Relações de gênero no trabalho bancário informatizado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/4098384 |
Resumo: | Resumo O artigo analisa como a percepção tradicional de gênero a respeito da mulher tem sido utilizada no seu desempenho no trabalho bancário informatizado. A importância crescente da relação com o/a cliente tem reforçado o estereótipo feminino referente à habilidade de sensivelmente compreender e se comunicar, em um contexto de exigências crescentes de intensificação da produtividade. As mulheres em tempo parcial ou em tempo integral, no trabalho bancário, revelam que permanecem responsáveis pelas tarefas domésticas. Stress e doenças do trabalho são percebidas mais intensamente entre elas. Abstract This article analyses how traditional views about gender roles have been shaping women's performance at work. It focuses on a particular case of introduction of informatics in the bank sector. The greater importance of the relationship with clients has reinforced feminine stereotypes such as the ability to sensitively understand and communicate. This happens in a context of growing demands for productivity. Whether women work part or full time, they have remained responsible for domestic activities. Stress and work related illnessess have affected women most prominently. |
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Relações de gênero no trabalho bancário informatizadoTrabalho bancário. Informática. Feminilidade. EstresseResumo O artigo analisa como a percepção tradicional de gênero a respeito da mulher tem sido utilizada no seu desempenho no trabalho bancário informatizado. A importância crescente da relação com o/a cliente tem reforçado o estereótipo feminino referente à habilidade de sensivelmente compreender e se comunicar, em um contexto de exigências crescentes de intensificação da produtividade. As mulheres em tempo parcial ou em tempo integral, no trabalho bancário, revelam que permanecem responsáveis pelas tarefas domésticas. Stress e doenças do trabalho são percebidas mais intensamente entre elas. Abstract This article analyses how traditional views about gender roles have been shaping women's performance at work. It focuses on a particular case of introduction of informatics in the bank sector. The greater importance of the relationship with clients has reinforced feminine stereotypes such as the ability to sensitively understand and communicate. This happens in a context of growing demands for productivity. Whether women work part or full time, they have remained responsible for domestic activities. Stress and work related illnessess have affected women most prominently.Universidade Estadual de Campinas2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/4098384Cadernos Pagu; n. 10 (1998): Gênero, tecnologia e ciência; 147-168Cadernos Pagu; No. 10 (1998): Gênero, tecnologia e ciência; 147-168Cadernos Pagu; Núm. 10 (1998): Gênero, tecnologia e ciência; 147-1681809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/4098384/2330Copyright (c) 1993 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessSegnini, Liliana Rolfsen Petrilli2015-07-20T15:43:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/4098384Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:23.265546Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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