A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648558 |
Resumo: | Os achados de Maria Irma Hadler Coudry no campo da Neurolinguística Discursiva (ND) configuram-se como revolução conceitual-metodológica, uma vez que deslocam o centro da discussão – da afasia, da área e da clínica médicas, com seus formulários e testes, que deformam a relação entre sujeitos ‒ para a avaliação e o acompanhamento dos sujeitos afásicos a partir de situações discursivas e dialógicas. Este texto trouxe exemplo da possibilidade de assumir os estudos de Coudry na avaliação e acompanhamento clínico longitudinal, a partir da concepção da Psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski, de uma jovem com comprometimento neurológico que afetou sua linguagem, permitindo-lhe a saída dos limites impostos pela deficiência, na direção de afastar a barra que separa o que é normal daquilo que é patológico. Concluiu-se que a objetivação das contribuições de Maria Irma Hadler Coudry para o campo da Educação Especial demanda, dos cursos de formação de professores e de especialistas críticos, um maior rigor teórico nos estudos sobre a constituição da subjetividade, o papel da linguagem e a complexidade dos problemas relacionadas ao seu funcionamento assumindo a escola como lócus de conhecimento para todos e para cada um, de acordo com suas necessidades. |
id |
UNICAMP-13_fb68d07623c7c06781cda659aa8b3d24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648558 |
network_acronym_str |
UNICAMP-13 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository_id_str |
|
spelling |
A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especialNeurologia Discursiva. Maria Irma Coudry. Educação Especial.Neurolinguística DiscursivaOs achados de Maria Irma Hadler Coudry no campo da Neurolinguística Discursiva (ND) configuram-se como revolução conceitual-metodológica, uma vez que deslocam o centro da discussão – da afasia, da área e da clínica médicas, com seus formulários e testes, que deformam a relação entre sujeitos ‒ para a avaliação e o acompanhamento dos sujeitos afásicos a partir de situações discursivas e dialógicas. Este texto trouxe exemplo da possibilidade de assumir os estudos de Coudry na avaliação e acompanhamento clínico longitudinal, a partir da concepção da Psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski, de uma jovem com comprometimento neurológico que afetou sua linguagem, permitindo-lhe a saída dos limites impostos pela deficiência, na direção de afastar a barra que separa o que é normal daquilo que é patológico. Concluiu-se que a objetivação das contribuições de Maria Irma Hadler Coudry para o campo da Educação Especial demanda, dos cursos de formação de professores e de especialistas críticos, um maior rigor teórico nos estudos sobre a constituição da subjetividade, o papel da linguagem e a complexidade dos problemas relacionadas ao seu funcionamento assumindo a escola como lócus de conhecimento para todos e para cada um, de acordo com suas necessidades.Universidade Estadual de Campinas2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864855810.20396/cel.v60i2.8648558Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 368-383Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 368-383Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 368-3832447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648558/18467Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPadilha, Anna Maria Lunardi2018-09-04T09:40:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648558Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:54.263056Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial |
title |
A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial |
spellingShingle |
A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial Padilha, Anna Maria Lunardi Neurologia Discursiva. Maria Irma Coudry. Educação Especial. Neurolinguística Discursiva |
title_short |
A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial |
title_full |
A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial |
title_fullStr |
A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial |
title_full_unstemmed |
A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial |
title_sort |
A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial |
author |
Padilha, Anna Maria Lunardi |
author_facet |
Padilha, Anna Maria Lunardi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilha, Anna Maria Lunardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurologia Discursiva. Maria Irma Coudry. Educação Especial. Neurolinguística Discursiva |
topic |
Neurologia Discursiva. Maria Irma Coudry. Educação Especial. Neurolinguística Discursiva |
description |
Os achados de Maria Irma Hadler Coudry no campo da Neurolinguística Discursiva (ND) configuram-se como revolução conceitual-metodológica, uma vez que deslocam o centro da discussão – da afasia, da área e da clínica médicas, com seus formulários e testes, que deformam a relação entre sujeitos ‒ para a avaliação e o acompanhamento dos sujeitos afásicos a partir de situações discursivas e dialógicas. Este texto trouxe exemplo da possibilidade de assumir os estudos de Coudry na avaliação e acompanhamento clínico longitudinal, a partir da concepção da Psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski, de uma jovem com comprometimento neurológico que afetou sua linguagem, permitindo-lhe a saída dos limites impostos pela deficiência, na direção de afastar a barra que separa o que é normal daquilo que é patológico. Concluiu-se que a objetivação das contribuições de Maria Irma Hadler Coudry para o campo da Educação Especial demanda, dos cursos de formação de professores e de especialistas críticos, um maior rigor teórico nos estudos sobre a constituição da subjetividade, o papel da linguagem e a complexidade dos problemas relacionadas ao seu funcionamento assumindo a escola como lócus de conhecimento para todos e para cada um, de acordo com suas necessidades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648558 10.20396/cel.v60i2.8648558 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648558 |
identifier_str_mv |
10.20396/cel.v60i2.8648558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648558/18467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 368-383 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 368-383 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 368-383 2447-0686 reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
collection |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216495987359744 |