O labirinto da dislexia : definições, diagnósticos e consequências na vida escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baradel, Roberta Roque
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614045
Resumo: Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
id UNICAMP-30_ced6645842a3821ae2bd87651f9a9bcf
oai_identifier_str oai::782771
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O labirinto da dislexia : definições, diagnósticos e consequências na vida escolarThe dyslexia labyrinth : definitions, diagnostics and school consequenciesDislexiaNeurolinguísticaDificuldade de aprendizagemDyslexiaNeuro-linguisticsLearning difficultyOrientador: Maria Irma Hadler CoudryDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: As dificuldades de aprendizagem são temas de estudos há muitos anos e muitos pesquisadores têm se dedicado a estudá-las e analisá-las. No século XIX, uma série de pesquisas se dedicou a analisar dificuldades relacionadas à leitura e à escrita, criando a necessidade de classificar e reconhecer sistematicamente suas características. Nesse contexto, o conceito de Dislexia surge e é estudado como uma nomenclatura específica à dificuldade com a linguagem escrita. Desde então diferentes análises e definições para este possível tipo de patologia co-existem e buscam-se diferentes teorias que deem conta de analisar as mais diversas manifestações das dificuldades de aprendizagem. No entanto, para este trabalho e para as perspectivas teórico-metodológicas aqui assumidas, orientando a análise de dados de linguagem, elege-se a perspectiva da Neurolinguística Discursiva (Coudry, 1986/1988), como pressuposto metodológico desta pesquisa, defendendo-se assim que "a língua resulta da experiência e do trabalho dos falantes com e sobre a linguagem". Com base nessa perspectiva, a dissertação de Mestrado em questão é resultado da análise de estudos longitudinais feitos com duas crianças que apresentam dificuldades relacionadas à leitura e à escrita. Por meio desse estudo longitudinal, dois respectivos conjuntos de dados foram reunidos a partir dos laudos clínicos (emitidos por neurologistas, fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos) que assumiriam possíveis déficits e das análises tecidas ao longo do acompanhamento individual dessas crianças. A partir disso, pretende-se, discutir e analisar quais são as diferentes definições e as principais práticas clínicas utilizadas para avaliar/identificar o que seria a Dislexia; a sustentabilidade dos laudos emitidos; as práticas e atitudes escolares frente ao diagnóstico, bem como a relação das crianças que apresentam este tipo de laudo com a leitura e a escritaAbstract: Learning disabilities are study themes for many years and a large number of researchers have been dedicated themselves to study and analyze them. During the XIX century, several studies were developed to analyze disabilities related to reading and writing, creating the need to classify and recognize systematically their characteristics. In this context, the concept of dyslexia arises and it is studied as a specific term to the writing language disability. Since then, distinct analysis and definitions to this possible deficit coexist and different theories are then researched to analyze quite a few different learning disabilities manifestations. Nevertheless, for this piece of work and for the perspectives theoretic-methodological assumed inhere, by orienting the language data analysis, the perspective of the discursive neorolinguistic is chosen (Coudry, 1986/1988), as a methodological conjecture for this research, defending then that "the language is a result of the experience and also of the performance of the speakers with and about the language". Base of this perspective, this master's dissertation is a result of long run study analysis done with two children that present disabilities related to the reading and writing. By using this long run study, two sets of data were grouped from clinic reports (issued by neorologists, phonoaudiology, psycologists and psychopedagogs) that had assumed possible deficits and from the analysis discussed during the period when both children were accompanied. Besides that, it is the intent of this dissertation to discuss and analyze which are the different definitions and main clinic practices utilized to evaluate/identify what Dyslexia is; sustainability of the clinic reports; scholarship practices and attitudes based on diagnostics, as well as the relation between the children that present this disability with reading and writingMestradoLingüísticaMestre em Linguística[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Caron, Monica FilomenaPereira, Fernanda MariaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBaradel, Roberta Roque2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf141 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614045BARADEL, Roberta Roque. O labirinto da dislexia: definições, diagnósticos e consequências na vida escolar. 2010. 141 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614045. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/782771porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:07:50Zoai::782771Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:07:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O labirinto da dislexia : definições, diagnósticos e consequências na vida escolar
The dyslexia labyrinth : definitions, diagnostics and school consequencies
title O labirinto da dislexia : definições, diagnósticos e consequências na vida escolar
spellingShingle O labirinto da dislexia : definições, diagnósticos e consequências na vida escolar
Baradel, Roberta Roque
Dislexia
Neurolinguística
Dificuldade de aprendizagem
Dyslexia
Neuro-linguistics
Learning difficulty
title_short O labirinto da dislexia : definições, diagnósticos e consequências na vida escolar
title_full O labirinto da dislexia : definições, diagnósticos e consequências na vida escolar
title_fullStr O labirinto da dislexia : definições, diagnósticos e consequências na vida escolar
title_full_unstemmed O labirinto da dislexia : definições, diagnósticos e consequências na vida escolar
title_sort O labirinto da dislexia : definições, diagnósticos e consequências na vida escolar
author Baradel, Roberta Roque
author_facet Baradel, Roberta Roque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
Caron, Monica Filomena
Pereira, Fernanda Maria
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Baradel, Roberta Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Neurolinguística
Dificuldade de aprendizagem
Dyslexia
Neuro-linguistics
Learning difficulty
topic Dislexia
Neurolinguística
Dificuldade de aprendizagem
Dyslexia
Neuro-linguistics
Learning difficulty
description Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614045
BARADEL, Roberta Roque. O labirinto da dislexia: definições, diagnósticos e consequências na vida escolar. 2010. 141 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614045. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614045
identifier_str_mv BARADEL, Roberta Roque. O labirinto da dislexia: definições, diagnósticos e consequências na vida escolar. 2010. 141 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614045. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/782771
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
141 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138477670924288