O uso brasileiro e francês do livro didático no ensino fundamental e médio – um estudo comparativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12111 |
Resumo: | Investiga o uso do livro didático de língua estrangeira. Trata-se de um estudo comparativo entre o emprego brasileiro e o francês deste recurso tão presente nas salas de aula. O trabalho faz um recorte das possíveis razões pelas quais se poderia explicar a aplicação do livro didático de forma mais concisa no Brasil – se comparado do seu uso na França. A organização da pesquisa se dá em duas seções sendo a primeira a maior e aquela na qual expõe-se a bibliografia distribuída em dois grandes tópicos: o histórico do uso do livro didático e também a problemática do letramento crítico. É nesta seção que são levantados os apontamentos, incentivos e desencorajamentos jurídicos a determinadas práticas no magistério. Junto a isto, um histórico da tradição docente também é abordado. A visão teórica é discorrida com aporte em diversos pensadores da educação, dentre eles Freire (1996), Pimenta (2002) e Rojo (2012). Já a segunda seção visa elucidar a bibliografia com relatos de experiências vividas no estágio obrigatório para licenciatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ainda as experiências do programa assistant de langue promovido pelo governo francês. |
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