As dimensões da linguagem em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000200008 |
Resumo: | Este artigo tem como propósito central discutir e articular visões de linguagem orientadas por perspectivas socioculturalmente situadas, dialógica e discursivamente embasadas, com vistas à apresentação de um possível conjunto de referências que viabilizem a análise de livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I. Em face ao escasso número de estudos dessa ordem, à predominância de abordagens ainda demasiadamente estruturalistas no ensino de línguas e à reconhecida importância que o livro didático assume no processo educacional, tanto em língua materna quanto estrangeira, entendemos que este trabalho possa vir a contribuir positivamente para a área, que, em nossa acepção, tem como objetivo a construção de letramentos múltiplos e críticos que, por sua vez, sustentem a formação protagonista e transformadora na contemporaneidade. |
id |
UNICAMP-12_f30dfc64cb39eebb7bb4b3a49333658d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132009000200008 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As dimensões da linguagem em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental Ilivro didáticoensino de língua estrangeiraletramentos múltiplosEste artigo tem como propósito central discutir e articular visões de linguagem orientadas por perspectivas socioculturalmente situadas, dialógica e discursivamente embasadas, com vistas à apresentação de um possível conjunto de referências que viabilizem a análise de livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I. Em face ao escasso número de estudos dessa ordem, à predominância de abordagens ainda demasiadamente estruturalistas no ensino de línguas e à reconhecida importância que o livro didático assume no processo educacional, tanto em língua materna quanto estrangeira, entendemos que este trabalho possa vir a contribuir positivamente para a área, que, em nossa acepção, tem como objetivo a construção de letramentos múltiplos e críticos que, por sua vez, sustentem a formação protagonista e transformadora na contemporaneidade.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000200008Trabalhos em Linguística Aplicada v.48 n.2 2009reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132009000200008info:eu-repo/semantics/openAccessTílio,RogérioRocha,Cláudia Hilsdorfpor2010-01-12T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132009000200008Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:25.554304Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dimensões da linguagem em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I |
title |
As dimensões da linguagem em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I |
spellingShingle |
As dimensões da linguagem em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I Tílio,Rogério livro didático ensino de língua estrangeira letramentos múltiplos |
title_short |
As dimensões da linguagem em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I |
title_full |
As dimensões da linguagem em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I |
title_fullStr |
As dimensões da linguagem em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I |
title_full_unstemmed |
As dimensões da linguagem em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I |
title_sort |
As dimensões da linguagem em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I |
author |
Tílio,Rogério |
author_facet |
Tílio,Rogério Rocha,Cláudia Hilsdorf |
author_role |
author |
author2 |
Rocha,Cláudia Hilsdorf |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tílio,Rogério Rocha,Cláudia Hilsdorf |
dc.subject.por.fl_str_mv |
livro didático ensino de língua estrangeira letramentos múltiplos |
topic |
livro didático ensino de língua estrangeira letramentos múltiplos |
description |
Este artigo tem como propósito central discutir e articular visões de linguagem orientadas por perspectivas socioculturalmente situadas, dialógica e discursivamente embasadas, com vistas à apresentação de um possível conjunto de referências que viabilizem a análise de livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I. Em face ao escasso número de estudos dessa ordem, à predominância de abordagens ainda demasiadamente estruturalistas no ensino de línguas e à reconhecida importância que o livro didático assume no processo educacional, tanto em língua materna quanto estrangeira, entendemos que este trabalho possa vir a contribuir positivamente para a área, que, em nossa acepção, tem como objetivo a construção de letramentos múltiplos e críticos que, por sua vez, sustentem a formação protagonista e transformadora na contemporaneidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000200008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-18132009000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.48 n.2 2009 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216524119605248 |