Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Érica Renata
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644753
Resumo: Na primeira parte do artigo apresento contribuições de autores de diversas áreas no que se refere às relações de gênero em sala de aula, entre crianças e adolescentes. Na segunda parte, apresento resultados parciais da pesquisa de campo de minha dissertação de Mestrado, realizada numa escola pública da cidade de Campinas, Estado de São Paulo, analisando temas como a relação das crianças com as diferenças de classe, raça, gênero e outros marcadores sociais, as hierarquias de poder na sala de aula e as concepções infantis sobre heteronormatividade.Abstract In the first part of this article I present theorical contributions from various fields of knowledge concerning gender relations in the classroom among children and adolescents. In the second part, I present partial results from the field research conducted for my Master’s dissertation, which took place in a public school in the city of Campinas, Sao Paulo State. The themes I analyze are: children’s relations to differences of class, race, gender and other social markers; hierarchies of power in the classroom; and children’s concepts on heternormativity.Key Words: Childhood, Education, Gender, Sexuality, Homosexuality
id UNICAMP-14_af584f07698150c9acab3ca073d3605e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644753
network_acronym_str UNICAMP-14
network_name_str Cadernos Pagu (Online)
repository_id_str
spelling Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolarNa primeira parte do artigo apresento contribuições de autores de diversas áreas no que se refere às relações de gênero em sala de aula, entre crianças e adolescentes. Na segunda parte, apresento resultados parciais da pesquisa de campo de minha dissertação de Mestrado, realizada numa escola pública da cidade de Campinas, Estado de São Paulo, analisando temas como a relação das crianças com as diferenças de classe, raça, gênero e outros marcadores sociais, as hierarquias de poder na sala de aula e as concepções infantis sobre heteronormatividade.Abstract In the first part of this article I present theorical contributions from various fields of knowledge concerning gender relations in the classroom among children and adolescents. In the second part, I present partial results from the field research conducted for my Master’s dissertation, which took place in a public school in the city of Campinas, Sao Paulo State. The themes I analyze are: children’s relations to differences of class, race, gender and other social markers; hierarchies of power in the classroom; and children’s concepts on heternormativity.Key Words: Childhood, Education, Gender, Sexuality, HomosexualityUniversidade Estadual de Campinas2016-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644753Cadernos Pagu; n. 26 (2006): Diferenças em jogo; 169-199Cadernos Pagu; No. 26 (2006): Diferenças em jogo; 169-199Cadernos Pagu; Núm. 26 (2006): Diferenças em jogo; 169-1991809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644753/12171Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Érica Renata2016-04-06T09:50:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644753Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:36.189273Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar
title Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar
spellingShingle Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar
Souza, Érica Renata
title_short Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar
title_full Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar
title_fullStr Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar
title_full_unstemmed Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar
title_sort Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar
author Souza, Érica Renata
author_facet Souza, Érica Renata
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Érica Renata
description Na primeira parte do artigo apresento contribuições de autores de diversas áreas no que se refere às relações de gênero em sala de aula, entre crianças e adolescentes. Na segunda parte, apresento resultados parciais da pesquisa de campo de minha dissertação de Mestrado, realizada numa escola pública da cidade de Campinas, Estado de São Paulo, analisando temas como a relação das crianças com as diferenças de classe, raça, gênero e outros marcadores sociais, as hierarquias de poder na sala de aula e as concepções infantis sobre heteronormatividade.Abstract In the first part of this article I present theorical contributions from various fields of knowledge concerning gender relations in the classroom among children and adolescents. In the second part, I present partial results from the field research conducted for my Master’s dissertation, which took place in a public school in the city of Campinas, Sao Paulo State. The themes I analyze are: children’s relations to differences of class, race, gender and other social markers; hierarchies of power in the classroom; and children’s concepts on heternormativity.Key Words: Childhood, Education, Gender, Sexuality, Homosexuality
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644753
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644753/12171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Pagu; n. 26 (2006): Diferenças em jogo; 169-199
Cadernos Pagu; No. 26 (2006): Diferenças em jogo; 169-199
Cadernos Pagu; Núm. 26 (2006): Diferenças em jogo; 169-199
1809-4449
reponame:Cadernos Pagu (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos Pagu (Online)
collection Cadernos Pagu (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br
_version_ 1800216608748077056