POR CAUSA DA REDONDILHA: AGÊNCIA E AUTORIA EM UM GÊNERO POÉTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000100009 |
Resumo: | RESUMO A escrita de poemas sempre teve um lugar na escola, principalmente com alunos e professores selecionados em concursos e festividades. Dessa forma, criou-se a representação de poema como excepcionalidade carregada de certa emoção. Nesse "contrato", ao trazer textos de variadas épocas e subgêneros, encontrava-se resistência, porque o enunciado apresentado aos alunos não se assemelhava às imagens já estabelecidas (MICHELETTI, 2000). Estudos recentes, no entanto, apontam a leitura e produção de poemas em novas chaves (NOGUEIRA, 2008; COSSOM, 2006), o que nos levou, neste artigo, à análise dessas propostas de mudança de lugar discursivo para o aluno e para o professor no momento da produção e circulação dos poemas rompendo com o modo de representação tradicional. Ao propor a elaboração de um poema, cujo tema era "a infância em redondilhas", estabeleceu-se como objetivo a agência (BAZERMAN, 2006) em todas as etapas da escrita, posicionando o professor como um editor-orientador do poeta-aluno. A aplicação foi feita durante o primeiro e segundo semestres de 2008, 2009 e 2010 no 5º período de Língua Portuguesa - Estilística, em Letras - Tradutor e Intérprete. As estratégias adotadas foram as da sequência didática (SCHNEWULY, DOLZ, 2004). As interações aconteceram em sala de aula e, posteriormente, de acordo com o ritmo e necessidade de cada um, por e-mail para facilitar o registro das diversas etapas e o desenvolvimento de uma reflexão sobre o fazer autoral, as dificuldades e as soluções na busca da "obra prima" (JOLIBERT, 1994). O que se configurou, em cada um dos grupos, foram diferentes soluções, que ratificam a emergência de estratégias para cada atividade de escrita, promovendo, para o professor, novos lugares. Busca-se assim, na análise dessa aplicação, compreender como esses novos papéis contribuem para o aprendizado autoral dentro da concepção de poema como gênero poético (BARBOSA, 2001, PADILHA, 2011). |
id |
UNICAMP-12_af73a818c8fa12bc4e015ae35f5a3d79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132016000100009 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POR CAUSA DA REDONDILHA: AGÊNCIA E AUTORIA EM UM GÊNERO POÉTICOpoemaagênciaautoria.RESUMO A escrita de poemas sempre teve um lugar na escola, principalmente com alunos e professores selecionados em concursos e festividades. Dessa forma, criou-se a representação de poema como excepcionalidade carregada de certa emoção. Nesse "contrato", ao trazer textos de variadas épocas e subgêneros, encontrava-se resistência, porque o enunciado apresentado aos alunos não se assemelhava às imagens já estabelecidas (MICHELETTI, 2000). Estudos recentes, no entanto, apontam a leitura e produção de poemas em novas chaves (NOGUEIRA, 2008; COSSOM, 2006), o que nos levou, neste artigo, à análise dessas propostas de mudança de lugar discursivo para o aluno e para o professor no momento da produção e circulação dos poemas rompendo com o modo de representação tradicional. Ao propor a elaboração de um poema, cujo tema era "a infância em redondilhas", estabeleceu-se como objetivo a agência (BAZERMAN, 2006) em todas as etapas da escrita, posicionando o professor como um editor-orientador do poeta-aluno. A aplicação foi feita durante o primeiro e segundo semestres de 2008, 2009 e 2010 no 5º período de Língua Portuguesa - Estilística, em Letras - Tradutor e Intérprete. As estratégias adotadas foram as da sequência didática (SCHNEWULY, DOLZ, 2004). As interações aconteceram em sala de aula e, posteriormente, de acordo com o ritmo e necessidade de cada um, por e-mail para facilitar o registro das diversas etapas e o desenvolvimento de uma reflexão sobre o fazer autoral, as dificuldades e as soluções na busca da "obra prima" (JOLIBERT, 1994). O que se configurou, em