A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644724 |
Resumo: | Este artigo discute a relação entre educação e estratificação social por meio do estudo de uma escola confessional feminina privada, voltada para atender famílias de alta renda na cidade de São Paulo, por volta de 1960. Interroga-se as modalidades de participação da escola na produção de disposições corporais e habilidades sociais específicas, evidenciando-se de que maneira processos de escolarização podem estar na base da aprendizagem de diferenças de classe e gênero. Os procedimentos metodológicos incluíram questionários, entrevistas com ex-alunas, diretoras e exprofessoras, análise de fotografias dos ambientes e do cotidiano escolar. Os resultados sugerem que o exame das modalidades de escolarização é particularmente eficaz para a compreensão dos processos de diferenciação social nas sociedades contemporâneas.Abstract This article discusses the relation between education and social stratification by means of a confessional private school for girls, targeting high-income families in the city of São Paulo circa 1960. The investigation focuses on the school’s modalities of participation in the production of body dispositions and specific social skills, in an attempt to demonstrate how schooling methods may be the basis for learning class and gender differences. Methodological procedures included questionnaires, interviews with ex-students, principals and ex-teachers, and the analysis of photographs of the school’s premises and routine. The results suggest that examining schooling modalities is particularly efficacious to the understanding of social differentiation processes in contemporary societies.Key Words: Socialization. Private School. Social differentiation |
id |
UNICAMP-14_221838d047eeb7622fc3d57904f2a468 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644724 |
network_acronym_str |
UNICAMP-14 |
network_name_str |
Cadernos Pagu (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninasSocialização. Escola Privada. Diferenciação SocialEste artigo discute a relação entre educação e estratificação social por meio do estudo de uma escola confessional feminina privada, voltada para atender famílias de alta renda na cidade de São Paulo, por volta de 1960. Interroga-se as modalidades de participação da escola na produção de disposições corporais e habilidades sociais específicas, evidenciando-se de que maneira processos de escolarização podem estar na base da aprendizagem de diferenças de classe e gênero. Os procedimentos metodológicos incluíram questionários, entrevistas com ex-alunas, diretoras e exprofessoras, análise de fotografias dos ambientes e do cotidiano escolar. Os resultados sugerem que o exame das modalidades de escolarização é particularmente eficaz para a compreensão dos processos de diferenciação social nas sociedades contemporâneas.Abstract This article discusses the relation between education and social stratification by means of a confessional private school for girls, targeting high-income families in the city of São Paulo circa 1960. The investigation focuses on the school’s modalities of participation in the production of body dispositions and specific social skills, in an attempt to demonstrate how schooling methods may be the basis for learning class and gender differences. Methodological procedures included questionnaires, interviews with ex-students, principals and ex-teachers, and the analysis of photographs of the school’s premises and routine. The results suggest that examining schooling modalities is particularly efficacious to the understanding of social differentiation processes in contemporary societies.Key Words: Socialization. Private School. Social differentiationUniversidade Estadual de Campinas2016-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644724Cadernos Pagu; n. 26 (2006): Diferenças em jogo; 87-111Cadernos Pagu; No. 26 (2006): Diferenças em jogo; 87-111Cadernos Pagu; Núm. 26 (2006): Diferenças em jogo; 87-1111809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644724/12168Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerosa, Graziela Serroni2016-04-06T09:48:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644724Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:35.422387Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas |
title |
A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas |
spellingShingle |
A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas Perosa, Graziela Serroni Socialização. Escola Privada. Diferenciação Social |
title_short |
A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas |
title_full |
A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas |
title_fullStr |
A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas |
title_sort |
A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas |
author |
Perosa, Graziela Serroni |
author_facet |
Perosa, Graziela Serroni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perosa, Graziela Serroni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Socialização. Escola Privada. Diferenciação Social |
topic |
Socialização. Escola Privada. Diferenciação Social |
description |
Este artigo discute a relação entre educação e estratificação social por meio do estudo de uma escola confessional feminina privada, voltada para atender famílias de alta renda na cidade de São Paulo, por volta de 1960. Interroga-se as modalidades de participação da escola na produção de disposições corporais e habilidades sociais específicas, evidenciando-se de que maneira processos de escolarização podem estar na base da aprendizagem de diferenças de classe e gênero. Os procedimentos metodológicos incluíram questionários, entrevistas com ex-alunas, diretoras e exprofessoras, análise de fotografias dos ambientes e do cotidiano escolar. Os resultados sugerem que o exame das modalidades de escolarização é particularmente eficaz para a compreensão dos processos de diferenciação social nas sociedades contemporâneas.Abstract This article discusses the relation between education and social stratification by means of a confessional private school for girls, targeting high-income families in the city of São Paulo circa 1960. The investigation focuses on the school’s modalities of participation in the production of body dispositions and specific social skills, in an attempt to demonstrate how schooling methods may be the basis for learning class and gender differences. Methodological procedures included questionnaires, interviews with ex-students, principals and ex-teachers, and the analysis of photographs of the school’s premises and routine. The results suggest that examining schooling modalities is particularly efficacious to the understanding of social differentiation processes in contemporary societies.Key Words: Socialization. Private School. Social differentiation |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644724 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644724/12168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Pagu; n. 26 (2006): Diferenças em jogo; 87-111 Cadernos Pagu; No. 26 (2006): Diferenças em jogo; 87-111 Cadernos Pagu; Núm. 26 (2006): Diferenças em jogo; 87-111 1809-4449 reponame:Cadernos Pagu (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos Pagu (Online) |
collection |
Cadernos Pagu (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br |
_version_ |
1800216608725008384 |