Hesitações na fala infantil: indícios da complexidade da língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chacon, Lourenço
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Villega, Cristyane Camargo Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636973
Resumo: O objetivo do presente estudo é identificar características do funcionamento das hesitações na produção oral de crianças com desenvolvimento típico de linguagem. O material foi extraído de gravações (individuais) em áudio de uma narrativa estruturada como uma parlenda por 26 crianças entre 5-6 anos de idade. Cinco juízes fizeram a identificação dos pontos de hesitação em cada gravação bem como das marcas com as quais as hesitações se mostraram: pausas silenciosas; repetições hesitativas; interrupções; e alongamentos hesitativos. Considerado o plano mais global da narrativa, 80,66% dos pontos de hesitação ocorreram em situações em que se combinavam mudanças: de estruturação rítmica dos versos; de posicionamento do narrador; e de tempo e modo verbais. Complementarmente, a estrutura interna dos versos em que se deram essas mudanças era construída com palavras de configuração fonológica complexa para os padrões de fala infantil. Os 19,34% restantes de pontos de hesitação ocorreram em situações mais estáveis, tanto do ponto de vista da composição global da narrativa quanto da estrutura interna de seus versos. Esses versos caracterizavam-se por: repetição de estrutura rítmica; apresentação do conflito e do desfecho da narrativa; palavras de estrutura fonológica menos complexa para o vocabulário infantil. O aspecto não-casual, não-aleatório desses pontos reforça, portanto, a visão de que as hesitações indiciam negociações do sujeito com os outros constitutivos do (seu) discurso, já que ocorreram, privilegiadamente, em pontos nos quais co-ocorrências menos esperadas da própria língua se mostraram como um outro turbulento para as crianças.
id UNICAMP-13_07db98ccac0a874c124e881d268acee3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8636973
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling Hesitações na fala infantil: indícios da complexidade da línguaHesitação. Aquisição da Linguagem. Discurso.O objetivo do presente estudo é identificar características do funcionamento das hesitações na produção oral de crianças com desenvolvimento típico de linguagem. O material foi extraído de gravações (individuais) em áudio de uma narrativa estruturada como uma parlenda por 26 crianças entre 5-6 anos de idade. Cinco juízes fizeram a identificação dos pontos de hesitação em cada gravação bem como das marcas com as quais as hesitações se mostraram: pausas silenciosas; repetições hesitativas; interrupções; e alongamentos hesitativos. Considerado o plano mais global da narrativa, 80,66% dos pontos de hesitação ocorreram em situações em que se combinavam mudanças: de estruturação rítmica dos versos; de posicionamento do narrador; e de tempo e modo verbais. Complementarmente, a estrutura interna dos versos em que se deram essas mudanças era construída com palavras de configuração fonológica complexa para os padrões de fala infantil. Os 19,34% restantes de pontos de hesitação ocorreram em situações mais estáveis, tanto do ponto de vista da composição global da narrativa quanto da estrutura interna de seus versos. Esses versos caracterizavam-se por: repetição de estrutura rítmica; apresentação do conflito e do desfecho da narrativa; palavras de estrutura fonológica menos complexa para o vocabulário infantil. O aspecto não-casual, não-aleatório desses pontos reforça, portanto, a visão de que as hesitações indiciam negociações do sujeito com os outros constitutivos do (seu) discurso, já que ocorreram, privilegiadamente, em pontos nos quais co-ocorrências menos esperadas da própria língua se mostraram como um outro turbulento para as crianças.Universidade Estadual de Campinas2012-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/863697310.20396/cel.v54i1.8636973Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 54 n. 1 (2012); 81-98Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 54 No. 1 (2012); 81-98Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 54 Núm. 1 (2012); 81-982447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636973/4695Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessChacon, LourençoVillega, Cristyane Camargo Sampaio2018-08-02T13:16:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8636973Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:29.795787Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hesitações na fala infantil: indícios da complexidade da língua
title Hesitações na fala infantil: indícios da complexidade da língua
spellingShingle Hesitações na fala infantil: indícios da complexidade da língua
Chacon, Lourenço
Hesitação. Aquisição da Linguagem. Discurso.
title_short Hesitações na fala infantil: indícios da complexidade da língua
title_full Hesitações na fala infantil: indícios da complexidade da língua
title_fullStr Hesitações na fala infantil: indícios da complexidade da língua
title_full_unstemmed Hesitações na fala infantil: indícios da complexidade da língua
title_sort Hesitações na fala infantil: indícios da complexidade da língua
author Chacon, Lourenço
author_facet Chacon, Lourenço
Villega, Cristyane Camargo Sampaio
author_role author
author2 Villega, Cristyane Camargo Sampaio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chacon, Lourenço
Villega, Cristyane Camargo Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Hesitação. Aquisição da Linguagem. Discurso.
topic Hesitação. Aquisição da Linguagem. Discurso.
description O objetivo do presente estudo é identificar características do funcionamento das hesitações na produção oral de crianças com desenvolvimento típico de linguagem. O material foi extraído de gravações (individuais) em áudio de uma narrativa estruturada como uma parlenda por 26 crianças entre 5-6 anos de idade. Cinco juízes fizeram a identificação dos pontos de hesitação em cada gravação bem como das marcas com as quais as hesitações se mostraram: pausas silenciosas; repetições hesitativas; interrupções; e alongamentos hesitativos. Considerado o plano mais global da narrativa, 80,66% dos pontos de hesitação ocorreram em situações em que se combinavam mudanças: de estruturação rítmica dos versos; de posicionamento do narrador; e de tempo e modo verbais. Complementarmente, a estrutura interna dos versos em que se deram essas mudanças era construída com palavras de configuração fonológica complexa para os padrões de fala infantil. Os 19,34% restantes de pontos de hesitação ocorreram em situações mais estáveis, tanto do ponto de vista da composição global da narrativa quanto da estrutura interna de seus versos. Esses versos caracterizavam-se por: repetição de estrutura rítmica; apresentação do conflito e do desfecho da narrativa; palavras de estrutura fonológica menos complexa para o vocabulário infantil. O aspecto não-casual, não-aleatório desses pontos reforça, portanto, a visão de que as hesitações indiciam negociações do sujeito com os outros constitutivos do (seu) discurso, já que ocorreram, privilegiadamente, em pontos nos quais co-ocorrências menos esperadas da própria língua se mostraram como um outro turbulento para as crianças.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636973
10.20396/cel.v54i1.8636973
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636973
identifier_str_mv 10.20396/cel.v54i1.8636973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636973/4695
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 54 n. 1 (2012); 81-98
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 54 No. 1 (2012); 81-98
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 54 Núm. 1 (2012); 81-98
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216494603239424