Texto, contexto e construção da referência: programas televisivos brasileiros em foco
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648474 |
Resumo: | Ao longo deste artigo, com base nas reflexões desenvolvidas em trabalhos anteriores do nosso grupo de pesquisa sobre os programas televisivos Manos e Minas e Conexões Urbanas e com base na articulação de postulações dos campos de estudos do texto e do discurso, da antropologia linguística e da sociologia, buscaremos responder as seguintes perguntas: (i) quais tipos de ancoragem possibilitam a construção referencial que é, em parte, responsável pela emergência de determinadas categorizações e também pela identidade social dos programas?; (ii) como essas ancoragens podem propiciar uma melhor compreensão sobre as relações entre a construção referencial dos/nos programas e o contexto social mais amplo a partir do qual essas específicas configurações genéricas emergem? Para tanto, partimos de uma concepção ampliada de texto, considerando que os programas televisivos em análise apresentam uma dimensão textual de caráter multimodal. Sendo assim, trataremos nesse artigo dos processos de ancoragem, considerados aqui como processos (con)textuais, enfocando a questão da introdução referencial. |
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Texto, contexto e construção da referência: programas televisivos brasileiros em focoTexto. Contexto. Referência multimodal. Programas televisivos.Referência MultimodalAo longo deste artigo, com base nas reflexões desenvolvidas em trabalhos anteriores do nosso grupo de pesquisa sobre os programas televisivos Manos e Minas e Conexões Urbanas e com base na articulação de postulações dos campos de estudos do texto e do discurso, da antropologia linguística e da sociologia, buscaremos responder as seguintes perguntas: (i) quais tipos de ancoragem possibilitam a construção referencial que é, em parte, responsável pela emergência de determinadas categorizações e também pela identidade social dos programas?; (ii) como essas ancoragens podem propiciar uma melhor compreensão sobre as relações entre a construção referencial dos/nos programas e o contexto social mais amplo a partir do qual essas específicas configurações genéricas emergem? Para tanto, partimos de uma concepção ampliada de texto, considerando que os programas televisivos em análise apresentam uma dimensão textual de caráter multimodal. Sendo assim, trataremos nesse artigo dos processos de ancoragem, considerados aqui como processos (con)textuais, enfocando a questão da introdução referencial.Universidade Estadual de Campinas2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864847410.20396/cel.v59i1.8648474Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 59 n. 1 (2017): Contexto e Referência; 175-196Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 No. 1 (2017): Contexto e Referência; 175-196Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 Núm. 1 (2017): Contexto e Referência; 175-1962447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648474/15843Copyright (c) 2017 Cadernos de Estudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBentes, Anna ChristinaFerreira-Silva, BeatrizAccetturi, Ana Cecília Almeida2017-06-06T11:05:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648474Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:54.158611Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 59 n. 1 (2017): Contexto e Referência; 175-196 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 No. 1 (2017): Contexto e Referência; 175-196 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 59 Núm. 1 (2017): Contexto e Referência; 175-196 2447-0686 reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
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