A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perosa, Graziela Serroni
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644724
Resumo: Este artigo discute a relação entre educação e estratificação social por meio do estudo de uma escola confessional feminina privada, voltada para atender famílias de alta renda na cidade de São Paulo, por volta de 1960. Interroga-se as modalidades de participação da escola na produção de disposições corporais e habilidades sociais específicas, evidenciando-se de que maneira processos de escolarização podem estar na base da aprendizagem de diferenças de classe e gênero. Os procedimentos metodológicos incluíram questionários, entrevistas com ex-alunas, diretoras e exprofessoras, análise de fotografias dos ambientes e do cotidiano escolar. Os resultados sugerem que o exame das modalidades de escolarização é particularmente eficaz para a compreensão dos processos de diferenciação social nas sociedades contemporâneas.Abstract This article discusses the relation between education and social stratification by means of a confessional private school for girls, targeting high-income families in the city of São Paulo circa 1960. The investigation focuses on the school’s modalities of participation in the production of body dispositions and specific social skills, in an attempt to demonstrate how schooling methods may be the basis for learning class and gender differences. Methodological procedures included questionnaires, interviews with ex-students, principals and ex-teachers, and the analysis of photographs of the school’s premises and routine. The results suggest that examining schooling modalities is particularly efficacious to the understanding of social differentiation processes in contemporary societies.Key Words: Socialization. Private School. Social differentiation
id UNICAMP-14_221838d047eeb7622fc3d57904f2a468
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644724
network_acronym_str UNICAMP-14
network_name_str Cadernos Pagu (Online)
repository_id_str
spelling A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninasSocialização. Escola Privada. Diferenciação SocialEste artigo discute a relação entre educação e estratificação social por meio do estudo de uma escola confessional feminina privada, voltada para atender famílias de alta renda na cidade de São Paulo, por volta de 1960. Interroga-se as modalidades de participação da escola na produção de disposições corporais e habilidades sociais específicas, evidenciando-se de que maneira processos de escolarização podem estar na base da aprendizagem de diferenças de classe e gênero. Os procedimentos metodológicos incluíram questionários, entrevistas com ex-alunas, diretoras e exprofessoras, análise de fotografias dos ambientes e do cotidiano escolar. Os resultados sugerem que o exame das modalidades de escolarização é particularmente eficaz para a compreensão dos processos de diferenciação social nas sociedades contemporâneas.Abstract This article discusses the relation between education and social stratification by means of a confessional private school for girls, targeting high-income families in the city of São Paulo circa 1960. The investigation focuses on the school’s modalities of participation in the production of body dispositions and specific social skills, in an attempt to demonstrate how schooling methods may be the basis for learning class and gender differences. Methodological procedures included questionnaires, interviews with ex-students, principals and ex-teachers, and the analysis of photographs of the school’s premises and routine. The results suggest that examining schooling modalities is particularly efficacious to the understanding of social differentiation processes in contemporary societies.Key Words: Socialization. Private School. Social differentiationUniversidade Estadual de Campinas2016-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644724Cadernos Pagu; n. 26 (2006): Diferenças em jogo; 87-111Cadernos Pagu; No. 26 (2006): Diferenças em jogo; 87-111Cadernos Pagu; Núm. 26 (2006): Diferenças em jogo; 87-1111809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644724/12168Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerosa, Graziela Serroni2016-04-06T09:48:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644724Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:35.422387Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas
title A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas
spellingShingle A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas
Perosa, Graziela Serroni
Socialização. Escola Privada. Diferenciação Social
title_short A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas
title_full A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas
title_fullStr A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas
title_full_unstemmed A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas
title_sort A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas
author Perosa, Graziela Serroni
author_facet Perosa, Graziela Serroni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perosa, Graziela Serroni
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização. Escola Privada. Diferenciação Social
topic Socialização. Escola Privada. Diferenciação Social
description Este artigo discute a relação entre educação e estratificação social por meio do estudo de uma escola confessional feminina privada, voltada para atender famílias de alta renda na cidade de São Paulo, por volta de 1960. Interroga-se as modalidades de participação da escola na produção de disposições corporais e habilidades sociais específicas, evidenciando-se de que maneira processos de escolarização podem estar na base da aprendizagem de diferenças de classe e gênero. Os procedimentos metodológicos incluíram questionários, entrevistas com ex-alunas, diretoras e exprofessoras, análise de fotografias dos ambientes e do cotidiano escolar. Os resultados sugerem que o exame das modalidades de escolarização é particularmente eficaz para a compreensão dos processos de diferenciação social nas sociedades contemporâneas.Abstract This article discusses the relation between education and social stratification by means of a confessional private school for girls, targeting high-income families in the city of São Paulo circa 1960. The investigation focuses on the school’s modalities of participation in the production of body dispositions and specific social skills, in an attempt to demonstrate how schooling methods may be the basis for learning class and gender differences. Methodological procedures included questionnaires, interviews with ex-students, principals and ex-teachers, and the analysis of photographs of the school’s premises and routine. The results suggest that examining schooling modalities is particularly efficacious to the understanding of social differentiation processes in contemporary societies.Key Words: Socialization. Private School. Social differentiation
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644724
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644724/12168
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Pagu; n. 26 (2006): Diferenças em jogo; 87-111
Cadernos Pagu; No. 26 (2006): Diferenças em jogo; 87-111
Cadernos Pagu; Núm. 26 (2006): Diferenças em jogo; 87-111
1809-4449
reponame:Cadernos Pagu (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos Pagu (Online)
collection Cadernos Pagu (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br
_version_ 1800216608725008384