DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100009 |
Resumo: | RESUMO Em julho de 2015, o Ministério da Educação aprovou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, revogando as Diretrizes de 2002, instituídas pela Resolução CNE/CP n. 01/2002. Sob a perspectiva da teoria dialógica bakhtiniana, este artigo analisa as relações dialógicas que se engendram no Parecer CNE/CP n. 2/2015, que apresenta as novas Diretrizes, focalizando o posicionamento valorativo dos enunciadores com relação ao discurso da formação para as competências. Examina as relações que o Parecer CNE/CP n. 2/2015 estabelece no diálogo com o Parecer CNE/CP n. 009/2001 - que fundamentou as Diretrizes revogadas, e com os discursos oficiais que tratam da formação para as competências, mobilizados no texto. A análise evidencia que ao mesmo tempo em que o discurso do Parecer CNE/CP n. 2/2015 tenta negar vinculação com o modelo de formação baseado em competências - apagando e substituindo termos a ele relacionados - apresenta grande convergência com as diretrizes revogadas, que tomaram o conceito de competências como nuclear para a formação de professores. |
id |
UNICAMP-12_8e8d7717ae66fce53006ba199ef1ad58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132017000100009 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTEDiretrizes Curriculares Nacionais para Formação DocenteCompetênciasRelações dialógicas.RESUMO Em julho de 2015, o Ministério da Educação aprovou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, revogando as Diretrizes de 2002, instituídas pela Resolução CNE/CP n. 01/2002. Sob a perspectiva da teoria dialógica bakhtiniana, este artigo analisa as relações dialógicas que se engendram no Parecer CNE/CP n. 2/2015, que apresenta as novas Diretrizes, focalizando o posicionamento valorativo dos enunciadores com relação ao discurso da formação para as competências. Examina as relações que o Parecer CNE/CP n. 2/2015 estabelece no diálogo com o Parecer CNE/CP n. 009/2001 - que fundamentou as Diretrizes revogadas, e com os discursos oficiais que tratam da formação para as competências, mobilizados no texto. A análise evidencia que ao mesmo tempo em que o discurso do Parecer CNE/CP n. 2/2015 tenta negar vinculação com o modelo de formação baseado em competências - apagando e substituindo termos a ele relacionados - apresenta grande convergência com as diretrizes revogadas, que tomaram o conceito de competências como nuclear para a formação de professores.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100009Trabalhos em Linguística Aplicada v.56 n.1 2017reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318135079180041info:eu-repo/semantics/openAccessNunes,Jozanes Assunçãopor2017-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132017000100009Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:37.071555Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE Nunes,Jozanes Assunção Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Docente Competências Relações dialógicas. |
title_short |
DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
DISCURSOS (RE)VELADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Nunes,Jozanes Assunção |
author_facet |
Nunes,Jozanes Assunção |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes,Jozanes Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Docente Competências Relações dialógicas. |
topic |
Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Docente Competências Relações dialógicas. |
description |
RESUMO Em julho de 2015, o Ministério da Educação aprovou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, revogando as Diretrizes de 2002, instituídas pela Resolução CNE/CP n. 01/2002. Sob a perspectiva da teoria dialógica bakhtiniana, este artigo analisa as relações dialógicas que se engendram no Parecer CNE/CP n. 2/2015, que apresenta as novas Diretrizes, focalizando o posicionamento valorativo dos enunciadores com relação ao discurso da formação para as competências. Examina as relações que o Parecer CNE/CP n. 2/2015 estabelece no diálogo com o Parecer CNE/CP n. 009/2001 - que fundamentou as Diretrizes revogadas, e com os discursos oficiais que tratam da formação para as competências, mobilizados no texto. A análise evidencia que ao mesmo tempo em que o discurso do Parecer CNE/CP n. 2/2015 tenta negar vinculação com o modelo de formação baseado em competências - apagando e substituindo termos a ele relacionados - apresenta grande convergência com as diretrizes revogadas, que tomaram o conceito de competências como nuclear para a formação de professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/010318135079180041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.56 n.1 2017 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216525230047232 |