AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS DOS REPENTISTAS E SUA RELAÇÃO COM O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roazzi, Antonio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Gilda Guimarães, Bryant, Peter E., Dowker, Ann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636818
Resumo: O presente estudo investiga as habilidades de consciência fonológica entre sujeitos repentistas e não-repentistas. Num estudo anterior nesta mesma área Roazzi, Dowker & Bryant (no prelo) encontraram uma habilidade superior dos repentistas em produzirem rimas em relação aos não-repentistas; além de apresentarem uma velocidade superior na produção da primeira rima. Ao contrário, na tarefa de consciência fonológica – adição e subtração de fonemas – os dois grupos de sujeitos não diferiram de modo significativo. A partir desses resultados, os autores concluíram que as habilidades dos repentistas parecem ser, ao mesmo tempo, altamente desenvolvidas e especializadas, corroborando o ponto de vista de que possa haver dissociações entre rima e algumas outras habilidades linguísticas como a segmentação fonológica. Ao se interpretar essa falta de diferenças em uma tarefa de consciência fonológica é necessário algum cuidado, porque um efeito de quase-teto pode ter obscurecido as reais diferenças entre os dois grupos. Procurando controlar esse efeito teto na tarefa de consciência fonológica, neste estudo sujeitos repentistas e não-repentistas foram avaliados em uma série de tarefas deste tipo com diferentes níveis de dificuldade. Os resultados mostram que as diferenças entre repentistas e não-repentistas aparecem somente nas tarefas de consciência fonológica que envolvem análises fonêmicas e que envolvem, de certa forma, a parte final da palavra. No final são discutidas as possíveis explicações destes resultados para uma melhor compreensão das pesquisas nesta área.
id UNICAMP-13_657d60c131ce8f6d09d8769407e4cf76
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8636818
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS DOS REPENTISTAS E SUA RELAÇÃO COM O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICAO presente estudo investiga as habilidades de consciência fonológica entre sujeitos repentistas e não-repentistas. Num estudo anterior nesta mesma área Roazzi, Dowker & Bryant (no prelo) encontraram uma habilidade superior dos repentistas em produzirem rimas em relação aos não-repentistas; além de apresentarem uma velocidade superior na produção da primeira rima. Ao contrário, na tarefa de consciência fonológica – adição e subtração de fonemas – os dois grupos de sujeitos não diferiram de modo significativo. A partir desses resultados, os autores concluíram que as habilidades dos repentistas parecem ser, ao mesmo tempo, altamente desenvolvidas e especializadas, corroborando o ponto de vista de que possa haver dissociações entre rima e algumas outras habilidades linguísticas como a segmentação fonológica. Ao se interpretar essa falta de diferenças em uma tarefa de consciência fonológica é necessário algum cuidado, porque um efeito de quase-teto pode ter obscurecido as reais diferenças entre os dois grupos. Procurando controlar esse efeito teto na tarefa de consciência fonológica, neste estudo sujeitos repentistas e não-repentistas foram avaliados em uma série de tarefas deste tipo com diferentes níveis de dificuldade. Os resultados mostram que as diferenças entre repentistas e não-repentistas aparecem somente nas tarefas de consciência fonológica que envolvem análises fonêmicas e que envolvem, de certa forma, a parte final da palavra. No final são discutidas as possíveis explicações destes resultados para uma melhor compreensão das pesquisas nesta área.Universidade Estadual de Campinas2012-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/863681810.20396/cel.v26i0.8636818Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 26 (1994); 135-158Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 26 (1994); 135-158Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 26 (1994); 135-1582447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636818/4539Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoazzi, AntonioOliveira, Gilda GuimarãesBryant, Peter E.Dowker, Ann2017-06-14T12:08:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8636818Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:21.683061Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS DOS REPENTISTAS E SUA RELAÇÃO COM O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
title AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS DOS REPENTISTAS E SUA RELAÇÃO COM O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
spellingShingle AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS DOS REPENTISTAS E SUA RELAÇÃO COM O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Roazzi, Antonio
title_short AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS DOS REPENTISTAS E SUA RELAÇÃO COM O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
title_full AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS DOS REPENTISTAS E SUA RELAÇÃO COM O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
title_fullStr AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS DOS REPENTISTAS E SUA RELAÇÃO COM O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
title_full_unstemmed AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS DOS REPENTISTAS E SUA RELAÇÃO COM O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
title_sort AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS DOS REPENTISTAS E SUA RELAÇÃO COM O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
author Roazzi, Antonio
author_facet Roazzi, Antonio
Oliveira, Gilda Guimarães
Bryant, Peter E.
Dowker, Ann
author_role author
author2 Oliveira, Gilda Guimarães
Bryant, Peter E.
Dowker, Ann
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roazzi, Antonio
Oliveira, Gilda Guimarães
Bryant, Peter E.
Dowker, Ann
description O presente estudo investiga as habilidades de consciência fonológica entre sujeitos repentistas e não-repentistas. Num estudo anterior nesta mesma área Roazzi, Dowker & Bryant (no prelo) encontraram uma habilidade superior dos repentistas em produzirem rimas em relação aos não-repentistas; além de apresentarem uma velocidade superior na produção da primeira rima. Ao contrário, na tarefa de consciência fonológica – adição e subtração de fonemas – os dois grupos de sujeitos não diferiram de modo significativo. A partir desses resultados, os autores concluíram que as habilidades dos repentistas parecem ser, ao mesmo tempo, altamente desenvolvidas e especializadas, corroborando o ponto de vista de que possa haver dissociações entre rima e algumas outras habilidades linguísticas como a segmentação fonológica. Ao se interpretar essa falta de diferenças em uma tarefa de consciência fonológica é necessário algum cuidado, porque um efeito de quase-teto pode ter obscurecido as reais diferenças entre os dois grupos. Procurando controlar esse efeito teto na tarefa de consciência fonológica, neste estudo sujeitos repentistas e não-repentistas foram avaliados em uma série de tarefas deste tipo com diferentes níveis de dificuldade. Os resultados mostram que as diferenças entre repentistas e não-repentistas aparecem somente nas tarefas de consciência fonológica que envolvem análises fonêmicas e que envolvem, de certa forma, a parte final da palavra. No final são discutidas as possíveis explicações destes resultados para uma melhor compreensão das pesquisas nesta área.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636818
10.20396/cel.v26i0.8636818
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636818
identifier_str_mv 10.20396/cel.v26i0.8636818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636818/4539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 26 (1994); 135-158
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 26 (1994); 135-158
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 26 (1994); 135-158
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216493905936384