Relatório de estágio supervisionado como gênero discursivo mediador da formação do professor de língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Melo,Lívia Chaves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132008000100008
Resumo: Este trabalho se propõe a investigar o processo de formação do professor e a construção de objetos de ensino, em disciplinas de estágio supervisionado de ensino de língua materna. A investigação é realizada por meio da análise documental dos relatórios finais, produzidos pelos professores em formação, nas disciplinas mencionadas. Os relatórios são configurados como um gênero discursivo bastante instável e complexo, o que é desencadeado pela mobilização de diferentes saberes docentes orientadores da prática profissional do professor em formação inicial. Os resultados mostram a necessidade da constante investigação ou reflexão sobre a ação docente. A perspectiva transdisciplinar da lingüística aplicada é assumida neste trabalho.
id UNICAMP-12_c51d987a272043474022fcc7e9241a48
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132008000100008
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Relatório de estágio supervisionado como gênero discursivo mediador da formação do professor de língua maternaensino de línguamaterial didáticosaberes docentesEste trabalho se propõe a investigar o processo de formação do professor e a construção de objetos de ensino, em disciplinas de estágio supervisionado de ensino de língua materna. A investigação é realizada por meio da análise documental dos relatórios finais, produzidos pelos professores em formação, nas disciplinas mencionadas. Os relatórios são configurados como um gênero discursivo bastante instável e complexo, o que é desencadeado pela mobilização de diferentes saberes docentes orientadores da prática profissional do professor em formação inicial. Os resultados mostram a necessidade da constante investigação ou reflexão sobre a ação docente. A perspectiva transdisciplinar da lingüística aplicada é assumida neste trabalho.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132008000100008Trabalhos em Linguística Aplicada v.47 n.1 2008reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132008000100008info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Wagner RodriguesMelo,Lívia Chaves depor2009-06-16T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132008000100008Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:23.527081Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio supervisionado como gênero discursivo mediador da formação do professor de língua materna
title Relatório de estágio supervisionado como gênero discursivo mediador da formação do professor de língua materna
spellingShingle Relatório de estágio supervisionado como gênero discursivo mediador da formação do professor de língua materna
Silva,Wagner Rodrigues
ensino de língua
material didático
saberes docentes
title_short Relatório de estágio supervisionado como gênero discursivo mediador da formação do professor de língua materna
title_full Relatório de estágio supervisionado como gênero discursivo mediador da formação do professor de língua materna
title_fullStr Relatório de estágio supervisionado como gênero discursivo mediador da formação do professor de língua materna
title_full_unstemmed Relatório de estágio supervisionado como gênero discursivo mediador da formação do professor de língua materna
title_sort Relatório de estágio supervisionado como gênero discursivo mediador da formação do professor de língua materna
author Silva,Wagner Rodrigues
author_facet Silva,Wagner Rodrigues
Melo,Lívia Chaves de
author_role author
author2 Melo,Lívia Chaves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Wagner Rodrigues
Melo,Lívia Chaves de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de língua
material didático
saberes docentes
topic ensino de língua
material didático
saberes docentes
description Este trabalho se propõe a investigar o processo de formação do professor e a construção de objetos de ensino, em disciplinas de estágio supervisionado de ensino de língua materna. A investigação é realizada por meio da análise documental dos relatórios finais, produzidos pelos professores em formação, nas disciplinas mencionadas. Os relatórios são configurados como um gênero discursivo bastante instável e complexo, o que é desencadeado pela mobilização de diferentes saberes docentes orientadores da prática profissional do professor em formação inicial. Os resultados mostram a necessidade da constante investigação ou reflexão sobre a ação docente. A perspectiva transdisciplinar da lingüística aplicada é assumida neste trabalho.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132008000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132008000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-18132008000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.47 n.1 2008
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216524076613632