Representação feminina em dicionários: análise semântico-cognitiva do verbete mulher em dicionários tipo 4

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Flávia Souto de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8658733
Resumo: The present paper aims at analyzing entries of the lexical item mulher [woman] extracted from Type 4 dictionaries recommended by the Brazilian Education Ministry official document PNLD – Dicionários (2012) [Brazilian Textbook Program – Dictionaries]. The main goal is to evaluate female representation in these dictionaries, which are targeted to high school users. Departing from a cognitive-semantic view of meaning, cognitive models and frames evoked by mulher were identified based on occurrences extracted from a corpus and were then compared to the semantic information contained in the entries: senses, usage labeling, examples, and the wording of definitions. The analysis shows that the dictionaries evaluated present a lexical-conceptual network that reproduces stereotypical attributes and conceptualizations that are not in accordance to the social roles and current expectations related to female representation.
id UNICAMP-13_5db27753ff5892cf6d24f02bead32846
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8658733
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling Representação feminina em dicionários: análise semântico-cognitiva do verbete mulher em dicionários tipo 4Female representation in dictionaries: a cognitive semantic analysis of the entry mulher [woman] in type 4 dictionariesRepresentación femenina en diccionarios: análisis semántico-cognitivo de la entrada femenina en diccionarios de tipo 4LexicographyWomanCognitive semanticsMujerSemántica cognitivaLexicografíaMulherSemântica cognitivaLexicografiaThe present paper aims at analyzing entries of the lexical item mulher [woman] extracted from Type 4 dictionaries recommended by the Brazilian Education Ministry official document PNLD – Dicionários (2012) [Brazilian Textbook Program – Dictionaries]. The main goal is to evaluate female representation in these dictionaries, which are targeted to high school users. Departing from a cognitive-semantic view of meaning, cognitive models and frames evoked by mulher were identified based on occurrences extracted from a corpus and were then compared to the semantic information contained in the entries: senses, usage labeling, examples, and the wording of definitions. The analysis shows that the dictionaries evaluated present a lexical-conceptual network that reproduces stereotypical attributes and conceptualizations that are not in accordance to the social roles and current expectations related to female representation.Neste trabalho, analisamos o verbete mulher nos quatro dicionários Tipo 4 selecionados pelo MEC no PNLD/Dicionários (2012) com o objetivo de avaliar a representação feminina contida nessas obras direcionadas ao público aprendiz de Ensino Médio. Com base no aporte teórico da Semântica Cognitiva, identificamos os modelos cognitivos e os frames evocados pelo item mulher em ocorrências extraídas de um corpus para, então, contrastar esses modelos de entendimento com as informações contidas nos verbetes dos dicionários: as acepções, as marcas de uso, os exemplos e a própria redação das definições. Nossos resultados apontam que os dicionários avaliados apresentam uma rede léxico-conceptual que reproduz características estereotipadas nos verbetes de mulher e conceptualizações que estão em desacordo com os papéis sociais e as expectativas atuais sobre a representação feminina.En este trabajo, analizamos la entrada femenina en los cuatro diccionarios Tipo 4 seleccionados por mec en el PNLD/Dicionários (2012) con el objetivo de evaluar la representación femenina contenida en estos trabajos dirigidos al aprendiz público de bachillerato. A partir de la contribución teórica de la Semántica Cognitiva, identificamos los modelos cognitivos y marcos evocados por el ítem femenino en ocurrencias extraídas de un corpus, para luego contrastar estos modelos de comprensión con la información contenida en las entidades de los diccionarios: los significados, las marcas de uso, los ejemplos y la escritura de las propias definiciones. Nuestros resultados indican que los diccionarios evaluados presentan una red léxico-conceptual que reproduce características estereotipadas en las eptitudes de las mujeres y conceptualizaciones que están en desacuerdo con los roles sociales y las expectativas actuales sobre la representación femenina.Universidade Estadual de Campinas2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/865873310.20396/cel.v64i00.8658733Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 64 (2022): Publicação Contínua; e022031Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 64 (2022): Continous Publication; e022031Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 64 (2022): Publicación continua; e0220312447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8658733/31701Brazil; 2022Brasil; 2022Brasil; 2022Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ana Flávia Souto de2023-07-04T17:41:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8658733Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2023-07-04T17:41:36Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação feminina em dicionários: análise semântico-cognitiva do verbete mulher em dicionários tipo 4
Female representation in dictionaries: a cognitive semantic analysis of the entry mulher [woman] in type 4 dictionaries
Representación femenina en diccionarios: análisis semántico-cognitivo de la entrada femenina en diccionarios de tipo 4
title Representação feminina em dicionários: análise semântico-cognitiva do verbete mulher em dicionários tipo 4
spellingShingle Representação feminina em dicionários: análise semântico-cognitiva do verbete mulher em dicionários tipo 4
Oliveira, Ana Flávia Souto de
Lexicography
Woman
Cognitive semantics
Mujer
Semántica cognitiva
Lexicografía
Mulher
Semântica cognitiva
Lexicografia
title_short Representação feminina em dicionários: análise semântico-cognitiva do verbete mulher em dicionários tipo 4
title_full Representação feminina em dicionários: análise semântico-cognitiva do verbete mulher em dicionários tipo 4
title_fullStr Representação feminina em dicionários: análise semântico-cognitiva do verbete mulher em dicionários tipo 4
title_full_unstemmed Representação feminina em dicionários: análise semântico-cognitiva do verbete mulher em dicionários tipo 4
title_sort Representação feminina em dicionários: análise semântico-cognitiva do verbete mulher em dicionários tipo 4
author Oliveira, Ana Flávia Souto de
author_facet Oliveira, Ana Flávia Souto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Flávia Souto de
dc.subject.por.fl_str_mv Lexicography
Woman
Cognitive semantics
Mujer
Semántica cognitiva
Lexicografía
Mulher
Semântica cognitiva
Lexicografia
topic Lexicography
Woman
Cognitive semantics
Mujer
Semántica cognitiva
Lexicografía
Mulher
Semântica cognitiva
Lexicografia
description The present paper aims at analyzing entries of the lexical item mulher [woman] extracted from Type 4 dictionaries recommended by the Brazilian Education Ministry official document PNLD – Dicionários (2012) [Brazilian Textbook Program – Dictionaries]. The main goal is to evaluate female representation in these dictionaries, which are targeted to high school users. Departing from a cognitive-semantic view of meaning, cognitive models and frames evoked by mulher were identified based on occurrences extracted from a corpus and were then compared to the semantic information contained in the entries: senses, usage labeling, examples, and the wording of definitions. The analysis shows that the dictionaries evaluated present a lexical-conceptual network that reproduces stereotypical attributes and conceptualizations that are not in accordance to the social roles and current expectations related to female representation.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8658733
10.20396/cel.v64i00.8658733
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8658733
identifier_str_mv 10.20396/cel.v64i00.8658733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8658733/31701
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 2022
Brasil; 2022
Brasil; 2022
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 64 (2022): Publicação Contínua; e022031
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 64 (2022): Continous Publication; e022031
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 64 (2022): Publicación continua; e022031
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216491946147840