Consumo de energia e nutrientes e a adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por escolares de um município paulista
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634792 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi avaliar o consumo de energia e nutrientes e a adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por escolares com idade entre 7 e 14 anos. Estudo transversal, realizado com 150 crianças e adolescentes, ambos os gêneros, matriculados na rede pública de ensino de Piedade (SP). O consumo alimentar foi obtido por Recordatório 24 horas. Para a análise do consumo de energia e nutrientes foram utilizadas como referência as Dietary Reference Intakes e os valores obtidos foram analisados de acordo com os percentis de consumo. Os dados referentes ao PNAE foram obtidos por meio de entrevista individual contendo questões referentes à alimentação oferecida nas unidades de ensino. Metade da amostra revelou consumo de energia inferior ao valor médio estimado (1890 kcal). A maioria dos escolares exibiu ingestão de fibras, cálcio e vitamina A insuficiente (90%, 90% e 75%, respectivamente). Para as demais vitaminas e minerais, foi observado, para menor proporção de alunos, consumo inferior ao conteúdo preconizado. No que diz respeito ao PNAE, 81,3% informaram consumir as refeições distribuídas na escola. Cerca de metade (52%) registrou frequência de adesão considerada efetiva (de quatro a cinco vezes por semana). Quanto à opinião sobre o PNAE, 66,4% dos alunos entrevistados declararam que não apreciam as preparações e/ou alimentos oferecidos. Tendo em vista a ampla adesão ao PNAE e a expressiva proporção de alunos que revelaram consumo insatisfatório para a maioria das vitaminas e minerais analisados, estudos que envolvam o planejamento das refeições distribuídas nas escolas poderão contribuir para complementar a ingestão de energia e nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento. |
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Consumo de energia e nutrientes e a adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por escolares de um município paulistaAlimentação escolar. Consumo alimentar. Merenda escolar. Segurança alimentar e nutricional.Hábitos alimentares. Escolas. Avaliação.O objetivo do estudo foi avaliar o consumo de energia e nutrientes e a adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por escolares com idade entre 7 e 14 anos. Estudo transversal, realizado com 150 crianças e adolescentes, ambos os gêneros, matriculados na rede pública de ensino de Piedade (SP). O consumo alimentar foi obtido por Recordatório 24 horas. Para a análise do consumo de energia e nutrientes foram utilizadas como referência as Dietary Reference Intakes e os valores obtidos foram analisados de acordo com os percentis de consumo. Os dados referentes ao PNAE foram obtidos por meio de entrevista individual contendo questões referentes à alimentação oferecida nas unidades de ensino. Metade da amostra revelou consumo de energia inferior ao valor médio estimado (1890 kcal). A maioria dos escolares exibiu ingestão de fibras, cálcio e vitamina A insuficiente (90%, 90% e 75%, respectivamente). Para as demais vitaminas e minerais, foi observado, para menor proporção de alunos, consumo inferior ao conteúdo preconizado. No que diz respeito ao PNAE, 81,3% informaram consumir as refeições distribuídas na escola. Cerca de metade (52%) registrou frequência de adesão considerada efetiva (de quatro a cinco vezes por semana). Quanto à opinião sobre o PNAE, 66,4% dos alunos entrevistados declararam que não apreciam as preparações e/ou alimentos oferecidos. Tendo em vista a ampla adesão ao PNAE e a expressiva proporção de alunos que revelaram consumo insatisfatório para a maioria das vitaminas e minerais analisados, estudos que envolvam o planejamento das refeições distribuídas nas escolas poderão contribuir para complementar a ingestão de energia e nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento.Universidade Estadual de Campinas2015-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExploratória.application/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/863479210.20396/san.v17i2.8634792Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 17 No. 2 (2010); 50-62Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 17 Núm. 2 (2010); 50-62Segurança Alimentar e Nutricional; v. 17 n. 2 (2010); 50-622316-297Xreponame:Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634792/2711Copyright (c) 2015 Revista Segurança Alimentar e Nutricionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPegolo, Giovana ElizaSilva, Marina Vieira da2018-02-08T11:21:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634792Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/oai||revnepa@gmail.com|| suporterevsan@gmail.com2316-297X1808-8023opendoar:2018-02-08T11:21:18Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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O objetivo do estudo foi avaliar o consumo de energia e nutrientes e a adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por escolares com idade entre 7 e 14 anos. Estudo transversal, realizado com 150 crianças e adolescentes, ambos os gêneros, matriculados na rede pública de ensino de Piedade (SP). O consumo alimentar foi obtido por Recordatório 24 horas. Para a análise do consumo de energia e nutrientes foram utilizadas como referência as Dietary Reference Intakes e os valores obtidos foram analisados de acordo com os percentis de consumo. Os dados referentes ao PNAE foram obtidos por meio de entrevista individual contendo questões referentes à alimentação oferecida nas unidades de ensino. Metade da amostra revelou consumo de energia inferior ao valor médio estimado (1890 kcal). A maioria dos escolares exibiu ingestão de fibras, cálcio e vitamina A insuficiente (90%, 90% e 75%, respectivamente). Para as demais vitaminas e minerais, foi observado, para menor proporção de alunos, consumo inferior ao conteúdo preconizado. No que diz respeito ao PNAE, 81,3% informaram consumir as refeições distribuídas na escola. Cerca de metade (52%) registrou frequência de adesão considerada efetiva (de quatro a cinco vezes por semana). Quanto à opinião sobre o PNAE, 66,4% dos alunos entrevistados declararam que não apreciam as preparações e/ou alimentos oferecidos. Tendo em vista a ampla adesão ao PNAE e a expressiva proporção de alunos que revelaram consumo insatisfatório para a maioria das vitaminas e minerais analisados, estudos que envolvam o planejamento das refeições distribuídas nas escolas poderão contribuir para complementar a ingestão de energia e nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento. |
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