Engajamento na perspectiva linguística sistêmico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ninin,Maria Otília Guimarães
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barbara,Leila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132013000100008
Resumo: O estudo analisa, na perspectiva da teoria da avaliatividade, especificamente no subsistema de engajamento (MARTIN, 2000; WHITE, 2004 [2002]; MARTIN e WHITE, 2005), como estudantes de graduação em Letras apresentam vozes teóricas em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), revelando preferência por expansão dialógica do tipo ponderação (probabilidade) e atribuição (reconhecimento). Resultados evidenciam pequena responsabilidade da voz autoral.
id UNICAMP-12_761cca6ac69dd67b17d505d4a431d780
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132013000100008
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Engajamento na perspectiva linguística sistêmico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de Letrasengajamentoexpansão dialógicacontração dialógicaO estudo analisa, na perspectiva da teoria da avaliatividade, especificamente no subsistema de engajamento (MARTIN, 2000; WHITE, 2004 [2002]; MARTIN e WHITE, 2005), como estudantes de graduação em Letras apresentam vozes teóricas em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), revelando preferência por expansão dialógica do tipo ponderação (probabilidade) e atribuição (reconhecimento). Resultados evidenciam pequena responsabilidade da voz autoral.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132013000100008Trabalhos em Linguística Aplicada v.52 n.1 2013reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132013000100008info:eu-repo/semantics/openAccessNinin,Maria Otília GuimarãesBarbara,Leilapor2013-07-16T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132013000100008Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:30.881617Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Engajamento na perspectiva linguística sistêmico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de Letras
title Engajamento na perspectiva linguística sistêmico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de Letras
spellingShingle Engajamento na perspectiva linguística sistêmico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de Letras
Ninin,Maria Otília Guimarães
engajamento
expansão dialógica
contração dialógica
title_short Engajamento na perspectiva linguística sistêmico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de Letras
title_full Engajamento na perspectiva linguística sistêmico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de Letras
title_fullStr Engajamento na perspectiva linguística sistêmico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de Letras
title_full_unstemmed Engajamento na perspectiva linguística sistêmico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de Letras
title_sort Engajamento na perspectiva linguística sistêmico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de Letras
author Ninin,Maria Otília Guimarães
author_facet Ninin,Maria Otília Guimarães
Barbara,Leila
author_role author
author2 Barbara,Leila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ninin,Maria Otília Guimarães
Barbara,Leila
dc.subject.por.fl_str_mv engajamento
expansão dialógica
contração dialógica
topic engajamento
expansão dialógica
contração dialógica
description O estudo analisa, na perspectiva da teoria da avaliatividade, especificamente no subsistema de engajamento (MARTIN, 2000; WHITE, 2004 [2002]; MARTIN e WHITE, 2005), como estudantes de graduação em Letras apresentam vozes teóricas em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), revelando preferência por expansão dialógica do tipo ponderação (probabilidade) e atribuição (reconhecimento). Resultados evidenciam pequena responsabilidade da voz autoral.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132013000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132013000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-18132013000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.52 n.1 2013
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216524673253376