Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644753 |
Resumo: | Na primeira parte do artigo apresento contribuições de autores de diversas áreas no que se refere às relações de gênero em sala de aula, entre crianças e adolescentes. Na segunda parte, apresento resultados parciais da pesquisa de campo de minha dissertação de Mestrado, realizada numa escola pública da cidade de Campinas, Estado de São Paulo, analisando temas como a relação das crianças com as diferenças de classe, raça, gênero e outros marcadores sociais, as hierarquias de poder na sala de aula e as concepções infantis sobre heteronormatividade.Abstract In the first part of this article I present theorical contributions from various fields of knowledge concerning gender relations in the classroom among children and adolescents. In the second part, I present partial results from the field research conducted for my Master’s dissertation, which took place in a public school in the city of Campinas, Sao Paulo State. The themes I analyze are: children’s relations to differences of class, race, gender and other social markers; hierarchies of power in the classroom; and children’s concepts on heternormativity.Key Words: Childhood, Education, Gender, Sexuality, Homosexuality |
id |
UNICAMP-14_af584f07698150c9acab3ca073d3605e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644753 |
network_acronym_str |
UNICAMP-14 |
network_name_str |
Cadernos Pagu (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolarNa primeira parte do artigo apresento contribuições de autores de diversas áreas no que se refere às relações de gênero em sala de aula, entre crianças e adolescentes. Na segunda parte, apresento resultados parciais da pesquisa de campo de minha dissertação de Mestrado, realizada numa escola pública da cidade de Campinas, Estado de São Paulo, analisando temas como a relação das crianças com as diferenças de classe, raça, gênero e outros marcadores sociais, as hierarquias de poder na sala de aula e as concepções infantis sobre heteronormatividade.Abstract In the first part of this article I present theorical contributions from various fields of knowledge concerning gender relations in the classroom among children and adolescents. In the second part, I present partial results from the field research conducted for my Master’s dissertation, which took place in a public school in the city of Campinas, Sao Paulo State. The themes I analyze are: children’s relations to differences of class, race, gender and other social markers; hierarchies of power in the classroom; and children’s concepts on heternormativity.Key Words: Childhood, Education, Gender, Sexuality, HomosexualityUniversidade Estadual de Campinas2016-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644753Cadernos Pagu; n. 26 (2006): Diferenças em jogo; 169-199Cadernos Pagu; No. 26 (2006): Diferenças em jogo; 169-199Cadernos Pagu; Núm. 26 (2006): Diferenças em jogo; 169-1991809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644753/12171Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Érica Renata2016-04-06T09:50:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644753Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:36.189273Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar |
title |
Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar |
spellingShingle |
Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar Souza, Érica Renata |
title_short |
Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar |
title_full |
Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar |
title_fullStr |
Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar |
title_sort |
Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar |
author |
Souza, Érica Renata |
author_facet |
Souza, Érica Renata |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Érica Renata |
description |
Na primeira parte do artigo apresento contribuições de autores de diversas áreas no que se refere às relações de gênero em sala de aula, entre crianças e adolescentes. Na segunda parte, apresento resultados parciais da pesquisa de campo de minha dissertação de Mestrado, realizada numa escola pública da cidade de Campinas, Estado de São Paulo, analisando temas como a relação das crianças com as diferenças de classe, raça, gênero e outros marcadores sociais, as hierarquias de poder na sala de aula e as concepções infantis sobre heteronormatividade.Abstract In the first part of this article I present theorical contributions from various fields of knowledge concerning gender relations in the classroom among children and adolescents. In the second part, I present partial results from the field research conducted for my Master’s dissertation, which took place in a public school in the city of Campinas, Sao Paulo State. The themes I analyze are: children’s relations to differences of class, race, gender and other social markers; hierarchies of power in the classroom; and children’s concepts on heternormativity.Key Words: Childhood, Education, Gender, Sexuality, Homosexuality |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644753 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644753/12171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Pagu; n. 26 (2006): Diferenças em jogo; 169-199 Cadernos Pagu; No. 26 (2006): Diferenças em jogo; 169-199 Cadernos Pagu; Núm. 26 (2006): Diferenças em jogo; 169-199 1809-4449 reponame:Cadernos Pagu (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos Pagu (Online) |
collection |
Cadernos Pagu (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br |
_version_ |
1800216608748077056 |