Entre lápis e teclas: selecionando e combinando letras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637290 |
Resumo: | O artigo analisa e discute dados do trabalho linguístico-cognitivo do sujeito RM (9a7m) com a fala, a leitura e a escrita em diferentes contextos de uso sociocultural da linguagem, incluindo aqueles mediados por computadores, com base na teorização da Neurolinguística Discursiva e, em especial, no conceito de organização bipolar da linguagem. Segundo a escola, RM apresenta dificuldades de leitura/escrita e dispersa-se facilmente das tarefas escolares. Observamos que o sujeito apresentava dúvidas recorrentes relacionadas à representação gráfica das letras, razão pela qual iniciamos um trabalho com vários tipos de letras usadas para ler e escrever, manuscritas e impressas, incluindo aquelas produzidas por meio do computador, aproveitando o seu potencial material e simbólico. Os resultados mostram que a materialidade do computador, isto é, a disposição das letras no teclado, a interface do software, a verticalização da tela e o tipo de letra, impuseram outras condições/restrições à escrita de RM, aqui interpretada como uma alternância entre seleções e combinações condicionada por fatores socioculturais, produzindo um efeito positivo na sua relação com a escrita. |
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Entre lápis e teclas: selecionando e combinando letrasEscrita. Computador. Neurolinguística.O artigo analisa e discute dados do trabalho linguístico-cognitivo do sujeito RM (9a7m) com a fala, a leitura e a escrita em diferentes contextos de uso sociocultural da linguagem, incluindo aqueles mediados por computadores, com base na teorização da Neurolinguística Discursiva e, em especial, no conceito de organização bipolar da linguagem. Segundo a escola, RM apresenta dificuldades de leitura/escrita e dispersa-se facilmente das tarefas escolares. Observamos que o sujeito apresentava dúvidas recorrentes relacionadas à representação gráfica das letras, razão pela qual iniciamos um trabalho com vários tipos de letras usadas para ler e escrever, manuscritas e impressas, incluindo aquelas produzidas por meio do computador, aproveitando o seu potencial material e simbólico. Os resultados mostram que a materialidade do computador, isto é, a disposição das letras no teclado, a interface do software, a verticalização da tela e o tipo de letra, impuseram outras condições/restrições à escrita de RM, aqui interpretada como uma alternância entre seleções e combinações condicionada por fatores socioculturais, produzindo um efeito positivo na sua relação com a escrita.Universidade Estadual de Campinas2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/863729010.20396/cel.v55i2.8637290Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 55 n. 2 (2013); 45-65Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 55 No. 2 (2013); 45-65Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 55 Núm. 2 (2013); 45-652447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637290/5012https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637290/19548Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Fernanda Maria PereiraKobayashi, AllineGarcia, Bruna2018-08-01T13:11:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8637290Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:49.530831Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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