A Arte do Repente e as Habilidades Lingüísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roazzi, Antonio
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: Dowker, Ann, Bryant, Peter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1066
Resumo: Investiga a relação entre as habilidades lingüísticas e a arte do repente, em sujeitos repentistas (violeiros ou cantadores), poetas orais encontrados no Nordeste do Brasil, muitos dos quais têm uma escolaridade limitada. Vinte repentistas e dezoito não-repentistas com faixa etária, escolaridade e nível sócio-econômico semelhantes foram examinados em um conjunto de tarefas envolvendo produção de rimas, segmentação fonológica, memória de listas de palavras e velocidade de leitura. Os repentistas produziram um número de rimas quatro vezes superior aos não-repentistas, além de apresentarem uma velocidade superior na produção da primeira rima. Nas outras tarefas, os dois grupos de sujeitos não diferiram de modo significativo. Assim, a habilidade dos repentistas parece ser ao mesmo tempo altamente desenvolvida e especializada, Estas descobertas corroboram o ponto de vista de que possam, haver dissociações entre rima e algumas outras habilidades lingüísticas, como a segmentação fonológica, assim como aparentemente não existe uma relação direta entre a educação formal e o desenvolvimento de habilidades culturalmente informais. Abstract This study deals with repentistas: oral poets who are to be found in the Northeast of Brazil, most of whom have had limited schooling. Twenty repentistas and 18 non-repentistas from a similar backgroundwere giventasksinvolvingrhymesproductions,phonological segmention, memory for word list, and reading spped The repentistas produced about four times as many rhymes as did the non-repentistas, and were much quicker to produce the first rhyme; but the two groups did not differ significantly from one another as regards any other task. Thus the ability of the repentistas appears to be both highly developed and highly specialised Theses findings lend support to the view that there may be dissociai io ris between rhyme and phonological segmenta-tion; between formal education and the development of "informal" cul-turally or occupationally valued skills; and more generally, between separate skills or abilities. Résumé Cet article recherche le rapport entre les habilites linguistiqu.es et 1'art du "repente", chez les "repentistas" (guitaristes ou chanteurs), poetes oraux trouves aux Nordest du Brésil, beaucoup deux avec une scolarité bien limitée. Vingt "repentistas" et dix-huit non "repentistas" d'àge, scolarité et niveau socio-économique pareils ont été examines dans un ensemble des taches comme production des rimes, segmentai ton phonologique, mémoire de listes de mots et volocité de lecture. Les "repentistas" ont produit un nombre de rimes quatro fois Superieur aux non "repentistas", autre de pésenter une velocité supérieure dans là production de là première rime. Pour les autres taches, il y a eu peu de différence entre les deux groupes. Alors, on considere que 1'habileté des "repentistas" semble être au même temps três développée et specialisée. Ces decouverts confirment le point de vue selon lequel il peut avoir dis8ociotion entre rimes et quelques autres habilites linguistiques comme le segmentation phonologique, aussi comme il semble qu'il n'y a pas un rapport direct entre 1'éducation formelle et le développement d'habiletés culturellement non formelles. Resumen Investiga là relación entre Ias habilidades lingüísticas y el arte del repente, com sujetos "repentistas" (violinistas, o cantores), poetas orales encontrados en el Nordeste del Brasil, mucho del los cuales tienen una escolaridad limitada. Veinte "repentistas" y dieciocho no "repentistas" con idad escolaridad y nivel socioeconômico semejante se examina-ron en un conjunto de actividades abarcando producción de rimas, seg-mentación fonológica, memória de listas de palabras y velocidad de lec-tura Los "repentistas" produjeron un número de rimas 4 veces superior a los no "repentistas" además de presentar una velocidad superior en là producción de là primera rima En Ias otras tareas, los dos grupos de sujetos no se diferenciaron de modo significativo. Así là habilidad de los repentistas parece ser al mismo tiempo altamente desarrollada y especializada. Estos descubrimientos corroboran el punto de vista de que puedan haber disociaciones entre rima y al algunas otras habilidades lingüísticas como là segmentación fonológica, así como aparentemente no existe una relación directa entre educación formal y el desarrollo de habilidades culturalmente informales.
