Marcas de uso: estudo e proposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150 |
Resumo: | O tema deste trabalho se insere na linha de pesquisa Léxico e Terminologia, desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm), da Universidade de Brasília. O objeto de estudo são as marcas de uso, a fim de delimitá-las na formulação de verbetes para o dicionário on-line em elaboração. Nas ações do projeto “Dicionário Informatizado Analógico de Língua Portuguesa”, deparamo-nos com dificuldades para organizar o objeto de investigação mencionado. Como percurso metodológico, avaliamos, por meio do método descritivo-comparativo, as marcas de uso em obras lexicográficas representativas das línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Com base nas análises, definimos o conceito, a finalidade e os tipos de marcas de usos para o modelo de dicionário. Entendemos por marcas de usos o recurso lexicográfico para indicar as variantes linguísticas. |
id |
UNICAMP-13_530e192faede8dc35d9279bbbf67a100 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649150 |
network_acronym_str |
UNICAMP-13 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcas de uso: estudo e propostaLexicografia. Marcas de uso. Dicionário analógico.Marcas de usoO tema deste trabalho se insere na linha de pesquisa Léxico e Terminologia, desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm), da Universidade de Brasília. O objeto de estudo são as marcas de uso, a fim de delimitá-las na formulação de verbetes para o dicionário on-line em elaboração. Nas ações do projeto “Dicionário Informatizado Analógico de Língua Portuguesa”, deparamo-nos com dificuldades para organizar o objeto de investigação mencionado. Como percurso metodológico, avaliamos, por meio do método descritivo-comparativo, as marcas de uso em obras lexicográficas representativas das línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Com base nas análises, definimos o conceito, a finalidade e os tipos de marcas de usos para o modelo de dicionário. Entendemos por marcas de usos o recurso lexicográfico para indicar as variantes linguísticas.Universidade Estadual de Campinas2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864915010.20396/cel.v59i2.8649150Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 59 n. 2 (2017); 375-396Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 No. 2 (2017); 375-396Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 Núm. 2 (2017); 375-3962447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150/16609https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150/20047Copyright (c) 2017 Cadernos de Estudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessVilarinho, Michelle Machado de Oliveira2018-01-25T10:31:15Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649150Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:54.588411Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marcas de uso: estudo e proposta |
title |
Marcas de uso: estudo e proposta |
spellingShingle |
Marcas de uso: estudo e proposta Vilarinho, Michelle Machado de Oliveira Lexicografia. Marcas de uso. Dicionário analógico. Marcas de uso |
title_short |
Marcas de uso: estudo e proposta |
title_full |
Marcas de uso: estudo e proposta |
title_fullStr |
Marcas de uso: estudo e proposta |
title_full_unstemmed |
Marcas de uso: estudo e proposta |
title_sort |
Marcas de uso: estudo e proposta |
author |
Vilarinho, Michelle Machado de Oliveira |
author_facet |
Vilarinho, Michelle Machado de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilarinho, Michelle Machado de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lexicografia. Marcas de uso. Dicionário analógico. Marcas de uso |
topic |
Lexicografia. Marcas de uso. Dicionário analógico. Marcas de uso |
description |
O tema deste trabalho se insere na linha de pesquisa Léxico e Terminologia, desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm), da Universidade de Brasília. O objeto de estudo são as marcas de uso, a fim de delimitá-las na formulação de verbetes para o dicionário on-line em elaboração. Nas ações do projeto “Dicionário Informatizado Analógico de Língua Portuguesa”, deparamo-nos com dificuldades para organizar o objeto de investigação mencionado. Como percurso metodológico, avaliamos, por meio do método descritivo-comparativo, as marcas de uso em obras lexicográficas representativas das línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Com base nas análises, definimos o conceito, a finalidade e os tipos de marcas de usos para o modelo de dicionário. Entendemos por marcas de usos o recurso lexicográfico para indicar as variantes linguísticas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150 10.20396/cel.v59i2.8649150 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150 |
identifier_str_mv |
10.20396/cel.v59i2.8649150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150/16609 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150/20047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Estudos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Estudos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 59 n. 2 (2017); 375-396 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 No. 2 (2017); 375-396 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 Núm. 2 (2017); 375-396 2447-0686 reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
collection |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216495996796928 |