Hesitações e rupturas na fala infantil : as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Susy
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607874
Resumo: Orientador: Ester Mirian Scarpa
id UNICAMP-30_bd929b118c2c0a50cba96fdc09cc46bc
oai_identifier_str oai::432596
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Hesitações e rupturas na fala infantil : as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisiçãoHesitation and interruption in child speech : the fringe of the theory and the place of the subject in acquisitionDisfluenciaHesitação (Linguística)Aquisição de linguagemDisfluencyHesitationLanguage acquisitionOrientador: Ester Mirian ScarpaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Na maioria dos trabalhos sobre linguagem as disfluências são tratadas pelo viés patológico e há poucas pesquisas que procuram elucidar suas ocorrências, dada a complexidade do tema. Este trabalho tem por objetivo estudar as hesitações na fala de uma criança no período de 1;9 até os 4 anos para analisar as ocorrências de pausas e repetições, itens que são considerados indícios de disfluência. A análise visa corroborar a hipótese de que as disfluências são intrínsecas à linguagem e ocorrem devido à mudança da posição do sujeito com relação à língua. Os momentos de hesitação são aqueles em que as dominâncias se alternam: dominância da língua, dominância da fala do outro e a dominância do sujeito. Dessa forma, as hesitações propiciam a progressão e a ancoragem para a continuidade do discurso, o que demonstra que não são apenas ocorrências intrínsecas à linguagem, mas necessárias.Abstract: Disfluencies are generally seen through the bias of pathology in a great deal of research on the subject. The aim of this dissertation is to study the instances of hesitation in the speech of a child from 1;9 to 4 years old and to analyze the occurrence of pauses and repetitions, items that have frequently been considered traces of disfluency. The analysis aims at confirm the hypothesis that disfluencies are intrinsic to language and occur due to the change of position of the subject in relation to language. The moments of hesitation are the ones in which the dominance in a structure of three poles alternate: dominance of the language, of the speech of the other, dominance of the subject. Hesitations, thus, yield to progression and anchorage to the continuity of discourse, which shows that they are not only intrinsec to language, but necessary to it.MestradoMestre em Linguística[s.n.]Scarpa, Ester Mirian, 1947-Novaes-Pinto, Rosana do CarmoCavalcante, Marianne Carvalho BezerraUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRamos, Susy20082008-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf102p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607874RAMOS, Susy. Hesitações e rupturas na fala infantil: as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisição. 2008. 102p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607874. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/432596porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:18:45Zoai::432596Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:18:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hesitações e rupturas na fala infantil : as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisição
Hesitation and interruption in child speech : the fringe of the theory and the place of the subject in acquisition
title Hesitações e rupturas na fala infantil : as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisição
spellingShingle Hesitações e rupturas na fala infantil : as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisição
Ramos, Susy
Disfluencia
Hesitação (Linguística)
Aquisição de linguagem
Disfluency
Hesitation
Language acquisition
title_short Hesitações e rupturas na fala infantil : as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisição
title_full Hesitações e rupturas na fala infantil : as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisição
title_fullStr Hesitações e rupturas na fala infantil : as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisição
title_full_unstemmed Hesitações e rupturas na fala infantil : as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisição
title_sort Hesitações e rupturas na fala infantil : as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisição
author Ramos, Susy
author_facet Ramos, Susy
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scarpa, Ester Mirian, 1947-
Novaes-Pinto, Rosana do Carmo
Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Susy
dc.subject.por.fl_str_mv Disfluencia
Hesitação (Linguística)
Aquisição de linguagem
Disfluency
Hesitation
Language acquisition
topic Disfluencia
Hesitação (Linguística)
Aquisição de linguagem
Disfluency
Hesitation
Language acquisition
description Orientador: Ester Mirian Scarpa
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-08-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607874
RAMOS, Susy. Hesitações e rupturas na fala infantil: as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisição. 2008. 102p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607874. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
RAMOS, Susy. Hesitações e rupturas na fala infantil: as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisição. 2008. 102p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607874. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/432596
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
102p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138444236029952