cada um dos grupos, foram diferentes soluções, que ratificam a emergência de estratégias para cada atividade de escrita, promovendo, para o professor, novos lugares. Busca-se assim, na análise dessa aplicação, compreender como esses novos papéis contribuem para o aprendizado autoral dentro da concepção de poema como gênero poético (BARBOSA, 2001, PADILHA, 2011).UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000100009Trabalhos em Linguística Aplicada v.55 n.1 2016reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318135021177521info:eu-repo/semantics/openAccessGebara,Ana Elvira Lucianopor2016-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132016000100009Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:34.841096Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR CAUSA DA REDONDILHA: AGÊNCIA E AUTORIA EM UM GÊNERO POÉTICO |
title |
POR CAUSA DA REDONDILHA: AGÊNCIA E AUTORIA EM UM GÊNERO POÉTICO |
spellingShingle |
POR CAUSA DA REDONDILHA: AGÊNCIA E AUTORIA EM UM GÊNERO POÉTICO Gebara,Ana Elvira Luciano poema agência autoria. |
title_short |
POR CAUSA DA REDONDILHA: AGÊNCIA E AUTORIA EM UM GÊNERO POÉTICO |
title_full |
POR CAUSA DA REDONDILHA: AGÊNCIA E AUTORIA EM UM GÊNERO POÉTICO |
title_fullStr |
POR CAUSA DA REDONDILHA: AGÊNCIA E AUTORIA EM UM GÊNERO POÉTICO |
title_full_unstemmed |
POR CAUSA DA REDONDILHA: AGÊNCIA E AUTORIA EM UM GÊNERO POÉTICO |
title_sort |
POR CAUSA DA REDONDILHA: AGÊNCIA E AUTORIA EM UM GÊNERO POÉTICO |
author |
Gebara,Ana Elvira Luciano |
author_facet |
Gebara,Ana Elvira Luciano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gebara,Ana Elvira Luciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
poema agência autoria. |
topic |
poema agência autoria. |
description |
RESUMO A escrita de poemas sempre teve um lugar na escola, principalmente com alunos e professores selecionados em concursos e festividades. Dessa forma, criou-se a representação de poema como excepcionalidade carregada de certa emoção. Nesse "contrato", ao trazer textos de variadas épocas e subgêneros, encontrava-se resistência, porque o enunciado apresentado aos alunos não se assemelhava às imagens já estabelecidas (MICHELETTI, 2000). Estudos recentes, no entanto, apontam a leitura e produção de poemas em novas chaves (NOGUEIRA, 2008; COSSOM, 2006), o que nos levou, neste artigo, à análise dessas propostas de mudança de lugar discursivo para o aluno e para o professor no momento da produção e circulação dos poemas rompendo com o modo de representação tradicional. Ao propor a elaboração de um poema, cujo tema era "a infância em redondilhas", estabeleceu-se como objetivo a agência (BAZERMAN, 2006) em todas as etapas da escrita, posicionando o professor como um editor-orientador do poeta-aluno. A aplicação foi feita durante o primeiro e segundo semestres de 2008, 2009 e 2010 no 5º período de Língua Portuguesa - Estilística, em Letras - Tradutor e Intérprete. As estratégias adotadas foram as da sequência didática (SCHNEWULY, DOLZ, 2004). As interações aconteceram em sala de aula e, posteriormente, de acordo com o ritmo e necessidade de cada um, por e-mail para facilitar o registro das diversas etapas e o desenvolvimento de uma reflexão sobre o fazer autoral, as dificuldades e as soluções na busca da "obra prima" (JOLIBERT, 1994). O que se configurou, em cada um dos grupos, foram diferentes soluções, que ratificam a emergência de estratégias para cada atividade de escrita, promovendo, para o professor, novos lugares. Busca-se assim, na análise dessa aplicação, compreender como esses novos papéis contribuem para o aprendizado autoral dentro da concepção de poema como gênero poético (BARBOSA, 2001, PADILHA, 2011). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/010318135021177521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.55 n.1 2016 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216525182861312 |