A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Anna Maria Lunardi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648558
Resumo: Os achados de Maria Irma Hadler Coudry no campo da Neurolinguística Discursiva (ND) configuram-se como revolução conceitual-metodológica, uma vez que deslocam o centro da discussão – da afasia, da área e da clínica médicas, com seus formulários e testes, que deformam a relação entre sujeitos ‒ para a avaliação e o acompanhamento dos sujeitos afásicos a partir de situações discursivas e dialógicas. Este texto trouxe exemplo da possibilidade de assumir os estudos de Coudry na avaliação e acompanhamento clínico longitudinal, a partir da concepção da Psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski, de uma jovem com comprometimento neurológico que afetou sua linguagem, permitindo-lhe a saída dos limites impostos pela deficiência, na direção de afastar a barra que separa o que é normal daquilo que é patológico. Concluiu-se que a objetivação das contribuições de Maria Irma Hadler Coudry para o campo da Educação Especial demanda, dos cursos de formação de professores e de especialistas críticos, um maior rigor teórico nos estudos sobre a constituição da subjetividade, o papel da linguagem e a complexidade dos problemas relacionadas ao seu funcionamento assumindo a escola como lócus de conhecimento para todos e para cada um, de acordo com suas necessidades.
id UNICAMP-13_fb68d07623c7c06781cda659aa8b3d24
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648558
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especialNeurologia Discursiva. Maria Irma Coudry. Educação Especial.Neurolinguística DiscursivaOs achados de Maria Irma Hadler Coudry no campo da Neurolinguística Discursiva (ND) configuram-se como revolução conceitual-metodológica, uma vez que deslocam o centro da discussão – da afasia, da área e da clínica médicas, com seus formulários e testes, que deformam a relação entre sujeitos ‒ para a avaliação e o acompanhamento dos sujeitos afásicos a partir de situações discursivas e dialógicas. Este texto trouxe exemplo da possibilidade de assumir os estudos de Coudry na avaliação e acompanhamento clínico longitudinal, a partir da concepção da Psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski, de uma jovem com comprometimento neurológico que afetou sua linguagem, permitindo-lhe a saída dos limites impostos pela deficiência, na direção de afastar a barra que separa o que é normal daquilo que é patológico. Concluiu-se que a objetivação das contribuições de Maria Irma Hadler Coudry para o campo da Educação Especial demanda, dos cursos de formação de professores e de especialistas críticos, um maior rigor teórico nos estudos sobre a constituição da subjetividade, o papel da linguagem e a complexidade dos problemas relacionadas ao seu funcionamento assumindo a escola como lócus de conhecimento para todos e para cada um, de acordo com suas necessidades.Universidade Estadual de Campinas2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864855810.20396/cel.v60i2.8648558Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 368-383Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 368-383Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 368-3832447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648558/18467Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPadilha, Anna Maria Lunardi2018-09-04T09:40:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648558Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:54.263056Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial
title A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial
spellingShingle A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial
Padilha, Anna Maria Lunardi
Neurologia Discursiva. Maria Irma Coudry. Educação Especial.
Neurolinguística Discursiva
title_short A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial
title_full A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial
title_fullStr A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial
title_full_unstemmed A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial
title_sort A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial
author Padilha, Anna Maria Lunardi
author_facet Padilha, Anna Maria Lunardi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Anna Maria Lunardi
dc.subject.por.fl_str_mv Neurologia Discursiva. Maria Irma Coudry. Educação Especial.
Neurolinguística Discursiva
topic Neurologia Discursiva. Maria Irma Coudry. Educação Especial.
Neurolinguística Discursiva
description Os achados de Maria Irma Hadler Coudry no campo da Neurolinguística Discursiva (ND) configuram-se como revolução conceitual-metodológica, uma vez que deslocam o centro da discussão – da afasia, da área e da clínica médicas, com seus formulários e testes, que deformam a relação entre sujeitos ‒ para a avaliação e o acompanhamento dos sujeitos afásicos a partir de situações discursivas e dialógicas. Este texto trouxe exemplo da possibilidade de assumir os estudos de Coudry na avaliação e acompanhamento clínico longitudinal, a partir da concepção da Psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski, de uma jovem com comprometimento neurológico que afetou sua linguagem, permitindo-lhe a saída dos limites impostos pela deficiência, na direção de afastar a barra que separa o que é normal daquilo que é patológico. Concluiu-se que a objetivação das contribuições de Maria Irma Hadler Coudry para o campo da Educação Especial demanda, dos cursos de formação de professores e de especialistas críticos, um maior rigor teórico nos estudos sobre a constituição da subjetividade, o papel da linguagem e a complexidade dos problemas relacionadas ao seu funcionamento assumindo a escola como lócus de conhecimento para todos e para cada um, de acordo com suas necessidades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648558
10.20396/cel.v60i2.8648558
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648558
identifier_str_mv 10.20396/cel.v60i2.8648558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648558/18467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 368-383
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 368-383
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 368-383
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216495987359744