id INEP-2_5b556cb4877df33e7d2be6b8283a53d2
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1066
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A Arte do Repente e as Habilidades LingüísticasInvestiga a relação entre as habilidades lingüísticas e a arte do repente, em sujeitos repentistas (violeiros ou cantadores), poetas orais encontrados no Nordeste do Brasil, muitos dos quais têm uma escolaridade limitada. Vinte repentistas e dezoito não-repentistas com faixa etária, escolaridade e nível sócio-econômico semelhantes foram examinados em um conjunto de tarefas envolvendo produção de rimas, segmentação fonológica, memória de listas de palavras e velocidade de leitura. Os repentistas produziram um número de rimas quatro vezes superior aos não-repentistas, além de apresentarem uma velocidade superior na produção da primeira rima. Nas outras tarefas, os dois grupos de sujeitos não diferiram de modo significativo. Assim, a habilidade dos repentistas parece ser ao mesmo tempo altamente desenvolvida e especializada, Estas descobertas corroboram o ponto de vista de que possam, haver dissociações entre rima e algumas outras habilidades lingüísticas, como a segmentação fonológica, assim como aparentemente não existe uma relação direta entre a educação formal e o desenvolvimento de habilidades culturalmente informais. Abstract This study deals with repentistas: oral poets who are to be found in the Northeast of Brazil, most of whom have had limited schooling. Twenty repentistas and 18 non-repentistas from a similar backgroundwere giventasksinvolvingrhymesproductions,phonological segmention, memory for word list, and reading spped The repentistas produced about four times as many rhymes as did the non-repentistas, and were much quicker to produce the first rhyme; but the two groups did not differ significantly from one another as regards any other task. Thus the ability of the repentistas appears to be both highly developed and highly specialised Theses findings lend support to the view that there may be dissociai io ris between rhyme and phonological segmenta-tion; between formal education and the development of "informal" cul-turally or occupationally valued skills; and more generally, between separate skills or abilities. Résumé Cet article recherche le rapport entre les habilites linguistiqu.es et 1'art du "repente", chez les "repentistas" (guitaristes ou chanteurs), poetes oraux trouves aux Nordest du Brésil, beaucoup deux avec une scolarité bien limitée. Vingt "repentistas" et dix-huit non "repentistas" d'àge, scolarité et niveau socio-économique pareils ont été examines dans un ensemble des taches comme production des rimes, segmentai ton phonologique, mémoire de listes de mots et volocité de lecture. Les "repentistas" ont produit un nombre de rimes quatro fois Superieur aux non "repentistas", autre de pésenter une velocité supérieure dans là production de là première rime. Pour les autres taches, il y a eu peu de différence entre les deux groupes. Alors, on considere que 1'habileté des "repentistas" semble être au même temps três développée et specialisée. Ces decouverts confirment le point de vue selon lequel il peut avoir dis8ociotion entre rimes et quelques autres habilites linguistiques comme le segmentation phonologique, aussi comme il semble qu'il n'y a pas un rapport direct entre 1'éducation formelle et le développement d'habiletés culturellement non formelles. Resumen Investiga là relación entre Ias habilidades lingüísticas y el arte del repente, com sujetos "repentistas" (violinistas, o cantores), poetas orales encontrados en el Nordeste del Brasil, mucho del los cuales tienen una escolaridad limitada. Veinte "repentistas" y dieciocho no "repentistas" con idad escolaridad y nivel socioeconômico semejante se examina-ron en un conjunto de actividades abarcando producción de rimas, seg-mentación fonológica, memória de listas de palabras y velocidad de lec-tura Los "repentistas" produjeron un número de rimas 4 veces superior a los no "repentistas" además de presentar una velocidad superior en là producción de là primera rima En Ias otras tareas, los dos grupos de sujetos no se diferenciaron de modo significativo. Así là habilidad de los repentistas parece ser al mismo tiempo altamente desarrollada y especializada. Estos descubrimientos corroboran el punto de vista de que puedan haber disociaciones entre rima y al algunas otras habilidades lingüísticas como là segmentación fonológica, así como aparentemente no existe una relación directa entre educación formal y el desarrollo de habilidades culturalmente informales.INEP1991-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/106610.24109/2176-6681.rbep.72i172.1279Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 72 n. 172 (1991)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 72 Núm. 172 (1991)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 72 No 172 (1991)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.72i172reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1066/80510.24109/2176-6681.rbep.72i172.805Roazzi, AntonioDowker, AnnBryant, Peterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:41:41Zoai:ojs3.inep:article/1066Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:41:41Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Arte do Repente e as Habilidades Lingüísticas
title A Arte do Repente e as Habilidades Lingüísticas
spellingShingle A Arte do Repente e as Habilidades Lingüísticas
Roazzi, Antonio
title_short A Arte do Repente e as Habilidades Lingüísticas
