Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Patrícia Aparecida de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648687
Resumo: Neste texto, apresento o resumo da gênese da polêmica em torno daquilo que alguns chamam “dislexia” e analiso enunciados e materiais produzidos por profissionais que, embora se digam especialistas em alfabetização, não têm formação linguística adequada para acompanhar e alfabetizar crianças consideradas ou não disléxicas. Na sequência, apresento algumas razões linguísticas para os erros ortográficos e analiso um dado do acompanhamento de uma criança em processo de aquisição de leitura e escrita no Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho), do IEL/Unicamp, fundamentado no trabalho realizado por Coudry (1986/1988). Esse percurso tem o objetivo de argumentar que o déficit não está nas crianças diagnosticadas como disléxicas ou portadoras de outros problemas, mas na formação inadequada dos profissionais que estão “tratando” de dificuldades de leitura e de escrita.
id UNICAMP-13_f425b6b30d9f1c7c731c0c4cc0683555
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648687
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexiaDificuldades escolares. Polêmica. Déficit de formação.Neurolinguística DiscursivaNeste texto, apresento o resumo da gênese da polêmica em torno daquilo que alguns chamam “dislexia” e analiso enunciados e materiais produzidos por profissionais que, embora se digam especialistas em alfabetização, não têm formação linguística adequada para acompanhar e alfabetizar crianças consideradas ou não disléxicas. Na sequência, apresento algumas razões linguísticas para os erros ortográficos e analiso um dado do acompanhamento de uma criança em processo de aquisição de leitura e escrita no Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho), do IEL/Unicamp, fundamentado no trabalho realizado por Coudry (1986/1988). Esse percurso tem o objetivo de argumentar que o déficit não está nas crianças diagnosticadas como disléxicas ou portadoras de outros problemas, mas na formação inadequada dos profissionais que estão “tratando” de dificuldades de leitura e de escrita.Universidade Estadual de Campinas2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864868710.20396/cel.v60i2.8648687Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 538-544Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 538-544Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 538-5442447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648687/18477https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648687/20026Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAquino, Patrícia Aparecida de2018-09-04T09:40:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648687Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:54.314748Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia
title Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia
spellingShingle Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia
Aquino, Patrícia Aparecida de
Dificuldades escolares. Polêmica. Déficit de formação.
Neurolinguística Discursiva
title_short Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia
title_full Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia
title_fullStr Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia
title_full_unstemmed Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia
title_sort Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia
author Aquino, Patrícia Aparecida de
author_facet Aquino, Patrícia Aparecida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Patrícia Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades escolares. Polêmica. Déficit de formação.
Neurolinguística Discursiva
topic Dificuldades escolares. Polêmica. Déficit de formação.
Neurolinguística Discursiva
description Neste texto, apresento o resumo da gênese da polêmica em torno daquilo que alguns chamam “dislexia” e analiso enunciados e materiais produzidos por profissionais que, embora se digam especialistas em alfabetização, não têm formação linguística adequada para acompanhar e alfabetizar crianças consideradas ou não disléxicas. Na sequência, apresento algumas razões linguísticas para os erros ortográficos e analiso um dado do acompanhamento de uma criança em processo de aquisição de leitura e escrita no Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho), do IEL/Unicamp, fundamentado no trabalho realizado por Coudry (1986/1988). Esse percurso tem o objetivo de argumentar que o déficit não está nas crianças diagnosticadas como disléxicas ou portadoras de outros problemas, mas na formação inadequada dos profissionais que estão “tratando” de dificuldades de leitura e de escrita.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648687
10.20396/cel.v60i2.8648687
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648687
identifier_str_mv 10.20396/cel.v60i2.8648687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648687/18477
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648687/20026
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 538-544
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 538-544
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 538-544
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216495988408320