Alimentação escolar na pandemia da COVID: composição nutricional e custos de kits em escolas públicas de Estrela do Sul – Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Estelamar Maria Borges
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha, Fabiana dos Santos, Vieira , Patrícia Maria, Santos, Elisa Norberto Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8670068
Resumo: Determinou-se a composição nutricional e alimentar, e calculou-se os custos de kits de alimentos distribuídos para quatro escolas em Estrela do Sul. Participaram da pesquisa 548 escolares regularmente matriculados. O kit I era composto por alimentos dos grupos de carboidratos e proteínas, e o kit II de carboidratos, proteínas e hortifrútis. Para a composição nutricional determinou-se adequação por categoria e idade. Utilizou-se a Análise Qualitativa das Preparações do Cardápio. Foram realizadas atividades de orientação por meio de vídeos. O kit I dispôs em média por dia de 671,33 kcal; 131,22 g de carboidratos; 11,97 g de lipídeos; 10,46 g de proteínas; 29,95 µg de vitamina A; 10,39 mg de vitamina C; 62,83 mg de cálcio; 1,99 mg de ferro e 100,77 mg de sódio. O kit II ofertou em média por dia 341,23 kcal; 54,62 g de carboidratos; 10,21 g de lipídeos; 6,93 g de proteínas; 9,97 µg de vitamina A; 5,10 mg de vitamina C; 30,68 mg de cálcio; 1,36 mg de ferro e 38,64 mg de sódio. Os kits apresentaram baixa variação de alimentos e cores, estavam insuficientes em relação à oferta de carnes, hortaliças e frutas. O custo mensal do kit I foi de R$ 69,98 e do kit II R$ 66,92. As atividades de orientação tiveram um papel importante, porém nem todos os escolares tiveram acesso às aulas. Conclui-se que os kits de alimentação escolar foram incapazes de suprir as necessidades de alimentos e, consequentemente de energia, macronutrientes e micronutrientes em todas as modalidades de escolares.
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Para a composição nutricional determinou-se adequação por categoria e idade. Utilizou-se a Análise Qualitativa das Preparações do Cardápio. Foram realizadas atividades de orientação por meio de vídeos. O kit I dispôs em média por dia de 671,33 kcal; 131,22 g de carboidratos; 11,97 g de lipídeos; 10,46 g de proteínas; 29,95 µg de vitamina A; 10,39 mg de vitamina C; 62,83 mg de cálcio; 1,99 mg de ferro e 100,77 mg de sódio. O kit II ofertou em média por dia 341,23 kcal; 54,62 g de carboidratos; 10,21 g de lipídeos; 6,93 g de proteínas; 9,97 µg de vitamina A; 5,10 mg de vitamina C; 30,68 mg de cálcio; 1,36 mg de ferro e 38,64 mg de sódio. Os kits apresentaram baixa variação de alimentos e cores, estavam insuficientes em relação à oferta de carnes, hortaliças e frutas. O custo mensal do kit I foi de R$ 69,98 e do kit II R$ 66,92. As atividades de orientação tiveram um papel importante, porém nem todos os escolares tiveram acesso às aulas. Conclui-se que os kits de alimentação escolar foram incapazes de suprir as necessidades de alimentos e, consequentemente de energia, macronutrientes e micronutrientes em todas as modalidades de escolares.The nutritional and food composition was determined, and the costs of food kits distributed to four schools in Estrela do Sul were calculated. 548 regularly enrolled students participated in the survey. Kit I consisted of foods from the carbohydrate and protein groups, and kit II comprised carbohydrates, proteins and fruit and vegetables. For the nutritional composition, adequacy by category and age was determined. The Qualitative Analysis of Menu Preparations was used. Guidance activities were carried out through videos. Kit I had an average of 671.33 kcal per day; 131.22 g of carbohydrates; 11.97 g of lipids; 10.46 g of protein; 29.95 µg of vitamin A; 10.39 mg of vitamin C; 62.83 mg of calcium; 1.99 mg of iron and 100.77 mg of sodium. Kit II offered an average of 341.23 kcal per day; 54.62 g of carbohydrates; 10.21 g of lipids; 6.93 g protein; 9.97 µg of vitamin A; 5.10 mg of vitamin C; 30.68 mg of calcium; 1.36 mg of iron and 38.64 mg of sodium. The kits showed low variation of foods and colors, they were insufficient in relation to the supply of meat, vegetables and fruits. The monthly cost of kit I was R$ 69.98 and kit II R$ 66.92. Guidance activities played an important role, but not all students had access to classes. It is concluded that the school feeding kits were unable to meet the needs of food and, consequently, of energy, macronutrients and micronutrients in all types of schoolchildren.  Determinou-se a composição nutricional e alimentar, e calculou-se os custos de kits de alimentos distribuídos para quatro escolas em Estrela do Sul. Participaram da pesquisa 548 escolares regularmente matriculados. O kit I era composto por alimentos dos grupos de carboidratos e proteínas, e o kit II de carboidratos, proteínas e hortifrútis. Para a composição nutricional determinou-se adequação por categoria e idade. Utilizou-se a Análise Qualitativa das Preparações do Cardápio. Foram realizadas atividades de orientação por meio de vídeos. O kit I dispôs em média por dia de 671,33 kcal; 131,22 g de carboidratos; 11,97 g de lipídeos; 10,46 g de proteínas; 29,95 µg de vitamina A; 10,39 mg de vitamina C; 62,83 mg de cálcio; 1,99 mg de ferro e 100,77 mg de sódio. O kit II ofertou em média por dia 341,23 kcal; 54,62 g de carboidratos; 10,21 g de lipídeos; 6,93 g de proteínas; 9,97 µg de vitamina A; 5,10 mg de vitamina C; 30,68 mg de cálcio; 1,36 mg de ferro e 38,64 mg de sódio. Os kits apresentaram baixa variação de alimentos e cores, estavam insuficientes em relação à oferta de carnes, hortaliças e frutas. O custo mensal do kit I foi de R$ 69,98 e do kit II R$ 66,92. As atividades de orientação tiveram um papel importante, porém nem todos os escolares tiveram acesso às aulas. Conclui-se que os kits de alimentação escolar foram incapazes de suprir as necessidades de alimentos e, consequentemente de energia, macronutrientes e micronutrientes em todas as modalidades de escolares.Universidade Estadual de Campinas2023-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/867006810.20396/san.v29i00.8670068Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 29 (2022): Continous Publication; e022036Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 29 (2022): Publicación Contínua; e022036Segurança Alimentar e Nutricional; v. 29 (2022): Publicação Contínua; e0220362316-297Xreponame:Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8670068/30988Brasil; ContemporâneoBrazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2022 Segurança Alimentar e Nutricionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Estelamar Maria BorgesRocha, Fabiana dos Santos Vieira , Patrícia MariaSantos, Elisa Norberto Ferreira2023-04-28T19:08:33Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670068Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/oai||revnepa@gmail.com|| suporterevsan@gmail.com2316-297X1808-8023opendoar:2023-04-28T19:08:33Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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