“Sexo tropical”: Comentários sobre gênero e “raça” Em alguns textos da mídia brasileira
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Data de Publicação: | 2010 |
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Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1859 |
Resumo: | Resumo Neste artigo exploro como alguns textos da mídia, que tratam do “turismo sexual”, apresentam diversas categorias de diferenciação social. Vários artigos publicados sobre este tema em revistas brasileiras de circulação semanal e mensal relacionam gênero, classe, “cor” e “nacionalidade” de uma maneira que resulta particularmente significativa quando contextualizados através de outros textos das mesmas revistas. O jogo de entrelaçamento/omissão destas categorias torna a leitura do material instigante à luz das discussões acadêmicas feministas recentes que, pondo cada vez mais em questão a centralidade necessária do gênero, consideram fundamental a incorporação de “outras” categorias de diferenciação social como “marcas” a serem contempladas na análise de contextos específicos. Abstract Here I explore how some media texts focused on “sexual tourism” present diverse categories of social differentiation. Brazilian weekly and monthly magazines’ articles on this issue relate gender, class, “colour” and nationality in a particulary significant way. The way in which these categories are related and/or omitted is particularly meaningful when considered at the light of recent feminist academic discussions. This debate increasingly rejects the necessary centrality of gender and requires the incorporation of “other” categories of social differentiation as fundamental marks to be incorporated in the analysis. |
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“Sexo tropical”: Comentários sobre gênero e “raça” Em alguns textos da mídia brasileiraRaça. Mídia. Sexualidade. Turismo. ProstituiçãoResumo Neste artigo exploro como alguns textos da mídia, que tratam do “turismo sexual”, apresentam diversas categorias de diferenciação social. Vários artigos publicados sobre este tema em revistas brasileiras de circulação semanal e mensal relacionam gênero, classe, “cor” e “nacionalidade” de uma maneira que resulta particularmente significativa quando contextualizados através de outros textos das mesmas revistas. O jogo de entrelaçamento/omissão destas categorias torna a leitura do material instigante à luz das discussões acadêmicas feministas recentes que, pondo cada vez mais em questão a centralidade necessária do gênero, consideram fundamental a incorporação de “outras” categorias de diferenciação social como “marcas” a serem contempladas na análise de contextos específicos. Abstract Here I explore how some media texts focused on “sexual tourism” present diverse categories of social differentiation. Brazilian weekly and monthly magazines’ articles on this issue relate gender, class, “colour” and nationality in a particulary significant way. The way in which these categories are related and/or omitted is particularly meaningful when considered at the light of recent feminist academic discussions. This debate increasingly rejects the necessary centrality of gender and requires the incorporation of “other” categories of social differentiation as fundamental marks to be incorporated in the analysis.Universidade Estadual de Campinas2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1859Cadernos Pagu; n. 6/7 (1996): Raça e gênero; 9-33Cadernos Pagu; No. 6/7 (1996): Raça e gênero; 9-33Cadernos Pagu; Núm. 6/7 (1996): Raça e gênero; 9-331809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1859/1980Copyright (c) 1993 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiscitelli, Adriana2015-07-20T14:29:40Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1859Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:21.591954Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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