A educação infantil descobrindo a língua inglesa: interação professor/aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000200009 |
Resumo: | Este estudo trata de uma pesquisa de cunho etnográfico sobre a interação entre uma professora e seus pequenos aprendizes na aula de inglês como língua estrangeira (LE). Os dados da pesquisa foram coletados numa escola de Educação Infantil, por meio de gravações em vídeo, notas de campo da professora e de uma observadora. Conforme Ellis (1997), aqueles que cuidam de crianças, que estão aprendendo a língua materna, tendem a modificar seu discurso ao falarem com elas. Assim também acontece com professores que atuam com alunos com idade abaixo de seis anos. Os resultados desse estudo podem contribuir para tornar professores, atuantes no ensino de inglês-LE para crianças, mais conscientes do papel que o seu discurso tem como facilitador da compreensão nas interações na sala de aula de LE. |
id |
UNICAMP-12_c1224410d2b6c3b6f3e2c0dce61306e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132009000200009 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação infantil descobrindo a língua inglesa: interação professor/alunointeraçãoprofessor/alunoinglês-LEEste estudo trata de uma pesquisa de cunho etnográfico sobre a interação entre uma professora e seus pequenos aprendizes na aula de inglês como língua estrangeira (LE). Os dados da pesquisa foram coletados numa escola de Educação Infantil, por meio de gravações em vídeo, notas de campo da professora e de uma observadora. Conforme Ellis (1997), aqueles que cuidam de crianças, que estão aprendendo a língua materna, tendem a modificar seu discurso ao falarem com elas. Assim também acontece com professores que atuam com alunos com idade abaixo de seis anos. Os resultados desse estudo podem contribuir para tornar professores, atuantes no ensino de inglês-LE para crianças, mais conscientes do papel que o seu discurso tem como facilitador da compreensão nas interações na sala de aula de LE.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000200009Trabalhos em Linguística Aplicada v.48 n.2 2009reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132009000200009info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Raquel Cristina Mendes depor2010-01-12T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132009000200009Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:25.614773Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação infantil descobrindo a língua inglesa: interação professor/aluno |
title |
A educação infantil descobrindo a língua inglesa: interação professor/aluno |
spellingShingle |
A educação infantil descobrindo a língua inglesa: interação professor/aluno Carvalho,Raquel Cristina Mendes de interação professor/aluno inglês-LE |
title_short |
A educação infantil descobrindo a língua inglesa: interação professor/aluno |
title_full |
A educação infantil descobrindo a língua inglesa: interação professor/aluno |
title_fullStr |
A educação infantil descobrindo a língua inglesa: interação professor/aluno |
title_full_unstemmed |
A educação infantil descobrindo a língua inglesa: interação professor/aluno |
title_sort |
A educação infantil descobrindo a língua inglesa: interação professor/aluno |
author |
Carvalho,Raquel Cristina Mendes de |
author_facet |
Carvalho,Raquel Cristina Mendes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho,Raquel Cristina Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interação professor/aluno inglês-LE |
topic |
interação professor/aluno inglês-LE |
description |
Este estudo trata de uma pesquisa de cunho etnográfico sobre a interação entre uma professora e seus pequenos aprendizes na aula de inglês como língua estrangeira (LE). Os dados da pesquisa foram coletados numa escola de Educação Infantil, por meio de gravações em vídeo, notas de campo da professora e de uma observadora. Conforme Ellis (1997), aqueles que cuidam de crianças, que estão aprendendo a língua materna, tendem a modificar seu discurso ao falarem com elas. Assim também acontece com professores que atuam com alunos com idade abaixo de seis anos. Os resultados desse estudo podem contribuir para tornar professores, atuantes no ensino de inglês-LE para crianças, mais conscientes do papel que o seu discurso tem como facilitador da compreensão nas interações na sala de aula de LE. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-18132009000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.48 n.2 2009 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216524120653824 |