Aspectos do feminino e masculino na arte de Ismael Nery
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644690 |
Resumo: | Ismael Nery, pintor e poeta modernista do início do século XX, cria um universo onde carnalidade e misticismo não se contrapõem. Escolhe a si próprio como objeto de sua obra numa atitude de transcendência à sua angústia, guardando uma profunda relação com a metáfora que se inicia no Maneirismo/Barroco e se verticaliza cada vez mais no Romantismo e no Simbolismo. Através da reunião de opostos expressa pela androginia e da abstração do tempo e espaço, engendra um sistema filosófico denominado Essencialismo, resgatando a transcendência e a unidade primordial do ser humano que ressona com a busca de individualidade da contemporaneidade.Abstract Carnality and mysticism do not pit against each other in Ismael Nery’s universe – a Modernist painter and poet of the beginning of the twentieth century. He transcends his anguish choosing himself as the object of his work of art. This attitude is tightly coupled to the metaphor that begins in the Mannerism/Barroque and permeates through Romanticism and Symbolism. Through the union of opposites expressed by androgyny, and the abstraction of time and space emerges a philosophical system called Essentialism, rescuing the transcendence and primordial unity of the human being in resonance with the search for individuality in contemporary age.Key words: Androgyny. Spirituality. Narcissism. Modernism |
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Aspectos do feminino e masculino na arte de Ismael NeryAndroginia. Espiritualidade. Narcisismo. ModernismoIsmael Nery, pintor e poeta modernista do início do século XX, cria um universo onde carnalidade e misticismo não se contrapõem. Escolhe a si próprio como objeto de sua obra numa atitude de transcendência à sua angústia, guardando uma profunda relação com a metáfora que se inicia no Maneirismo/Barroco e se verticaliza cada vez mais no Romantismo e no Simbolismo. Através da reunião de opostos expressa pela androginia e da abstração do tempo e espaço, engendra um sistema filosófico denominado Essencialismo, resgatando a transcendência e a unidade primordial do ser humano que ressona com a busca de individualidade da contemporaneidade.Abstract Carnality and mysticism do not pit against each other in Ismael Nery’s universe – a Modernist painter and poet of the beginning of the twentieth century. He transcends his anguish choosing himself as the object of his work of art. This attitude is tightly coupled to the metaphor that begins in the Mannerism/Barroque and permeates through Romanticism and Symbolism. Through the union of opposites expressed by androgyny, and the abstraction of time and space emerges a philosophical system called Essentialism, rescuing the transcendence and primordial unity of the human being in resonance with the search for individuality in contemporary age.Key words: Androgyny. Spirituality. Narcissism. ModernismUniversidade Estadual de Campinas2016-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644690Cadernos Pagu; n. 24 (2005): (Trans) formações; 175-196Cadernos Pagu; No. 24 (2005): (Trans) formações; 175-196Cadernos Pagu; Núm. 24 (2005): (Trans) formações; 175-1961809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644690/12141Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, André2016-04-06T09:33:15Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644690Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:34.043649Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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