O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Artes, Amélia Cristina Abreu
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carvalho, Marília Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644950
Resumo: Este artigo tem por objetivo avaliar a influência do trabalho nas trajetórias escolares a partir dos microdados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio – PNAD 2006. Desenvolve-se uma modelagem estatística, visando explicar a defasagem entre idade e anos de estudo a partir da variável sexo e considerando o fator trabalho como variável de controle. Os resultados indicam que o trabalho prejudica o percurso escolar mais intensamente para os meninos e os afazeres domésticos de forma mais sutil para as meninas, com resultados piores para os negros de ambos os sexos, mas somente essa variável não explica a maior defasagem escolar do sexo masculino.Abstract This article aims to evaluate the labor influence on school courses of boys and girls. Based on the micro data of PNAD 2006 (National Residence Sample Survey), a statistic model is developed to explain the discrepancy in age- years of study, taking into account the sex and considering labor as a control variable. The results indicate that working damages more intensively the boys’ school process, and housework in a more subtle way influences the girls’ school process. The worse results were observed for blacks of both sex.Key Words: Gender, Child and Adolescent Labor, Age-Grade Discrepancy, Boys, Masculinity
id UNICAMP-14_93c0af1607fd869e3e54effe29a5a31b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644950
network_acronym_str UNICAMP-14
network_name_str Cadernos Pagu (Online)
repository_id_str
spelling O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade?Gênero. Trabalho Infanto-juvenil. Defasagem Escolar. Meninos. MasculinidadeEste artigo tem por objetivo avaliar a influência do trabalho nas trajetórias escolares a partir dos microdados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio – PNAD 2006. Desenvolve-se uma modelagem estatística, visando explicar a defasagem entre idade e anos de estudo a partir da variável sexo e considerando o fator trabalho como variável de controle. Os resultados indicam que o trabalho prejudica o percurso escolar mais intensamente para os meninos e os afazeres domésticos de forma mais sutil para as meninas, com resultados piores para os negros de ambos os sexos, mas somente essa variável não explica a maior defasagem escolar do sexo masculino.Abstract This article aims to evaluate the labor influence on school courses of boys and girls. Based on the micro data of PNAD 2006 (National Residence Sample Survey), a statistic model is developed to explain the discrepancy in age- years of study, taking into account the sex and considering labor as a control variable. The results indicate that working damages more intensively the boys’ school process, and housework in a more subtle way influences the girls’ school process. The worse results were observed for blacks of both sex.Key Words: Gender, Child and Adolescent Labor, Age-Grade Discrepancy, Boys, MasculinityUniversidade Estadual de Campinas2016-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644950Cadernos Pagu; n. 34 (2010): Revisitando dualismos; 41-74Cadernos Pagu; No. 34 (2010): Revisitando dualismos; 41-74Cadernos Pagu; Núm. 34 (2010): Revisitando dualismos; 41-741809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644950/12388Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtes, Amélia Cristina AbreuCarvalho, Marília Pinto2016-04-12T10:00:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644950Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:44.292853Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade?
title O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade?
spellingShingle O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade?
Artes, Amélia Cristina Abreu
Gênero. Trabalho Infanto-juvenil. Defasagem Escolar. Meninos. Masculinidade
title_short O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade?
title_full O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade?
title_fullStr O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade?
title_full_unstemmed O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade?
title_sort O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade?
author Artes, Amélia Cristina Abreu
author_facet Artes, Amélia Cristina Abreu
Carvalho, Marília Pinto
author_role author
author2 Carvalho, Marília Pinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Artes, Amélia Cristina Abreu
Carvalho, Marília Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Trabalho Infanto-juvenil. Defasagem Escolar. Meninos. Masculinidade
topic Gênero. Trabalho Infanto-juvenil. Defasagem Escolar. Meninos. Masculinidade
description Este artigo tem por objetivo avaliar a influência do trabalho nas trajetórias escolares a partir dos microdados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio – PNAD 2006. Desenvolve-se uma modelagem estatística, visando explicar a defasagem entre idade e anos de estudo a partir da variável sexo e considerando o fator trabalho como variável de controle. Os resultados indicam que o trabalho prejudica o percurso escolar mais intensamente para os meninos e os afazeres domésticos de forma mais sutil para as meninas, com resultados piores para os negros de ambos os sexos, mas somente essa variável não explica a maior defasagem escolar do sexo masculino.Abstract This article aims to evaluate the labor influence on school courses of boys and girls. Based on the micro data of PNAD 2006 (National Residence Sample Survey), a statistic model is developed to explain the discrepancy in age- years of study, taking into account the sex and considering labor as a control variable. The results indicate that working damages more intensively the boys’ school process, and housework in a more subtle way influences the girls’ school process. The worse results were observed for blacks of both sex.Key Words: Gender, Child and Adolescent Labor, Age-Grade Discrepancy, Boys, Masculinity
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644950
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644950/12388
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Pagu; n. 34 (2010): Revisitando dualismos; 41-74
Cadernos Pagu; No. 34 (2010): Revisitando dualismos; 41-74
Cadernos Pagu; Núm. 34 (2010): Revisitando dualismos; 41-74
1809-4449
reponame:Cadernos Pagu (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos Pagu (Online)
collection Cadernos Pagu (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br
_version_ 1800216609348911104