A narrativa como construção identitária de uma pessoa com a Doença de Alzheimer
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670600 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar como uma pessoa acometida pela Doença de Alzheimer (doravante DA) constrói sua identidade interativamente no contexto de uma entrevista narrativa. O cenário da DA constitui-se como um campo complexo, considerando as perdas ocasionadas pela doença que acometem a linguagem e a cognição e incidem significativamente na interação e na vida social cotidiana. Além disso, o crescente envelhecimento da população brasileira é uma realidade que pode desencadear o aumento da incidência da DA. Levando tais fatores em consideração, em nossas análises identificamos os recursos linguísticos empregados pela participante que evidenciam a coconstrução de sua identidade. Dessa forma, como fundamentação teórica mobilizaremos os estudos da narrativa oral e o conceito de identidade. As análises demonstram que a participante da pesquisa acometida pela DA utiliza pistas de contextualização e elementos de indexicalidade que permitem evidenciar a construção identitária. |
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A narrativa como construção identitária de uma pessoa com a Doença de AlzheimerNarrative as the identity construction of a person with Alzheimer's DiseaseLa narrativa como construcción identitaria de una persona con Enfermedad de AlzheimerEnfermedad de AlzheimerNarrativa oralIdentidadDoença de AlzheimerNarrativa oralIdentidadeAlzheimer’s DiseaseNarrativesIdentityO presente artigo tem como objetivo analisar como uma pessoa acometida pela Doença de Alzheimer (doravante DA) constrói sua identidade interativamente no contexto de uma entrevista narrativa. O cenário da DA constitui-se como um campo complexo, considerando as perdas ocasionadas pela doença que acometem a linguagem e a cognição e incidem significativamente na interação e na vida social cotidiana. Além disso, o crescente envelhecimento da população brasileira é uma realidade que pode desencadear o aumento da incidência da DA. Levando tais fatores em consideração, em nossas análises identificamos os recursos linguísticos empregados pela participante que evidenciam a coconstrução de sua identidade. Dessa forma, como fundamentação teórica mobilizaremos os estudos da narrativa oral e o conceito de identidade. As análises demonstram que a participante da pesquisa acometida pela DA utiliza pistas de contextualização e elementos de indexicalidade que permitem evidenciar a construção identitária.This article aims to analyze how a person affected by Alzheimer's Disease (henceforth AD) builds their identity interactively in the context of a narrative interview. The AD scenario is a complex field considering the losses caused by the disease that affect language and cognition and significantly affect interaction and everyday social life. In addition, the increasing aging of the Brazilian population is a reality that can trigger the increase in the incidence of AD. Taking these factors into consideration, in our analysis we identified the linguistic resources used by the participant that evidence the co-construction of her identity. Thus, as a theoretical foundation we will mobilize the studies of oral narrative and the concept of identity. The analyzes show that the research participant affected by AD uses contextualization clues and indexicality elements that allow the identity construction to be evidenced.Este artículo tiene como objetivo analizar cómo una persona afectada por la enfermedad de Alzheimer (en adelante AD) construye su identidad de forma interactiva en el contexto de una entrevista narrativa. El escenario de la EA es un campo complejo, considerando las pérdidas causadas por la enfermedad que afectan el lenguaje y la cognición y afectan significativamente la interacción y la vida social cotidiana. Además, el creciente envejecimiento de la población brasileña es una realidad que puede desencadenar el aumento de la incidencia de la EA. Teniendo en cuenta estos factores, en nuestros análisis identificamos los recursos lingüísticos empleados por la participante que evidencian la co-construcción de su identidad. Así, como base teórica movilizaremos los estudios de narrativa oral y el concepto de identidad. Los análisis muestran que el participante de la investigación afectado por la EA utiliza pistas de contextualización y elementos de indexicalidad que permiten evidenciar la construcción de la identidad.Universidade Estadual de Campinas2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670600Trabalhos em Linguística Aplicada; v. 61 n. 3 (2022): Os emaranhados do Português como Língua Adicional: cenários multilíngues ; 747-763Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 61 No. 3 (2022): The entanglements of Portuguese as an Additional Language: multilingual ; 747-763Trabalhos em Linguística Aplicada; Vol. 61 Núm. 3 (2022): Los enmarañados del Portugués como Lengua Adicional: escenarios multiling ; 747-7632175-764Xreponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670600/31755Copyright (c) 2022 Trabalhos em Linguística Aplicadahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMira, Caio César Costa Ribeiro Custodio, Katiuscia de Almeida2023-04-04T14:25:23Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670600Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2023-04-04T14:25:23Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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