A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Vera Helena Ferraz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rocha, Glória Walkyria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644855
Resumo: Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa empírica sobre a construção identitária de estudantes de medicina em espaços não formais da universidade, em uma sociedade de consumo. Fundamentaram o estudo noções do pósestruturalismo, principalmente sobre a natureza construída das identidades de gênero pelos discursos. Os resultados sinalizam a importância de se reconhecer que as experiências e subjetividades são passíveis de mudanças e de se integrar a problematização dos discursos dominantes aos currículos formais, facilitando uma maior igualdade de gênero, etnia e classe social.Abstract This article relates the results of an empirical research on the processes through which medical students’ identity are constructed in the university non-formal settings, in a consumer society. The study was theoretically based on some pos structuralism notions referring to the construction of gender identities by the discourses. The results point to the need for educators to reflect that the experiences and selves are subject to change, and to integrate the problematization of the dominant discourses to the formal curriculum, favoring greater gender, ethnic and social class equity.Key Words: Citizenship, Gender, Sexuality, Identities, Medical Education
id UNICAMP-14_6de66825e820cf4652d601d3bddfee57
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644855
network_acronym_str UNICAMP-14
network_name_str Cadernos Pagu (Online)
repository_id_str
spelling A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicinaCidadania. Gênero. Sexualidade. Identidades. Educação MédicaNeste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa empírica sobre a construção identitária de estudantes de medicina em espaços não formais da universidade, em uma sociedade de consumo. Fundamentaram o estudo noções do pósestruturalismo, principalmente sobre a natureza construída das identidades de gênero pelos discursos. Os resultados sinalizam a importância de se reconhecer que as experiências e subjetividades são passíveis de mudanças e de se integrar a problematização dos discursos dominantes aos currículos formais, facilitando uma maior igualdade de gênero, etnia e classe social.Abstract This article relates the results of an empirical research on the processes through which medical students’ identity are constructed in the university non-formal settings, in a consumer society. The study was theoretically based on some pos structuralism notions referring to the construction of gender identities by the discourses. The results point to the need for educators to reflect that the experiences and selves are subject to change, and to integrate the problematization of the dominant discourses to the formal curriculum, favoring greater gender, ethnic and social class equity.Key Words: Citizenship, Gender, Sexuality, Identities, Medical EducationUniversidade Estadual de Campinas2016-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644855Cadernos Pagu; n. 30 (2008): Mudanças; 231-268Cadernos Pagu; No. 30 (2008): Mudanças; 231-268Cadernos Pagu; Núm. 30 (2008): Mudanças; 231-2681809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644855/12296Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Vera Helena FerrazRocha, Glória Walkyria de Fátima2016-04-07T09:55:59Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644855Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:40.234255Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina
title A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina
spellingShingle A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina
Siqueira, Vera Helena Ferraz
Cidadania. Gênero. Sexualidade. Identidades. Educação Médica
title_short A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina
title_full A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina
title_fullStr A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina
title_full_unstemmed A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina
title_sort A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina
author Siqueira, Vera Helena Ferraz
author_facet Siqueira, Vera Helena Ferraz
Rocha, Glória Walkyria de Fátima
author_role author
author2 Rocha, Glória Walkyria de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Vera Helena Ferraz
Rocha, Glória Walkyria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania. Gênero. Sexualidade. Identidades. Educação Médica
topic Cidadania. Gênero. Sexualidade. Identidades. Educação Médica
description Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa empírica sobre a construção identitária de estudantes de medicina em espaços não formais da universidade, em uma sociedade de consumo. Fundamentaram o estudo noções do pósestruturalismo, principalmente sobre a natureza construída das identidades de gênero pelos discursos. Os resultados sinalizam a importância de se reconhecer que as experiências e subjetividades são passíveis de mudanças e de se integrar a problematização dos discursos dominantes aos currículos formais, facilitando uma maior igualdade de gênero, etnia e classe social.Abstract This article relates the results of an empirical research on the processes through which medical students’ identity are constructed in the university non-formal settings, in a consumer society. The study was theoretically based on some pos structuralism notions referring to the construction of gender identities by the discourses. The results point to the need for educators to reflect that the experiences and selves are subject to change, and to integrate the problematization of the dominant discourses to the formal curriculum, favoring greater gender, ethnic and social class equity.Key Words: Citizenship, Gender, Sexuality, Identities, Medical Education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644855
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644855/12296
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Pagu; n. 30 (2008): Mudanças; 231-268
Cadernos Pagu; No. 30 (2008): Mudanças; 231-268
Cadernos Pagu; Núm. 30 (2008): Mudanças; 231-268
1809-4449
reponame:Cadernos Pagu (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos Pagu (Online)
collection Cadernos Pagu (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br
_version_ 1800216609247199232