DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes,Jozanes Assunção
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100009
Resumo: RESUMO Em julho de 2015, o Ministério da Educação aprovou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, revogando as Diretrizes de 2002, instituídas pela Resolução CNE/CP n. 01/2002. Sob a perspectiva da teoria dialógica bakhtiniana, este artigo analisa as relações dialógicas que se engendram no Parecer CNE/CP n. 2/2015, que apresenta as novas Diretrizes, focalizando o posicionamento valorativo dos enunciadores com relação ao discurso da formação para as competências. Examina as relações que o Parecer CNE/CP n. 2/2015 estabelece no diálogo com o Parecer CNE/CP n. 009/2001 - que fundamentou as Diretrizes revogadas, e com os discursos oficiais que tratam da formação para as competências, mobilizados no texto. A análise evidencia que ao mesmo tempo em que o discurso do Parecer CNE/CP n. 2/2015 tenta negar vinculação com o modelo de formação baseado em competências - apagando e substituindo termos a ele relacionados - apresenta grande convergência com as diretrizes revogadas, que tomaram o conceito de competências como nuclear para a formação de professores.
id UNICAMP-12_8e8d7717ae66fce53006ba199ef1ad58
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132017000100009
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTEDiretrizes Curriculares Nacionais para Formação DocenteCompetênciasRelações dialógicas.RESUMO Em julho de 2015, o Ministério da Educação aprovou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, revogando as Diretrizes de 2002, instituídas pela Resolução CNE/CP n. 01/2002. Sob a perspectiva da teoria dialógica bakhtiniana, este artigo analisa as relações dialógicas que se engendram no Parecer CNE/CP n. 2/2015, que apresenta as novas Diretrizes, focalizando o posicionamento valorativo dos enunciadores com relação ao discurso da formação para as competências. Examina as relações que o Parecer CNE/CP n. 2/2015 estabelece no diálogo com o Parecer CNE/CP n. 009/2001 - que fundamentou as Diretrizes revogadas, e com os discursos oficiais que tratam da formação para as competências, mobilizados no texto. A análise evidencia que ao mesmo tempo em que o discurso do Parecer CNE/CP n. 2/2015 tenta negar vinculação com o modelo de formação baseado em competências - apagando e substituindo termos a ele relacionados - apresenta grande convergência com as diretrizes revogadas, que tomaram o conceito de competências como nuclear para a formação de professores.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100009Trabalhos em Linguística Aplicada v.56 n.1 2017reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318135079180041info:eu-repo/semantics/openAccessNunes,Jozanes Assunçãopor2017-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132017000100009Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:37.071555Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE
title DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE
Nunes,Jozanes Assunção
Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Docente
Competências
Relações dialógicas.
title_short DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE
author Nunes,Jozanes Assunção
author_facet Nunes,Jozanes Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes,Jozanes Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Docente
Competências
Relações dialógicas.
topic Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Docente
Competências
Relações dialógicas.
description RESUMO Em julho de 2015, o Ministério da Educação aprovou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, revogando as Diretrizes de 2002, instituídas pela Resolução CNE/CP n. 01/2002. Sob a perspectiva da teoria dialógica bakhtiniana, este artigo analisa as relações dialógicas que se engendram no Parecer CNE/CP n. 2/2015, que apresenta as novas Diretrizes, focalizando o posicionamento valorativo dos enunciadores com relação ao discurso da formação para as competências. Examina as relações que o Parecer CNE/CP n. 2/2015 estabelece no diálogo com o Parecer CNE/CP n. 009/2001 - que fundamentou as Diretrizes revogadas, e com os discursos oficiais que tratam da formação para as competências, mobilizados no texto. A análise evidencia que ao mesmo tempo em que o discurso do Parecer CNE/CP n. 2/2015 tenta negar vinculação com o modelo de formação baseado em competências - apagando e substituindo termos a ele relacionados - apresenta grande convergência com as diretrizes revogadas, que tomaram o conceito de competências como nuclear para a formação de professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/010318135079180041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.56 n.1 2017
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216525230047232