nossa busca por essa compreensão nos levou também a questões que envolvem as subjetividades do sujeito-participante. A partir da geração de dados, buscamos travar reflexões analíticas que partiram de dois campos epistemológicos: a perspectiva bakhtiniana (BAKHTIN, 2010 [1979], 2010 [1920-24]), visando compreender a relação dialógica dos sujeitos com a cultura acadêmica; e os estudos foucaultianos (FOUCAULT, 1995 [1982a], 2014 [1976]) com o propósito de compreender o aspecto político e institucional em tal contexto. Tratou-se de estudo de um caso (DUFF, 2012), a partir do qual utilizamos os seguintes instrumentos de análise: entrevista semiestruturada, observação participante, gravação em áudio, diário de campo e fotografias. A imersão em campo nos trouxe os seguintes questionamentos: como esse sujeito, imerso no contexto acadêmico, se relaciona com a esfera laboral? De que modo essa microanálise pode nos auxiliar a pensar as políticas linguísticas acadêmicas, no que se refere a práticas de inclusão e de “audibilidade/visibilidade” das vozes cotidianas?
id UNICAMP-12_726c94ea7be71705c01a09bc9c4b5d21
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132022000100276
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling ENTRE OLHARES E PERCEPÇÕES: AS VIVÊNCIAS COM A CULTURA ESCRITA ACADÊMICA POR PARTE DE UMA TRABALHADORA TERCEIRIZADA INSERIDA EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIOtrabalho terceirizadoesfera universitáriasubjetividadeRESUMO Este trabalho tem como temática as vivências com a cultura [escrita] acadêmica por parte de um sujeito trabalhador de serviços gerais no âmbito da esfera universitária. Para a realização deste estudo, partimos de reflexões de Cerutti-Rizzatti, Pedralli e Tomazzoni (2016) com o objetivo de compreender o modo como esse sujeito-participante se inscreve na cultura escrita acadêmica, a partir da esfera laboral, e como ele assimila essa mesma cultura em diálogo com seus valores e crenças. Nossa busca por essa compreensão nos levou também a questões que envolvem as subjetividades do sujeito-participante. A partir da geração de dados, buscamos travar reflexões analíticas que partiram de dois campos epistemológicos: a perspectiva bakhtiniana (BAKHTIN, 2010 [1979], 2010 [1920-24]), visando compreender a relação dialógica dos sujeitos com a cultura acadêmica; e os estudos foucaultianos (FOUCAULT, 1995 [1982a], 2014 [1976]) com o propósito de compreender o aspecto político e institucional em tal contexto. Tratou-se de estudo de um caso (DUFF, 2012), a partir do qual utilizamos os seguintes instrumentos de análise: entrevista semiestruturada, observação participante, gravação em áudio, diário de campo e fotografias. A imersão em campo nos trouxe os seguintes questionamentos: como esse sujeito, imerso no contexto acadêmico, se relaciona com a esfera laboral? De que modo essa microanálise pode nos auxiliar a pensar as políticas linguísticas acadêmicas, no que se refere a práticas de inclusão e de “audibilidade/visibilidade” das vozes cotidianas?UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132022000100276Trabalhos em Linguística Aplicada v.61 n.1 2022reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/01031813v61n120228658974info:eu-repo/semantics/openAccessAlano,Natassia D’AgostinPires Junior,Humbertopor2022-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132022000100276Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:57.689663Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE OLHARES E PERCEPÇÕES: AS VIVÊNCIAS COM A CULTURA ESCRITA ACADÊMICA POR PARTE DE UMA TRABALHADORA TERCEIRIZADA INSERIDA EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
title ENTRE OLHARES E PERCEPÇÕES: AS VIVÊNCIAS COM A CULTURA ESCRITA ACADÊMICA POR PARTE DE UMA TRABALHADORA TERCEIRIZADA INSERIDA EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
spellingShingle ENTRE OLHARES E PERCEPÇÕES: AS VIVÊNCIAS COM A CULTURA ESCRITA ACADÊMICA POR PARTE DE UMA TRABALHADORA TERCEIRIZADA INSERIDA EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
Alano,Natassia D’Agostin
trabalho terceirizado
esfera universitária
subjetividade
title_short ENTRE OLHARES E PERCEPÇÕES: AS VIVÊNCIAS COM A CULTURA ESCRITA ACADÊMICA POR PARTE DE UMA TRABALHADORA TERCEIRIZADA INSERIDA EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
title_full ENTRE OLHARES E PERCEPÇÕES: AS VIVÊNCIAS COM A CULTURA ESCRITA ACADÊMICA POR PARTE DE UMA TRABALHADORA TERCEIRIZADA INSERIDA EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
title_fullStr ENTRE OLHARES E PERCEPÇÕES: AS VIVÊNCIAS COM A CULTURA ESCRITA ACADÊMICA POR PARTE DE UMA TRABALHADORA TERCEIRIZADA INSERIDA EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
title_full_unstemmed ENTRE OLHARES E PERCEPÇÕES: AS VIVÊNCIAS COM A CULTURA ESCRITA ACADÊMICA POR PARTE DE UMA TRABALHADORA TERCEIRIZADA INSERIDA EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
title_sort ENTRE OLHARES E PERCEPÇÕES: AS VIVÊNCIAS COM A CULTURA ESCRITA ACADÊMICA POR PARTE DE UMA TRABALHADORA TERCEIRIZADA INSERIDA EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
author Alano,Natassia D’Agostin
author_facet Alano,Natassia D’Agostin
Pires Junior,Humberto
author_role author
author2 Pires Junior,Humberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alano,Natassia D’Agostin
Pires Junior,Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho terceirizado
esfera universitária
subjetividade
topic trabalho terceirizado
esfera universitária
subjetividade
description RESUMO Este trabalho tem como temática as vivências com a cultura [escrita] acadêmica por parte de um sujeito trabalhador de serviços gerais no âmbito da esfera universitária. Para a realização deste estudo, partimos de reflexões de Cerutti-Rizzatti, Pedralli e Tomazzoni (2016) com o objetivo de compreender o modo como esse sujeito-participante se inscreve na cultura escrita acadêmica, a partir da esfera laboral, e como ele assimila essa mesma cultura em diálogo com seus valores e crenças. Nossa busca por essa compreensão nos levou também a questões que envolvem as subjetividades do sujeito-participante. A partir da geração de dados, buscamos travar reflexões analíticas que partiram de dois campos epistemológicos: a perspectiva bakhtiniana (BAKHTIN, 2010 [1979], 2010 [1920-24]), visando compreender a relação dialógica dos sujeitos com a cultura acadêmica; e os estudos foucaultianos (FOUCAULT, 1995 [1982a], 2014 [1976]) com o propósito de compreender o aspecto político e institucional em tal contexto. Tratou-se de estudo de um caso (DUFF, 2012), a partir do qual utilizamos os seguintes instrumentos de análise: entrevista semiestruturada, observação participante, gravação em áudio, diário de campo e fotografias. A imersão em campo nos trouxe os seguintes questionamentos: como esse sujeito, imerso no contexto acadêmico, se relaciona com a esfera laboral? De que modo essa microanálise pode nos auxiliar a pensar as políticas linguísticas acadêmicas, no que se refere a práticas de inclusão e de “audibilidade/visibilidade” das vozes cotidianas?
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132022000100276
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132022000100276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/01031813v61n120228658974
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.61 n.1 2022
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216527096512512