A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644855 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa empírica sobre a construção identitária de estudantes de medicina em espaços não formais da universidade, em uma sociedade de consumo. Fundamentaram o estudo noções do pósestruturalismo, principalmente sobre a natureza construída das identidades de gênero pelos discursos. Os resultados sinalizam a importância de se reconhecer que as experiências e subjetividades são passíveis de mudanças e de se integrar a problematização dos discursos dominantes aos currículos formais, facilitando uma maior igualdade de gênero, etnia e classe social.Abstract This article relates the results of an empirical research on the processes through which medical students’ identity are constructed in the university non-formal settings, in a consumer society. The study was theoretically based on some pos structuralism notions referring to the construction of gender identities by the discourses. The results point to the need for educators to reflect that the experiences and selves are subject to change, and to integrate the problematization of the dominant discourses to the formal curriculum, favoring greater gender, ethnic and social class equity.Key Words: Citizenship, Gender, Sexuality, Identities, Medical Education |
id |
UNICAMP-14_6de66825e820cf4652d601d3bddfee57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644855 |
network_acronym_str |
UNICAMP-14 |
network_name_str |
Cadernos Pagu (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicinaCidadania. Gênero. Sexualidade. Identidades. Educação MédicaNeste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa empírica sobre a construção identitária de estudantes de medicina em espaços não formais da universidade, em uma sociedade de consumo. Fundamentaram o estudo noções do pósestruturalismo, principalmente sobre a natureza construída das identidades de gênero pelos discursos. Os resultados sinalizam a importância de se reconhecer que as experiências e subjetividades são passíveis de mudanças e de se integrar a problematização dos discursos dominantes aos currículos formais, facilitando uma maior igualdade de gênero, etnia e classe social.Abstract This article relates the results of an empirical research on the processes through which medical students’ identity are constructed in the university non-formal settings, in a consumer society. The study was theoretically based on some pos structuralism notions referring to the construction of gender identities by the discourses. The results point to the need for educators to reflect that the experiences and selves are subject to change, and to integrate the problematization of the dominant discourses to the formal curriculum, favoring greater gender, ethnic and social class equity.Key Words: Citizenship, Gender, Sexuality, Identities, Medical EducationUniversidade Estadual de Campinas2016-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644855Cadernos Pagu; n. 30 (2008): Mudanças; 231-268Cadernos Pagu; No. 30 (2008): Mudanças; 231-268Cadernos Pagu; Núm. 30 (2008): Mudanças; 231-2681809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644855/12296Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Vera Helena FerrazRocha, Glória Walkyria de Fátima2016-04-07T09:55:59Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644855Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:40.234255Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina |
title |
A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina |
spellingShingle |
A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina Siqueira, Vera Helena Ferraz Cidadania. Gênero. Sexualidade. Identidades. Educação Médica |
title_short |
A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina |
title_full |
A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina |
title_fullStr |
A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina |
title_full_unstemmed |
A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina |
title_sort |
A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina |
author |
Siqueira, Vera Helena Ferraz |
author_facet |
Siqueira, Vera Helena Ferraz Rocha, Glória Walkyria de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Glória Walkyria de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Vera Helena Ferraz Rocha, Glória Walkyria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania. Gênero. Sexualidade. Identidades. Educação Médica |
topic |
Cidadania. Gênero. Sexualidade. Identidades. Educação Médica |
description |
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa empírica sobre a construção identitária de estudantes de medicina em espaços não formais da universidade, em uma sociedade de consumo. Fundamentaram o estudo noções do pósestruturalismo, principalmente sobre a natureza construída das identidades de gênero pelos discursos. Os resultados sinalizam a importância de se reconhecer que as experiências e subjetividades são passíveis de mudanças e de se integrar a problematização dos discursos dominantes aos currículos formais, facilitando uma maior igualdade de gênero, etnia e classe social.Abstract This article relates the results of an empirical research on the processes through which medical students’ identity are constructed in the university non-formal settings, in a consumer society. The study was theoretically based on some pos structuralism notions referring to the construction of gender identities by the discourses. The results point to the need for educators to reflect that the experiences and selves are subject to change, and to integrate the problematization of the dominant discourses to the formal curriculum, favoring greater gender, ethnic and social class equity.Key Words: Citizenship, Gender, Sexuality, Identities, Medical Education |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644855 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644855/12296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Pagu; n. 30 (2008): Mudanças; 231-268 Cadernos Pagu; No. 30 (2008): Mudanças; 231-268 Cadernos Pagu; Núm. 30 (2008): Mudanças; 231-268 1809-4449 reponame:Cadernos Pagu (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos Pagu (Online) |
collection |
Cadernos Pagu (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br |
_version_ |
1800216609247199232 |