title_full A Arte do Repente e as Habilidades Lingüísticas
title_fullStr A Arte do Repente e as Habilidades Lingüísticas
title_full_unstemmed A Arte do Repente e as Habilidades Lingüísticas
title_sort A Arte do Repente e as Habilidades Lingüísticas
author Roazzi, Antonio
author_facet Roazzi, Antonio
Dowker, Ann
Bryant, Peter
author_role author
author2 Dowker, Ann
Bryant, Peter
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roazzi, Antonio
Dowker, Ann
Bryant, Peter
description Investiga a relação entre as habilidades lingüísticas e a arte do repente, em sujeitos repentistas (violeiros ou cantadores), poetas orais encontrados no Nordeste do Brasil, muitos dos quais têm uma escolaridade limitada. Vinte repentistas e dezoito não-repentistas com faixa etária, escolaridade e nível sócio-econômico semelhantes foram examinados em um conjunto de tarefas envolvendo produção de rimas, segmentação fonológica, memória de listas de palavras e velocidade de leitura. Os repentistas produziram um número de rimas quatro vezes superior aos não-repentistas, além de apresentarem uma velocidade superior na produção da primeira rima. Nas outras tarefas, os dois grupos de sujeitos não diferiram de modo significativo. Assim, a habilidade dos repentistas parece ser ao mesmo tempo altamente desenvolvida e especializada, Estas descobertas corroboram o ponto de vista de que possam, haver dissociações entre rima e algumas outras habilidades lingüísticas, como a segmentação fonológica, assim como aparentemente não existe uma relação direta entre a educação formal e o desenvolvimento de habilidades culturalmente informais. Abstract This study deals with repentistas: oral poets who are to be found in the Northeast of Brazil, most of whom have had limited schooling. Twenty repentistas and 18 non-repentistas from a similar backgroundwere giventasksinvolvingrhymesproductions,phonological segmention, memory for word list, and reading spped The repentistas produced about four times as many rhymes as did the non-repentistas, and were much quicker to produce the first rhyme; but the two groups did not differ significantly from one another as regards any other task. Thus the ability of the repentistas appears to be both highly developed and highly specialised Theses findings lend support to the view that there may be dissociai io ris between rhyme and phonological segmenta-tion; between formal education and the development of "informal" cul-turally or occupationally valued skills; and more generally, between separate skills or abilities. Résumé Cet article recherche le rapport entre les habilites linguistiqu.es et 1'art du "repente", chez les "repentistas" (guitaristes ou chanteurs), poetes oraux trouves aux Nordest du Brésil, beaucoup deux avec une scolarité bien limitée. Vingt "repentistas" et dix-huit non "repentistas" d'àge, scolarité et niveau socio-économique pareils ont été examines dans un ensemble des taches comme production des rimes, segmentai ton phonologique, mémoire de listes de mots et volocité de lecture. Les "repentistas" ont produit un nombre de rimes quatro fois Superieur aux non "repentistas", autre de pésenter une velocité supérieure dans là production de là première rime. Pour les autres taches, il y a eu peu de différence entre les deux groupes. Alors, on considere que 1'habileté des "repentistas" semble être au même temps três développée et specialisée. Ces decouverts confirment le point de vue selon lequel il peut avoir dis8ociotion entre rimes et quelques autres habilites linguistiques comme le segmentation phonologique, aussi comme il semble qu'il n'y a pas un rapport direct entre 1'éducation formelle et le développement d'habiletés culturellement non formelles. Resumen Investiga là relación entre Ias habilidades lingüísticas y el arte del repente, com sujetos "repentistas" (violinistas, o cantores), poetas orales encontrados en el Nordeste del Brasil, mucho del los cuales tienen una escolaridad limitada. Veinte "repentistas" y dieciocho no "repentistas" con idad escolaridad y nivel socioeconômico semejante se examina-ron en un conjunto de actividades abarcando producción de rimas, seg-mentación fonológica, memória de listas de palabras y velocidad de lec-tura Los "repentistas" produjeron un número de rimas 4 veces superior a los no "repentistas" además de presentar una velocidad superior en là producción de là primera rima En Ias otras tareas, los dos grupos de sujetos no se diferenciaron de modo significativo. Así là habilidad de los repentistas parece ser al mismo tiempo altamente desarrollada y especializada. Estos descubrimientos corroboran el punto de vista de que puedan haber disociaciones entre rima y al algunas otras habilidades lingüísticas como là segmentación fonológica, así como aparentemente no existe una relación directa entre educación formal y el desarrollo de habilidades culturalmente informales.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1066
10.24109/2176-6681.rbep.72i172.1279
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1066
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.72i172.1279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1066/805
10.24109/2176-6681.rbep.72i172.805
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 72 n. 172 (1991)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 72 Núm. 172 (1991)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 72 No 172 (1991)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.72i172
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951699868549120