Marcas de uso: estudo e proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilarinho, Michelle Machado de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150
Resumo: O tema deste trabalho se insere na linha de pesquisa Léxico e Terminologia, desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm), da Universidade de Brasília. O objeto de estudo são as marcas de uso, a fim de delimitá-las na formulação de verbetes para o dicionário on-line em elaboração. Nas ações do projeto “Dicionário Informatizado Analógico de Língua Portuguesa”, deparamo-nos com dificuldades para organizar o objeto de investigação mencionado. Como percurso metodológico, avaliamos, por meio do método descritivo-comparativo, as marcas de uso em obras lexicográficas representativas das línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Com base nas análises, definimos o conceito, a finalidade e os tipos de marcas de usos para o modelo de dicionário. Entendemos por marcas de usos o recurso lexicográfico para indicar as variantes linguísticas.
id UNICAMP-13_530e192faede8dc35d9279bbbf67a100
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649150
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling Marcas de uso: estudo e propostaLexicografia. Marcas de uso. Dicionário analógico.Marcas de usoO tema deste trabalho se insere na linha de pesquisa Léxico e Terminologia, desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm), da Universidade de Brasília. O objeto de estudo são as marcas de uso, a fim de delimitá-las na formulação de verbetes para o dicionário on-line em elaboração. Nas ações do projeto “Dicionário Informatizado Analógico de Língua Portuguesa”, deparamo-nos com dificuldades para organizar o objeto de investigação mencionado. Como percurso metodológico, avaliamos, por meio do método descritivo-comparativo, as marcas de uso em obras lexicográficas representativas das línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Com base nas análises, definimos o conceito, a finalidade e os tipos de marcas de usos para o modelo de dicionário. Entendemos por marcas de usos o recurso lexicográfico para indicar as variantes linguísticas.Universidade Estadual de Campinas2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864915010.20396/cel.v59i2.8649150Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 59 n. 2 (2017); 375-396Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 No. 2 (2017); 375-396Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 Núm. 2 (2017); 375-3962447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150/16609https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150/20047Copyright (c) 2017 Cadernos de Estudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessVilarinho, Michelle Machado de Oliveira2018-01-25T10:31:15Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649150Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:54.588411Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcas de uso: estudo e proposta
title Marcas de uso: estudo e proposta
spellingShingle Marcas de uso: estudo e proposta
Vilarinho, Michelle Machado de Oliveira
Lexicografia. Marcas de uso. Dicionário analógico.
Marcas de uso
title_short Marcas de uso: estudo e proposta
title_full Marcas de uso: estudo e proposta
title_fullStr Marcas de uso: estudo e proposta
title_full_unstemmed Marcas de uso: estudo e proposta
title_sort Marcas de uso: estudo e proposta
author Vilarinho, Michelle Machado de Oliveira
author_facet Vilarinho, Michelle Machado de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilarinho, Michelle Machado de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Lexicografia. Marcas de uso. Dicionário analógico.
Marcas de uso
topic Lexicografia. Marcas de uso. Dicionário analógico.
Marcas de uso
description O tema deste trabalho se insere na linha de pesquisa Léxico e Terminologia, desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm), da Universidade de Brasília. O objeto de estudo são as marcas de uso, a fim de delimitá-las na formulação de verbetes para o dicionário on-line em elaboração. Nas ações do projeto “Dicionário Informatizado Analógico de Língua Portuguesa”, deparamo-nos com dificuldades para organizar o objeto de investigação mencionado. Como percurso metodológico, avaliamos, por meio do método descritivo-comparativo, as marcas de uso em obras lexicográficas representativas das línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Com base nas análises, definimos o conceito, a finalidade e os tipos de marcas de usos para o modelo de dicionário. Entendemos por marcas de usos o recurso lexicográfico para indicar as variantes linguísticas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150
10.20396/cel.v59i2.8649150
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150
identifier_str_mv 10.20396/cel.v59i2.8649150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150/16609
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150/20047
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Estudos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Estudos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 59 n. 2 (2017); 375-396
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 No. 2 (2017); 375-396
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 Núm. 2 (2017); 375-396
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216495996796928