O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644950 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo avaliar a influência do trabalho nas trajetórias escolares a partir dos microdados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio – PNAD 2006. Desenvolve-se uma modelagem estatística, visando explicar a defasagem entre idade e anos de estudo a partir da variável sexo e considerando o fator trabalho como variável de controle. Os resultados indicam que o trabalho prejudica o percurso escolar mais intensamente para os meninos e os afazeres domésticos de forma mais sutil para as meninas, com resultados piores para os negros de ambos os sexos, mas somente essa variável não explica a maior defasagem escolar do sexo masculino.Abstract This article aims to evaluate the labor influence on school courses of boys and girls. Based on the micro data of PNAD 2006 (National Residence Sample Survey), a statistic model is developed to explain the discrepancy in age- years of study, taking into account the sex and considering labor as a control variable. The results indicate that working damages more intensively the boys’ school process, and housework in a more subtle way influences the girls’ school process. The worse results were observed for blacks of both sex.Key Words: Gender, Child and Adolescent Labor, Age-Grade Discrepancy, Boys, Masculinity |
id |
UNICAMP-14_93c0af1607fd869e3e54effe29a5a31b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644950 |
network_acronym_str |
UNICAMP-14 |
network_name_str |
Cadernos Pagu (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade?Gênero. Trabalho Infanto-juvenil. Defasagem Escolar. Meninos. MasculinidadeEste artigo tem por objetivo avaliar a influência do trabalho nas trajetórias escolares a partir dos microdados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio – PNAD 2006. Desenvolve-se uma modelagem estatística, visando explicar a defasagem entre idade e anos de estudo a partir da variável sexo e considerando o fator trabalho como variável de controle. Os resultados indicam que o trabalho prejudica o percurso escolar mais intensamente para os meninos e os afazeres domésticos de forma mais sutil para as meninas, com resultados piores para os negros de ambos os sexos, mas somente essa variável não explica a maior defasagem escolar do sexo masculino.Abstract This article aims to evaluate the labor influence on school courses of boys and girls. Based on the micro data of PNAD 2006 (National Residence Sample Survey), a statistic model is developed to explain the discrepancy in age- years of study, taking into account the sex and considering labor as a control variable. The results indicate that working damages more intensively the boys’ school process, and housework in a more subtle way influences the girls’ school process. The worse results were observed for blacks of both sex.Key Words: Gender, Child and Adolescent Labor, Age-Grade Discrepancy, Boys, MasculinityUniversidade Estadual de Campinas2016-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644950Cadernos Pagu; n. 34 (2010): Revisitando dualismos; 41-74Cadernos Pagu; No. 34 (2010): Revisitando dualismos; 41-74Cadernos Pagu; Núm. 34 (2010): Revisitando dualismos; 41-741809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644950/12388Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtes, Amélia Cristina AbreuCarvalho, Marília Pinto2016-04-12T10:00:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644950Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:44.292853Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade? |
title |
O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade? |
spellingShingle |
O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade? Artes, Amélia Cristina Abreu Gênero. Trabalho Infanto-juvenil. Defasagem Escolar. Meninos. Masculinidade |
title_short |
O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade? |
title_full |
O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade? |
title_fullStr |
O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade? |
title_full_unstemmed |
O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade? |
title_sort |
O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade? |
author |
Artes, Amélia Cristina Abreu |
author_facet |
Artes, Amélia Cristina Abreu Carvalho, Marília Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Marília Pinto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Artes, Amélia Cristina Abreu Carvalho, Marília Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero. Trabalho Infanto-juvenil. Defasagem Escolar. Meninos. Masculinidade |
topic |
Gênero. Trabalho Infanto-juvenil. Defasagem Escolar. Meninos. Masculinidade |
description |
Este artigo tem por objetivo avaliar a influência do trabalho nas trajetórias escolares a partir dos microdados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio – PNAD 2006. Desenvolve-se uma modelagem estatística, visando explicar a defasagem entre idade e anos de estudo a partir da variável sexo e considerando o fator trabalho como variável de controle. Os resultados indicam que o trabalho prejudica o percurso escolar mais intensamente para os meninos e os afazeres domésticos de forma mais sutil para as meninas, com resultados piores para os negros de ambos os sexos, mas somente essa variável não explica a maior defasagem escolar do sexo masculino.Abstract This article aims to evaluate the labor influence on school courses of boys and girls. Based on the micro data of PNAD 2006 (National Residence Sample Survey), a statistic model is developed to explain the discrepancy in age- years of study, taking into account the sex and considering labor as a control variable. The results indicate that working damages more intensively the boys’ school process, and housework in a more subtle way influences the girls’ school process. The worse results were observed for blacks of both sex.Key Words: Gender, Child and Adolescent Labor, Age-Grade Discrepancy, Boys, Masculinity |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644950 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644950/12388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Pagu; n. 34 (2010): Revisitando dualismos; 41-74 Cadernos Pagu; No. 34 (2010): Revisitando dualismos; 41-74 Cadernos Pagu; Núm. 34 (2010): Revisitando dualismos; 41-74 1809-4449 reponame:Cadernos Pagu (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos Pagu (Online) |
collection |
Cadernos Pagu (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br |
_version_ |
1800216609348911104 |