Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648687 |
Resumo: | Neste texto, apresento o resumo da gênese da polêmica em torno daquilo que alguns chamam “dislexia” e analiso enunciados e materiais produzidos por profissionais que, embora se digam especialistas em alfabetização, não têm formação linguística adequada para acompanhar e alfabetizar crianças consideradas ou não disléxicas. Na sequência, apresento algumas razões linguísticas para os erros ortográficos e analiso um dado do acompanhamento de uma criança em processo de aquisição de leitura e escrita no Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho), do IEL/Unicamp, fundamentado no trabalho realizado por Coudry (1986/1988). Esse percurso tem o objetivo de argumentar que o déficit não está nas crianças diagnosticadas como disléxicas ou portadoras de outros problemas, mas na formação inadequada dos profissionais que estão “tratando” de dificuldades de leitura e de escrita. |
id |
UNICAMP-13_f425b6b30d9f1c7c731c0c4cc0683555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648687 |
network_acronym_str |
UNICAMP-13 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository_id_str |
|
spelling |
Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexiaDificuldades escolares. Polêmica. Déficit de formação.Neurolinguística DiscursivaNeste texto, apresento o resumo da gênese da polêmica em torno daquilo que alguns chamam “dislexia” e analiso enunciados e materiais produzidos por profissionais que, embora se digam especialistas em alfabetização, não têm formação linguística adequada para acompanhar e alfabetizar crianças consideradas ou não disléxicas. Na sequência, apresento algumas razões linguísticas para os erros ortográficos e analiso um dado do acompanhamento de uma criança em processo de aquisição de leitura e escrita no Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho), do IEL/Unicamp, fundamentado no trabalho realizado por Coudry (1986/1988). Esse percurso tem o objetivo de argumentar que o déficit não está nas crianças diagnosticadas como disléxicas ou portadoras de outros problemas, mas na formação inadequada dos profissionais que estão “tratando” de dificuldades de leitura e de escrita.Universidade Estadual de Campinas2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864868710.20396/cel.v60i2.8648687Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 538-544Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 538-544Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 538-5442447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648687/18477https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648687/20026Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAquino, Patrícia Aparecida de2018-09-04T09:40:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648687Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:54.314748Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia |
title |
Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia |
spellingShingle |
Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia Aquino, Patrícia Aparecida de Dificuldades escolares. Polêmica. Déficit de formação. Neurolinguística Discursiva |
title_short |
Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia |
title_full |
Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia |
title_fullStr |
Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia |
title_full_unstemmed |
Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia |
title_sort |
Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia |
author |
Aquino, Patrícia Aparecida de |
author_facet |
Aquino, Patrícia Aparecida de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Patrícia Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades escolares. Polêmica. Déficit de formação. Neurolinguística Discursiva |
topic |
Dificuldades escolares. Polêmica. Déficit de formação. Neurolinguística Discursiva |
description |
Neste texto, apresento o resumo da gênese da polêmica em torno daquilo que alguns chamam “dislexia” e analiso enunciados e materiais produzidos por profissionais que, embora se digam especialistas em alfabetização, não têm formação linguística adequada para acompanhar e alfabetizar crianças consideradas ou não disléxicas. Na sequência, apresento algumas razões linguísticas para os erros ortográficos e analiso um dado do acompanhamento de uma criança em processo de aquisição de leitura e escrita no Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho), do IEL/Unicamp, fundamentado no trabalho realizado por Coudry (1986/1988). Esse percurso tem o objetivo de argumentar que o déficit não está nas crianças diagnosticadas como disléxicas ou portadoras de outros problemas, mas na formação inadequada dos profissionais que estão “tratando” de dificuldades de leitura e de escrita. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648687 10.20396/cel.v60i2.8648687 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648687 |
identifier_str_mv |
10.20396/cel.v60i2.8648687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648687/18477 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648687/20026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 538-544 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 538-544 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 538-544 2447-0686 reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
collection |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216495988408320 |